16 março 2009

Cultura da Liberdade

A diretoria do IEE apresentou hoje (16/03/09) à imprensa a edição de número 22 do Fórum da Liberdade, que terá lugar no campus central da PUCRS, em Porto Alegre, nos próximos dias 06 e 07 de abril. O tema é "cultura da liberdade". O principal nome é o ex-presidente do México, Vicente Fox. Os organizadores incluíram dois painéis, sobre intervencionismo e protecionismo, antípodas da liberdade, em vista da crise que, decorrente da intervenção estatal, arrastou as nações ricas para uma recessão e, talvez (não queira), depressão.

04 março 2009

Blasfêmia na Venezuela

O blog Notalatina ( http://notalatina.blogspot.com/2009/03/blasfemia-e-heresia-na-venezuela-chavez.html ) traz a lamentável notícia do herético acontecimento na Venezuela, onde uma missa celebrada ao ar livre por um padre (ou seria "padre" comunista adepto da Teologia da Libertação) dá a bênção a Hugo Chavez, progressivo ditador venezuelano em rusgas com a Igreja Católica.

03 março 2009

150 anos de “A Origem das Espécies”. Comemorar o quê?

Nem os evolucionistas, nem a humanidade em geral, têm o quê comemorar com os 150 anos da publicação da primeira edição do livro A Origem das Espécies, de Charles Darwin. Os primeiros, com um mínimo de honestidade intelectual, devem perceber que, ao longo deste século e meio, pulularam fortes objeções às suas mais preciosas convicções. Para a humanidade também, nada a comemorar. O evolucionismo contribui para dar ares de cientificidade ao racismo. E aí estão os textos de Darwin e de discípulos seus como Haekel e Huxsley. Também transformou em “verdade científica” o que há de mais irracional: algumas das piores ideologias.

28 fevereiro 2009

Stálin, o forjamento de um tirano

Li o livro O jovem Stálin, de Simon Sebag Montefiore. Se quiserem saber como se forja um tirano criado numa cultura de violência, num cadinho multicultural caucasiano, no submundo do crime e da conspiração e no fanatismo da revolução marxista, esse livro é uma boa pedida.

15 fevereiro 2009

Paula Oliveira e Suíça - Simplesmente, não somos um país sério

Ao saber do caso da brasileira Paula Oliveira, supostamente agredida por skinheads, minha primeira reação foi sentir uma leve desconfiança da história da mesma. Não me presto ao papel de idiota útil (e todos aqueles que embarcaram na onda de críticas à Suíça é idiota útil), ao ponto de ter sido acusado de ser contra tudo que agride o Brasil. O fato é que a história da brasileira era muito cercada de estereótipos à brasileira, se me permitem utilizar a expressão.
Leia mais no Economia e política

14 fevereiro 2009

Presidente da Fiesp pede cadeia para banqueiro por alta do spread

Por Marcelo Rehder, no Estadão: O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, acusou alguns bancos de se valerem do momento de crise para cobrar spreads de quase 50% ao ano. Spread é a diferença entre a taxa de juros cobrada por bancos e financeiras dos clientes e a que eles pagam para captar os recursos. Para Skaf, o nível elevado de spread configuraria uma prática típica de agiotagem(leia mais AQUI).

11 fevereiro 2009

Negros nazistas querem exterminar os "anormais e tarados sexuais"

Nas minhas andanças na comunidade "Sou de Direita, e aí?", descobri que a Frente Revolucionária Negra 20 de novembro enviou esta mensagem ao GGB (Grupo Gay da Bahia).
“Pertencemos uma organização revolucionária negra, que luta pela total separação de raças e pela criação de uma Nação negra independente do Brasil, formado pelos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Espirito Santo, Rio de Janeiro.
Lutamos contra a mistura de raças e culturas, incentivada pela mídia anti-negra. Lutamos por todos os negros e afro-descendentes (pretos, pardos, mulatos) deste país maldito que acolhe toda espécie de parasitas. Lutamos contra toda a miséria social, econômica e espiritual que a raça negra se encontra. Lutamos contra toda forma de degeneração, inclusive ao incentivo do Homossexualismo.
Vocês homossexuais representam uma ameaça total ao povo negro...
Leia mais no Economia e política

09 fevereiro 2009

08 fevereiro 2009

Homossexualidade é pecado e afirmar isso não é preconceito, é liberdade de expressão e de crença.

Como já era de se esperar da mídia pautada pelo politicamente correto, o Último Segundo publicou um artigo com a seguinte chamada >> Preconceito sexual Homossexuais ainda sofrem resistência, diz pesquisa. Ao verificar o conteúdo, o chamado "preconceito sexual" se deve ao fato de 58% dos entrevistados afirmarem que homossexualismo é pecado. Leia a íntegra no Economia e política

06 fevereiro 2009

A ONU contra a família

O triunfo dos "direitos humanos" através da derrubada do "patriarcado" é, na prática, colocar as crianças sob a guarda da autoridade do Estado o que, no caso da ONU, seria o embrião do futuro governo mundial. É o sonho nazista de educar as crianças pelas autoridades inculcando-nas os princípios que regem a ordem estatal, porém não sob a máscara de Hitler, mas do governo da Nova Ordem Mundial.

05 fevereiro 2009

Mistério desvendado

http://www.economiaepolitica.com.br

Obama e a mudança de washington

Change!!! Esse foi o grande mote da campanha de Obama, que sepultou o tabu de que um candidato a presidente não poderia contar com o voto dos jovens para ganhar eleições. Obama é o presidente dos EUA mais ovacionado por tudo aquilo que ainda não fez. Leia mais no Economia e política

Ator que fez Che Guevara é "fuzilado" por entrevistadora

Vídeo mostra o ator Benicio del Toro, que representou o papel de Che Guevara no filme intitulado com nome desse assassino sanguinário, sendo "fuzilado" na entrevista concedida à Marlen Gonzalez do canal Noticias 41.

