Mostrando postagens com marcador cinema. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cinema. Mostrar todas as postagens

12 setembro 2008

A cegueira da Cegueira

A adaptação cinematográgica de "Ensaio sobre a Cegueira" (Blindness) feita por um diretor brasileiro, em produção internacional, busca ser um libelo contra o individualismo - na visão tradicional dele -, mas acaba se tornando um ataque ao coletivismo, em especial, quando o Estado - ou os que tomam o poder - fazem-no com a garantia do monopólio da força. Autor e diretor tentam atacar o egoísmo - está patente nos diálogos - mas, no fim, é o coletivismo - que, então, eles defendem - que sai chamuscado. Delicia ao liberal ver que a primeira medida do Estado/governo contra diferença é o campo de concentração, logo, de extermínio. O filme tem uma falha grave de roteiro, que dele tira toda e qualquer candidatura à excelência. O espectador atento que a descubra. Mais, no blog Folha do Porto. (por Bertrand Kolecza)

09 setembro 2008

Sete de Setembro: o filme

Eu tenho um grande sonho patriótico. Eu quero, um dia, entrar em uma locadora e não ver a seção “cinema nacional”.

26 agosto 2008

Três décadas de ingenuidade

Algumas diferenças e uma grande semelhança entre a produção hollywoodiana de 1975 e 2006...

23 setembro 2007

Welcome to Brazil, Dirty Harry!

Nos anos 70, os EUA sofreram um surto de violência “gratuita” terrível. Não vou explorar as origens disso, vá ler o Olavão. A reação veio: Charles Bronson e o “Desejo de Matar” e Dirty Harry, o policial honesto, intransigente e violento, interpretado por Clint Eastwood. Capitão Nascimento — protagonista de “Tropa de Elite” — é o nosso Dirty Harry. Seja bem vindo!