01 fevereiro 2009

Obama e seu viés antidemocrático

Como é natural em todos aqueles que não aceitam os resultado das urnas que contrariem seus interesses, o "democrático" Obama deverá oferecer o cargo de Secretário do Comércio ao Senador Republicano Judd Gregg. A medida não tem por fim uma melhor administração (se fosse, Obama deveria mudar de partido, tantos Republicanos tem ao seu lado), mas sim oportunizar o Governador de New Hampshire, John Lynch, nomear o sucessor de Judd, inclusive podendo ser este um democrata. Leia mais no Economia e Política

29 janeiro 2009

Como se joga

Membro da milícia marxista do MeK, grupo utilizado para barganha com o Irã contra a al-Qaeda e o Talebã.
Nem os árabes nem Israel poderão ver o Irã como eliminado do jogo, mas um entendimento deste com os EUA parece ter saído da mera retórica. Nada como uma boa troca de ameaças.

28 janeiro 2009

Presente de Grego - Taleban apóia medidas de Obama

Há milhares de anos, de acordo com a mitologia grega, o povo de Tróia, protegido por uma grande muralha intransponível, foi agraciado por seus inimigos, os Gregos, com um grandioso presente, um enorme cavalo. Esse mesmo presente foi a ruína dos troianos. Ontem, o Taleban deu um presente para Barack Obama.
Leia mais no Economia e política

27 janeiro 2009

Humilhação pública, já!

Já não bastasse o terrorista Cesare Battisti ter sido condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos na Itália e da proteção como "refugiado político" - termo que encobre o ato criminoso como ato político e, pior, passa à opinião pública de que o regime democrático italiano persegue um compatriota - dado por um cínico ministro de algo que ele não sabe o que é, agora uma miríade de "intelectuais", "artistas" e ativistas fazem um abaixo assinado em proteção do mesmo, cujo valor é mais baixo do que meu papel higiênico utilizado na semana passada. http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u492744.shtml

A Igreja e o Nazismo

A revista "Aventuras na História" (Ed. Abril) de fevereiro/2009 aborda em sua matéria de capa a polêmica relação do Papa Pio XII com o Nazismo. Sem dúvida, trata-se de um tema delicado e, via de regra, é - lamentavelmente - tratado de forma parcial pelo jornalismo investigatório. A condenação ao Papa pela sua “omissão” e até colaboração para com os horrores do Nazismo é a prática comum. Esta, porém, não foi a atitude da AH. Ler aqui.

"Meu Catolicismo" é o meu novo blog (www.meucatolicismo.blogspot.com)

O que Obama representa (2)

Já fiz minhas análise pessimistas e otimistas sobre os EUA na gestão Barack Hussein Obama. (...)Obama sabe de suas limitações e que não pode cometer o erro de aliviar para os terroristas e sofrer outro 9/11 (11 de setembro)... Leia mais no Economia e política

Cotas para brasileiros na Espanha

Imagine por um momento que você trabalha no aeroporto e é responsável por verificar se as pessoas que entram no Brasil realmente estão entrando a trabalho e a passeio ou pensando em ficar ilegalmente, fazer atos terroristas, assaltos, etc... Depois de horas de trabalho, você se depara com 3 estrangeiros do Zimbábue que afirmam que irão passar 30 dias a passeio e trouxeram R$207,50 para os três. Diante da situação acima você tem duas opções: 1 - Deixar os três entrarem no Brasil 2 - Retê-los para que sejam enviados de volta ao seu país. Leia mais no Economia e política

Obamis - 2

Questões para Obama...

23 janeiro 2009

Brasil é refúgio de condenados pela Justiça, diz Economist.com

De acordo com a revista The Economist através do seu site The Economist, o Brasil está sendo complacente, sem uma razão convincente, com um assassino condenado pela Justiça. "...O Rio de Janeiro com sua gigantesca estátua de Cristo oferecendo redenção sem limites, é um lugar atraente para se viver como fugitivo da Justiça". Leia mais no Economia e política

22 janeiro 2009

Brasil no ranking da Unesco

O que muitos pedagogos e professores deveriam saber é que não há como “ser criativo” sem base nenhuma. Não dá para jogar na lata do lixo todos os séculos de criação da civilização porque algum bobo achou que “discutir o assunto” com os alunos os levaria a alguma espécie de “iluminação”. Discutir, debater, sim... Mas, depois de uma boa sessão de leitura, tarefa de casa e questionários. Se possível com textos e teses contrárias para que não substituamos uma ideologia e doutrinação marxistas por outra, liberal. Focar este interessante debate nesta dualidade simplista é desconhecer o verdadeiro Calcanhar de Aquiles do ensino brasileiro atual.

21 janeiro 2009

Discurso de posse de Barack Hussein Obama

[A pedido de um amigo] Meus caros cidadãos: Eu me coloco aqui hoje humildemente diante da tarefa à nossa frente, grato pela confiança com que vocês me honraram, ciente dos sacrifícios realizados pelos nossos ancestrais. Eu agradeço ao presidente Bush pelo seu serviço à nossa nação, bem como pela generosidade e cooperação que ele mostrou ao longo da transição. Quarenta e quatro americanos agora já fizeram o juramento presidencial. As palavras foram ditas durante crescentes marés de prosperidade e as águas calmas da paz. Mas, de tempos em tempos, o juramento é realizado entre nuvens que se formam e tempestades violentas. Nesses momentos, a América seguiu à frente não somente pela habilidade ou visão dos que estavam no alto escalão, mas porque Nós o Povo permanecemos confiantes nos ideais dos nossos ancestrais e fiéis aos nossos documentos fundadores. Leia mais no Economia e política

Obama e seus feitos históricos

24 horas se passaram do início do mandato de Barack Obama, o presidente mais mitológico já eleito pelos EUA. Obama tem uma característica peculiar, sabe utilizar aquilo que deixa as pessoas mais frágeis, a esperança. Sua campanha baseou-se na mudança, porém, ao compor o seu governo, colocou no poder aqueles que representam a tradição e o conservadorismo (conservadorismo aqui não significa que os membros do governo possuam essa ideologia, mas que irão conservar o statu quo ante) na política americana. Melhor, manteve no poder aqueles que teoricamente seriam seus maiores rivais dentro e fora do Partido Democrata. Mas, nada disso interessa, o que importa é a esperança. Leia mais no Economia e política

13 janeiro 2009

Urnas em Aracaju foram violadas um dia antes das eleições

Um leitor me pede por e-mail, comentários acerca da denúncia do Senador Almeida Lima de fraude nas eleições sergipanas. Como todos que acompanham o blog sabem, antes do senador, eu divulguei no dia 20/10/2008 um post com o título "Fraude nas eleições sergipanas". Leia mais no Economia e política

09 janeiro 2009

Um feliz 2009 e o calendário

Como é possível desejar um feliz 2009 se a sociedade atual, ao menos aquela que me cerca, vê-se tão confusa e tão desorientada na complexa realidade? É possível falar de um feliz 2009 na medida em que as perspectivas de um futuro melhor são renovadas pelo calendário e não no homem que é a base de inspiração desse mesmo calendário? Podemos desejar um feliz 2009 se a dimensão temporal, necessariamente desconhecida em sua totalidade e, portanto, necessariamente imersa numa transcendência, é vista como o horizonte máximo de nossas realizações caracterizando, assim, a desconexão com a infinita realidade que abrange a realidade temporal?

04 janeiro 2009

O século de Plinio Corrêa de Oliveira

O título deste post foi retirado do artigo de Marco Respinti que assim intitulou sua reportagem sobre o centenário de nascimento de Plinio Corrêa de Oliveira (1908 - 1995) publicada no semanário italiano, muito influente nesse país, "Il Dominicale".

Neste artigo será tratado, em linhas gerais, sobre as comemorações, ocorridas em São Paulo, de 11 a 14 de dezembro, a respeito do centenário de nascimento de Plinio Corrêa de Oliveira.

(Foto ao lado: Depois da sessão solene no auditório do Hotel Renaissance. Duque Paul von Oldenburg — descendente do Kaiser Guilherme II e da família dos czares da Rússia — membro da TFP alemã, portando a respectiva capa, e eu, tendo ao fundo o medalhão do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, com a efígie do homenageado.)

24 dezembro 2008

Ao vencedor, as batatas

Qual o problema com a partilha do petróleo iraquiano?

Se é que há algum problema com o espólio da guerra...

Cosmovisão cristã ou subserviência intelectual tosca?

Já está se tornando um personagem comum, típico em quase todas as igrejas, e principalmente, caricato. Mais ridículo ainda ficam seus trejeitos, cacoetes e mantras quando começa a liderar um "ministério", uma "rede" ou uma ONG (uau...). Senhoras e senhores, eu duvido que vocês já não tenham trombado com o novo intelectual evangélico brasileiro. Aquele rapazinho entre 25 e 30 anos de idade, que trabalha como professor, com meia-dúzia de livros lidos e uma pós-graduação mequetrefe que lhe confere a sensação e o prestígio entre os incautos para falar com autoridade sobre assuntos como sociologia, economia política, globalização, etc...

23 dezembro 2008

'É necessário um tipo de ecologia humana', afirma Papa

Recebi essa notícia ontem, pela televisão. Confesso que fiquei muito contente, cheguei mesmo ao ponto de bater palmas enquanto assistia à notícia. Obviamente, está certíssimo o Papa Bento XVI.

20 dezembro 2008

O que significa a vitória?

Quem venceu no Afeganistão e no Iraque?

19 dezembro 2008

Leituras de Natal

O título deste post poderia muito bem se chamar "Deus: Verdade ou Delírio?" pois andava realmente encucado com a questão de Deus. A propagação do “novo ateísmo” inaugurado em 2006 com os barulhentos livros de Richard Dawkins, Daniel Dennett e Sam Harris, aliado aos recentes livros dos filósofos Luc Ferry e André-Comte Sponville, inevitavelmente atingiram um pouco a minha consciência e a estrutura da minha fé. A questão que se reergueu foi basicamente a seguinte: as descobertas e o raciocínio científicos e o correto exercício filosófico podem abalar a essência da fé em Deus? Com base na leitura de alguns livros reforcei a minha convicção anterior intuitiva: não, não é possível. Leia aqui.

06 dezembro 2008

A suicida e o cínico

Ingrid Bitencourt veio ao Brasil para pedir ajuda para libertar os reféns das FARC. E para quem o pedido foi feito? Ao presidente Lula. Lula foi simpático ao dizer que não deve haver seqüestros e violência na luta política. Simpático? Simpático, não. Lula foi cínico.

25 novembro 2008

Resposta a um leitor com crise de identidade

Um leitor, que se diz reformado, questionou meu calvinismo por causa do liberalismo claramente defendido por mim, como se um e outro fossem antagônicos. Ele pergunta: "será que a sociedade genebrina organizada por calvino seria semelhante ao nefasto liberalismo econômico?". Leia mais

23 novembro 2008

Preto no Branco

Saindo da missa, passo na banca de jornal para ver as notícias de domingo e sou presenteado com uma matéria esquizofrênica da Folha que diz que o preconceito racial no Brasil caiu porque mais pessoas se declaram pretas e pardas. Não apenas isso, a matéria comemora dois resultados: subiu de 88% para 91% o número de pessoas que consideram que os negros sofrem preconceito no Brasil. Ao mesmo tempo, caiu de 11% para 3% o número das pessoas que se declaram racistas.

18 novembro 2008

Flusser e a remagicização do mundo pela fotografia

Uma resenha do livro Filosofia da Caixa Preta, do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser. Reflexões interessantes, para quem gosta de fotografia.

16 novembro 2008

Como debelar a atual crise mundial e evitar que novas aconteçam

Julgo que a atual crise exige repostas para duas importantes questões: a primeira consiste em saber qual a melhor medida para solucionar a atual crise. A segunda, diz respeito de qual seria o melhor modelo para evitar que a economia sofra crises semelhantes ou piores no futuro. Ou em outras palavras, precisamos saber se é possível cortar o mal pela raiz.

14 novembro 2008

Por que os EUA não são socialistas?

Vou me adiantar e sei que contestarão. A excepcionalidade americana, o que liga vários traços culturais é algo bem técnico-administrativo, impessoal e que ajuda a canalizar a força ideológica da cultura e os valores americanos. Sem isto, dificilmente se poria em prática seus ideiais. E prática é um conceito-chave para distinguir os EUA da velha Europa. O que inviabilizou o socialismo nos EUA é o modus operandi de seus partidos políticos.

07 novembro 2008

Ojeriza ao planejamento

Por que os liberais detestam que se fale em 'planejamento'? E o mais engraçado de tudo é que há um tipo de planejamento urbano, do qual socialistas atribuem raiz liberal!

06 novembro 2008

Na real

Como o presidente eleito Barack Obama se sairá nos testes que a geopolítica terá a oferecer?
Diálogo, como tantas vezes vaticinou na sua retórica? Apenas 52% de base de sustentação podem se deteriorar rapidamente se não apresentar algo efetivo e, mais difícil, inovador, como tantas vezes prometeu.

02 novembro 2008

Rio 2016?

Ontem conversava com minha irmã, sobre as Olimpíadas de 2012 e 2016. Citei a ela que as candidatas de 2016 são Rio de Janeiro, Madri, Chicago e Tóquio.

30 outubro 2008

Porque ser indiferente ao sobe e desce da bolsa?

A BOVESPA alcança os mesmos índices de 2005, cai 5 dias consecutivos (ok, ontem subiu, mas o post original foi de 28/10, merece um desconto), empresas perdem milhões de dólares em investimento no mercado de câmbio. Mas qual deve ser o posicionamento do pequeno investidor em meio a todo esse vai-e-vem? Leia mais

O que Obama representa?

Apesar de pouco mais de 40% dos americanos preferirem McCain a Obama, em países ao redor do mundo a rejeição a McCain se apresenta de forma mais acentuada que os cerca de 60% de americanos (no Brasil, a última pesquisa de opinião a que tive acesso, daria 90% de preferência da população brasileira a Obama). Parte da preferência mundial a Obama se deve às suas promessas mirabolantes (ontem ele disse que iria mudar o mundo) mesmo que não apresente nenhuma proposta capaz de apresentar uma mudança real e duradoura Leia mais

29 outubro 2008

Arrego! Não há uma Música que Preste!

Que tempos de mediocridade! Aliás, permita-se-me a correção: o tempo dos medíocres já passou, já que no dicionário, medíocre significa “mediano”; estamos, isto sim, em plena era da hegemonia das bestas! Uma era tal como nunca se pôde constatar arqueologicamente, desde que nunca qualquer povo que tenha deixado alguma marca para a posteridade teve demonstrada sua opção preferencial pelo pior, pelo mais feio, pelo mais chulo, pelo mais asqueroso.

27 outubro 2008

Previdência Social e estelionato

Dia desses estava assistindo uma reportagem sobre scams, e um dos golpes que mais me chamou atenção foi acerca das pirâmides. A pirâmide é um golpe clássico, está enquadrado no artigo 171 do código penal brasileiro (estelionato), mas o que realmente me chamou a atenção é que o golpe citado é o mesmo que é aplicado hoje na previdência social. Leia mais

Gabeira, o analfabeto político

Para os esquerdistas, você só presta se for esquerdista. Se você não fingiu que leu todos os tomos de “O Capital” (ninguém lê aquilo de verdade), e deu uma zapeada pelo manifesto, não repete palavras de ordem, você é um “analfabeto político”. Se você faz a política mais simples, que é conseguir dinheiro para fazer obras na sua base eleitoral, você é um fisiológico vendido.

24 outubro 2008

Brasil conservador reclama da baixaria na TV

De acordo com a Agência Câmara (2/10/2007), a desvalorização da família, a banalização dos valores morais, a exibição de pornografia, entre outros, estão na lista das principais reclamações das pessoas em relação aos programas de TV.

22 outubro 2008

Responsabilidade Social: Conheça a Armadilha!

A responsabilidade social atende a dois objetivos de uma só vez: primeiro, transfere aos empresários a responsabilidade de realizarem aquelas coisas que os políticos prometiam fazer a pretexto de aumentarem os impostos, na mesma medida em que os liberam de tais afazeres para que possam dedicar-se exclusivamente...à política, oras! Em seguida, faz com que os empresários financiem a própria destruição, já que, nos programas que patrocinam, empregam militantes que doutrinarão os seus assistidos justamente contra eles próprios, e que no futuro, ocupando posições relevantes na sociedade, exponenciem toda sorte de investidas contra a sociedade livre, seja como operadores de direito, acusando ou julgando contra os empresários, sejam como professores, detratando-os perante seus alunos, sejam como políticos ou eleitores, promulgando leis anticapitalistas.

15 outubro 2008

O que propõem os austríacos para solucionar a crise?

Depois da crise gerada pelo intervencionismo estatal no sistema econômico e da ilustrada explicação fornecida pelos economistas associados à escola austríaca de economia, conforme, em resumo, expus no post anterior, convém questionar quais as soluções - se é que existem - que os “austríacos” fornecem para debelar tal crise e recolocar a economia nos trilhos do crescimento econômico sustentável. Leia mais...

Esta crise é mais um colapso gerado pelo capitalismo?

Os economistas austríacos notaram que quando o governo injeta moeda em excesso na economia, ele estará emitindo sinais para os agentes econômicos de que existe mais poupança para investimento do que a realmente existente. O problema é que estas medidas artificiais de impulsionar o crescimento trazem consigo um custo altíssimo. Injetar moeda na economia é como dar álcool para o alcoólatra. No inicío gera euforia; se insistir, resultará numa cirrose hepática, para dizer o mínimo. É o que ocorre quando o governo injeta moeda no sistema econômico.

10 outubro 2008

Por uma Previdência Completamente Privada!

Pede-me um eloqüente leitor, com irrefutáveis reclamações sobre o sistema previdenciário nacional, que eu discorra sobre o assunto. Em verdade, já o fiz, mais de uma vez. Não obstante, já que os políticos e demais defensores de interesses corporativistas não se vexam por mentir cem vezes com o propósito de tornar as suas falácias verdade, creio que não me custa fazer-me repetir por pelo menos mais algumas vezes. Quantas vezes uma verdade tem de ser dita para que seja ouvida e acreditada?

08 outubro 2008

No Vietnã, católicos tentam impedir demolição das igrejas

Vídeo sobre a prisão de um jornalista da AP ao fotografar a vígilia de orações dos católicos vietnamitas para impedir a demolição de igrejas. Esta é a verdadeira imagem do Vietnã comunista, cujos líderes Lula foi recentemente homenagear.

01 outubro 2008

Cortando o Marx pela Raiz

A relação trabalhista não é fundada em exploração do trabalhador; antes, empregador e empregado compartilham a acumulação de riqueza, ainda que esta se dê em níveis desiguais, sem o que o assalariado simplesmente deixaria de aderir ao contrato de trabalho; outrossim, não é o trabalho passível de mensuração para fins do estabelecimento do valor das mercadorias, porque o valor é um dado individual e subjetivo - são os consumidores que definem o que deve ser produzido e em que quantidade, e o empreendedor é aquele que, antecipando-se às necessidades ou desejos dos consumidores, avalia a possibilidade e assume o risco de atendê-los, mediante a sua capacidade de prever os custos dos custos e vislumbrar algum lucro.

25 setembro 2008

Da Baía do Sol para o Brasil

Nesta época de rica interação social, meus sogros levaram a filha da caseira, ainda criança, para com eles morar e estudar em Belém; com o tempo, porém, o estreitamento dos laços de ternura fez desta relação mais do que meramente uma ajuda, mas, propriamente, o estabelecimento de uma efetiva união paternal. Esta menina, hoje uma mulher feita, é considerada pela minha sogra com mais uma filha e pelas suas filhas naturais como, respectivamente, sua irmã (meu sogro havia falecido antes mesmo que eu viesse a conhecê-lo).

24 setembro 2008

Militância na Nova Ordem

Nesta “Nova Ordem”, a mudança ideológica russa tornou o país mais pragmático não indagando sobre a matriz ideológica do alvo, desde que seja anti-ocidental. O atual Kremlin tem se mostrado mais eficaz neste sentido do que fora a KGB. Não há mais o “divisor de águas marxista” para concessão de apoio externo.

19 setembro 2008

Jogando

Duas matérias, uma que define em quem eu votaria; outra que define em que eu faria campanha contra.

Doutrinação Vermelha em Portugal‏

O nº 228 da revista Sábado (para variar, comento as notícias com atraso) trouxe uma interesatísima reportagem sobre como os livros escolares de História portugueses ocultam os massacres comunistas, promovem o anti-americanismo e condenam o capitalismo. Não consigo deixar de ver aí um interessante paralelo com a reportagem "Prontos para o Século XIX", que a revista Veja publicou, salvo me engano, no mês passado no Brasil.

16 setembro 2008

Jovens católicos argentinos, em defesa da Catedral, enfrentam grupo de feministas

Publico um vídeo bastante impressionante de um fato que ocorreu recentemente na Argentina. Na cidade de Neuquén, localizada ao norte da Patagônia, próxima ao Chile, houve de 16 a 18 de agosto p.p. um "Encuentro Nacional de Mujeres", de tom feminista. No dia 17, as manifestantes mais radicais, muitas delas lésbicas, fizeram uma marcha pelo centro da cidade, que a certa altura passaria em frente à Catedral. Previamente um grupo grande de pessoas, em sua maioria jovens, se colocou no átrio da Catedral para defendê-la de possíveis atentados como os que já haviam ocorridos em manifestações análogas...

13 setembro 2008

Lula-Morales-Chávez no lugar de Marx-Engels-Lenine

Na Bolívia, o encontro entre os presidentes Lula, Evo Morales e Hugo Chávez em Riveralta, na opinião do jornal “Zero Hora” de Porto Alegre, evocou o “culto à personalidade” típico do império soviético.

12 setembro 2008

Bolivóbvio lulante

Reflexão de primeira hora, com fatos de última hora, do que está acontecendo na Bolívia e das relações do governo deste país com o brasileiro apontam para um cenário macabro, de uso da força, intervenção, do Brasil, na região. Mas o Exército, as Forças Armadas, não têm tal tradição. O que irá acontecer? Sulamericanamente se acomodar?

A cegueira da Cegueira

A adaptação cinematográgica de "Ensaio sobre a Cegueira" (Blindness) feita por um diretor brasileiro, em produção internacional, busca ser um libelo contra o individualismo - na visão tradicional dele -, mas acaba se tornando um ataque ao coletivismo, em especial, quando o Estado - ou os que tomam o poder - fazem-no com a garantia do monopólio da força. Autor e diretor tentam atacar o egoísmo - está patente nos diálogos - mas, no fim, é o coletivismo - que, então, eles defendem - que sai chamuscado. Delicia ao liberal ver que a primeira medida do Estado/governo contra diferença é o campo de concentração, logo, de extermínio. O filme tem uma falha grave de roteiro, que dele tira toda e qualquer candidatura à excelência. O espectador atento que a descubra. Mais, no blog Folha do Porto. (por Bertrand Kolecza)

11 setembro 2008

Fogaça escapa de lei antipobres

O prefeito de Porto Alegre, candidato à reeleição, José Fogaça, licenciou-se dois dias antes de seu governo sancionar uma lei antipobres, a que prevê a extinção do tráfego de carroças em até oito anos. Ocorre, porém, que tal lei municipal viola um diploma federal, o Código de Trânsito, que reconhece as carroças como veículos em vias urbanas e rurais. Ilustra o caos jurídico, ou, ao menos, a insegurança jurídica na qual se vive no país. Carroceiro trabalha, o país tem pobres. Expulsá-los das ruas é ocultar a realidade. Que a classe média demófoba não gosta, claro. Mais, em http://folhadoporto.blogspot.com

09 setembro 2008

Sete de Setembro: o filme

Eu tenho um grande sonho patriótico. Eu quero, um dia, entrar em uma locadora e não ver a seção “cinema nacional”.

08 setembro 2008

Um Olhar Triste

Diante de tanta insistência em politizar tudo, o civismo sucumbiu. A conspurcação já havia começado quando inventaram de comemorar uma porcaria de coisa que ninguém sabe o que é e que leva o nome de “dia da raça”

03 setembro 2008

Antes Voto Nulo do que Pasteurizado!

Tenho que todas as pessoas que não se sentem representadas deveriam anular o seu voto. Quem sabe, assim, os Democratas passarão a enxergar o seu eleitorado? Não, não venham me dizer que já existe o voto em branco. O voto em branco significa: “qualquer um de vocês serve”, e não é isto o que desejo expressar nas urnas. O que eu quero afirmar na hora de exercer o meu direito de sufrágio é “nenhum de vocês serve”. Isto, só o voto nulo pode prover. Curiosamente, em nosso simulacro de democracia, não existe tal tecla.

02 setembro 2008

Moral Coletiva vs. Moral Individual

A liberdade de expressão deve ser coibida – um direito negativo – quando ofender a moral alheia. Mas, o mesmo deve se dar em relação a uma determinada crença, ao abstrato? Lucas Mendes argumenta que sim.

01 setembro 2008

Sobre o vídeo "O Crucifixo e a Nudez" de Rodrigo Constantino

Uma reflexão ética-normativa sobre o recente artigo do Rodrigo Constantino onde ele comenta a reação de alguns católicos contra a revista Playboy.

Estatística confirma abuso de poder

Os dados da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, ao aplicar a lei que proíbe álcool e direção, comprovam a perversão jurídica do diploma legal. Fruto da mentalidade abusiva do poder. Isso sem falar nas escutas clandestinas que apontam ao gabinete do presidente da república. Em uma hora tétrica dessas é sempre bom citar algum defensor da liberdade e da responsabilidade individuais. Escolhemos o inglês Auberon Herbert.

Repentina mudança de ventos

Desde que o mundo se ‘desencantou’, a estratégia de ferir o adversário suplantou a ‘autenticidade’. Como recentemente disse Mainardi, McCain soube explorar o momento fazendo de Putin seu maior cabo eleitoral. Vocês não acham estranho que os americanos não soubessem da movimentação das tropas russas na fronteira da Geórgia?

29 agosto 2008

Eleitores: rumo aos fatos

Muito se tem aclamado sobre a candidatura de Barack Hussein Obama, porém pouco divulgado sobre as propostas reais do mesmo.

28 agosto 2008

A balança de poder russa

A invasão russa da Geórgia ainda não mudou, substancialmente, a balança de poder na Eurásia. A ação americana no Iraque ou no Afeganistão, bem como a instabilidade no Paquistão permanecem as mesmas. Os americanos não auferiram nenhum poder a mais para influenciar no território da ex-União Soviética ou manter forças reservas terrestres para interferir o Cáucaso. De um ponto de vista exclusivo a partir de Washington, os americanos não ganharam muito no Cáucaso, mas podem perder.

27 agosto 2008

Book Review: "O Ocidente e o Resto", de Roger Scruton

Desde 2001, mais precisamente desde 11 de Setembro de 2001, o terrorismo islâmico passou a ocupar um lugar destacado no noticiário político internacional, bem como tornou-se um tema cada vez mais comum a analistas políticos internacionais e especialistas em direito internacional público. Não que o tema até então fosse ignorado; quase todas as notícias que vinham do Oriente Médio envolviam o terrorismo islâmico, e muitas teses e livros já foram escritos sobre o conflito árabe-israelense. Mas o ataque às Torres Gêmeas deu uma nova perspectiva aos ocidentais sobre o assunto. Nunca antes fomos atingidos de maneira tão crua, nem mesmo nos ataques do Setembro Negro de Munique. Entender o movimento político islâmico, e não apenas a religião islâmica, passa a ser vital para a compreensão do mundo contemporâneo. O filósofo britânico Roger Scruton se propõe a dar um contributo a isto em seu livro O Ocidente e o Resto.

O poder dos "lagos"

Os antigos gregos definiam o Mar Negro como ‘inóspito’ ou o contrário de acordo com seu nível de controle sobre o mesmo. A última campanha militar significativa no mesmo data de 1916. Antes disso, na Guerra da Criméia, o czar Alexander II amargou uma derrota dramática. Quase um século de calmaria em suas águas, já estava passando da hora de suas ondas se levantarem novamente...

26 agosto 2008

O que há sobre o Desempenho Brasileiro nas Olimpíadas?

Começando, podemos classificar o Brasil como um país livre e pobre. Creio que ainda podemos nos considerar uma nação livre, malgrado o avanço do estatismo em nossa sociedade. Quanto à nossa pobreza, certo é que não é extrema, mas relativa, pelo menos o suficiente para que nossos cidadãos livres, na maioria, optem antes por perseguir melhorias em suas vidas do que em praticar esportes com vistas à obtenção de títulos em torneios olímpicos. Trata-se, pois, de um raciocínio econômico: as pessoas livres elegem as suas prioridades, e assim o fazem muito bem!

Três décadas de ingenuidade

Algumas diferenças e uma grande semelhança entre a produção hollywoodiana de 1975 e 2006...

25 agosto 2008

A Nova Era do Fürhurtum

(...)Este, porém, não é o entendimento do Ministério da Educação. Sob um discurso ideologicamente fundado no marxismo, defende o igualitarismo irrestrito, e estipula as suas diretrizes segundo as quais, dentro em breve, instituições como as escolas mantidas pelas APAE perderão o status de escolas formais, e serão rebaixadas a escolas de ensino livre. Isto, na prática, significa que as crianças que hoje são atendidas por tais instituições serão forçadas a ingressarem nas escolas comuns. É a nova era do “Führurtum”, ou seja, o princípio do Füehrer: haverá uma única solução, tida como boa e adequada, e todas as outras serão consideradas más e inadequadas, e seus defensores punidos e perseguidos. (...)

23 agosto 2008

A Falácia Anarco-Capitalista

Não é só entre os esquerdistas que se vêem desvarios e projectos utópicos de sociedade. Aliás, penso mesmo que acabei de cometer uma redundância: toda vez que vejo um teórico propor um “projecto de sociedade” vejo que ele monta uma sociedade artificial, com pouco ou nenhum contacto com a experiência observada no dia-a-dia ou mesmo a adquirida ao longo do tempo. Ele normalmente trata a sociedade concreta, dada, como deveras má e doente, que necessita de um medicamento em regra radical que- ó, céus- calhou de ser ele a “descobrir” ou inventar. Às vezes, nem isso, e o sujeito apenas divulga uma utopia alheia.Isso é claro no marxismo ou no positivismo, mas entre os libertários e anarco-capitalistas o mesmo se sucede.

20 agosto 2008

Onde há minério, há reserva de índio! Pura coincidência em Roraima?

Caro leitor, olhe para o mapa do Estado de Roraima publicado no blog e atente-se para a coincidência...

¿Por qué no te callas, Wallerstein?

A al-Qaeda perde força após os ataques de 11 de Setembro e os EUA intensificam suas ações na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. Com isto, as ameaças terroristas nos EUA diminuem. A liderança dos EUA entre os estados sunitas continua, não apenas devido à pressão ao Irã.Mas, como dizem não existe almoço grátis...

19 agosto 2008

Por trás da micro-análise do Caucáso, um exercício de sofismas

Em Por trás da miniguerra no Cáucaso, o xadrez geopolítico de Immanuel Wallerstein, uma série de meias-verdades e um verdadeiro “contorcionismo teórico” camuflado como “didática” serão analisados agora, nas notas de rodapé que se seguem...

18 agosto 2008

Propaganda Negativa não é Agressão à Propriedade!

Segundo o filósofo Hans-Hermann Hoppe, a defesa ideológica de uma propriedade, i.e., contra a propaganda negativa por parte de um consumidor ou de outro concorrente, constitui-se em proteção não a ela propriamente, mas ao seu valor atual, o que implica, em via reversa, a aceitação da intervenção direta e injustificada à propriedade destes últimos, vez que os impede de concretizarem atos lícitos, segundo a teoria natural da propriedade. No caso, a intervenção estatal, de ofício ou provocada pela via judicial, significa uma agressão direta ao direito de contrato firmado entre uma empresa e um determinado veículo de comunicação, e também entre este e o cliente final. No último caso, representa uma dupla intervenção, vez que também pretende se substituir ao juízo de um indivíduo no papel de consumidor.

16 agosto 2008

Na universidade mais próxima de você...

Charge sobre os avanços da intelectualidade esquerdista em nossas universidades.

13 agosto 2008

Quem paga a banca estatal

O banco estatal estadual do Rio Grande do Sul anunciou, com orgulho, seu lucro no primeiro semestre de 2008. Os diários publicaram. Mas não completaram a tarefa jornalística de informar o quanto o banco custa aos gaúchos, que, para ser salvo, impõe pesada conta aos continentinos. Mais no blogdobertrand. Desde já, grato pela leitura.

12 agosto 2008

Amnesty International desiste de propaganda que denuncia a repressão da China nas Olimpíadas

Segundo Le Figaro, a secção francesa da ONG Amnesty International encomendou à empresa TBWA cartazes alusivos ao desrespeito dos direitos humanos na China, para difundir por ocasião das Olimpíadas.

Política Antitruste: Uma Questão de Revogação!

Nos livros Antitrust – A Case for Repeal, e Antitrust and Monopoly: Anatomy of a Policy Failure, ambos do Dr. Dominick Armentano (Ludwig von Mises Institute – pode-se adquiri-los ao preço de U$ 65,00, algo como R$ 103,00, já com as despesas de remessa), o autor faz uma análise completa dos 50 maiores casos de processos movidos pelo governo dos EUA contra empresas americanas, tais como a Microsoft, a IBM, a Standard Oil, a Alcoa e outras ainda menores, muitas vezes participantes apenas do comércio local.
Em praticamente todos os casos de indiciamento nos processos administrativos promovidos pela FTD (Federal Trade Comission), ou por ela levados a juízo, explica o autor, as empresas aumentavam a produção, reduziam preços, desenvolviam tecnologia e acima de tudo, engajavam-se completamente em um intenso processo competitivo.

Para que viseiras se tens um mapa?

Não se afobem, já já teremos nossa mídia nos "revelando" que os causadores, responsáveis em última instância pelo conflito entre Geórgia e Rússia é o "establishment anglo-americano". Tais manifestações já encontram embriões com suas viseiras na internet...

07 agosto 2008

Conhecimento de causa é conhecimento

O desejo revolucionário no sistema de ensino não passa de uma incapacidade para pensar em reformas. Por que parte da utópica miopia de um mundo sem disciplina e sem moral. Se a liberdade é a meta, aquilo que supostamente a limita não pode se tornar indisponível ou censurado. Que seja dada a oportunidade do conhecimento de causa a quem quer que queira rejeitar um sistema.

06 agosto 2008

Capitalismo: uma relação de confiança

Vez ou outra nós vimos cartazes de criticas ou sátiras ao capitalismo, mostrando os trabalhadores em geral sendo explorados por governos, igrejas, exércitos e pelos ricos em geral ou então capitalismo é o mesmo que dar um tiro em sua própria testa.

Como pensa o brasileiro

Claro que este título tem o claro intuito de chamar atenção para leitura do texto. Ninguém que trate seriamente do tema – cultura política – se contentará com uma generalização assim, tão grosseira. Outros ainda dirão que deve ser levada em conta características regionais e locais, não se dando conta que o simplismo se mantém. O princípio da generalização nacional é o mesmo para a generalização regional ou local com mera mudança de escala.
Minha provocação vai no sentido de confrontar outras generalizações, piores, que teimam em dividir o mundo, dentre outras formas, em “direita” e “esquerda”. Veja bem, acho perfeitamente plausível que se divida assim em determinados contextos ou até mesmo, a título de didática, num tom coloquial em que os interlocutores sabem do que e de quem estão falando. Mas, tal dicotomia não resolve nem proporciona elementos de análise quando a questão tem temas comuns: o desenvolvimento social, urbano e ambiental. Todos, “direitistas” ou “esquerdistas” se dizem ser a favor destas premissas e o problema não pode prescindir da avaliação técnica em nome de uma ou outra cosmovisão em filosofia política.
Três casos ilustram o que tenho em mente.

05 agosto 2008

Os soldados de Tarso - link para download do vídeo

Escrevo apenas para dar um detalhe sobre o vídeo, já divulgado em meu blog (clique aqui), sobre os desmandos da ação da Polícia Federal, em Roraima, sob comando do Ministro de Lula, Tarso Genro: Se acontecer qualquer envePTualidade com o vídeo...

04 agosto 2008

Sepultamento de Marcela é acompanhado por mil e quinhentas pessoas

Aproximadamente mil e quinhentas pessoas, entre elas o prefeito da cidade e sua esposa, formando dois quilômetros de cortejo, em Patrocínio Paulista, marcaram o adeus à Marcela de Jesus Galante Ferreira.

Pirulito a Cháves

Recentemente Hugo Chávez foi fazer uma visita ao rei da Espanha para procurar lavar o rosto daquela situação vergonhosa que passou quando D. Juan Carlos, a la espanhol, mandou-o calar a boca.

A voz do Gulag

Morreu Alexander Solzhenitsyn, autor do Arquipélago Gulag, livro que descreve a vida nos campos de trabalho escravo da União Soviética.

Quanto Você Paga por Seu Aluguel?

Em cem por cento das tentativas de alugar um imóvel, todos os da minha família fomos flagrantemente logrados, esbulhados e vandalizados, sempre com a conivência, ou melhor, com a explícita colaboração e cumplicidade do estado! Agora peço a qualquer homem e mulher de bem que procure imaginar o prejuízo que leva a nossa nação ao somar todos os milhares de imóveis comerciais e residenciais que são destruídos todos os anos por gente assim, bem como todos os valores não recebidos, e também com o custo de todos os inúteis pedidos de socorro à inJustiça de nosso país. Eu apostaria algo na casa dos bilhões!

03 agosto 2008

Morreu Marcela de Jesus Ferreira

Marcela foi batizada logo ao nascer e quando completado um ano, oito meses e doze dias sua alma subiu aos céus de onde intercederá contra a causa abortista que quer privar pessoas como ela do direito à vida e à morte natural. Embora o período que esteve entre nós possa parecer pequeno, sua vida entrou para as páginas da História, pois, embora inconsciente, participou, só pela sua existência, de uma das maiores lutas de nosso século: o direito à vida!

Música Erudita - Vídeo Minueto da Rainha

Graça, leveza e nobreza. Assim se pode caracterizar a dança tradicional do estilo barroco, o Minueto, muito famoso no século XVIII. O Minueto, Luis XIV, sua corte e a Sala dos Espelhos (foto ao lado) do palácio de Versailles. Não podia haver melhor estilo de música, apreciadores e ambiente.

Vejam o absurdo da ação policial na "Reserva" Raposa Serra do Sol - Índios e não-índios contra a demarcação dessa reserva

Dois amigos meus foram até Roraima e conseguiram um vídeo, o qual publicaram, ontem à noite, no Youtube. Precisamos divulgar esse absurdo que a Globo não mostrou antes que o vídeo seja tirado do ar!

Sem esse papo de bêbado

Comentários sobre Lei seca, penalização de comportamentos de risco e propriedade estatal de Richard, http://depositode.blogspot.com/

Pelo direito de escrever besteira

"...o estado mostra mais uma vez que é incapaz de distinguir entre causa e efeito... "

Mais em: Direito pela vida, não se esqueçam