Porém, dizer só isto e concluir que a escola pública é um fracasso por ser pública não serve de subsídio para se entender o que passa. As escolas técnicas federais, antigos CEFETs, atuais IFs contam com elevado nível de concorrência para ingresso do professor. Os salários iniciais com mestrado são da ordem de R$ 5.000,00. Mas, não são boas só por isto. O aluno passa por avaliação prévia, como um vestibular. É um modelo bastante antigo, dos milicos se não me engano. Aliás, na época deles, ao contrário que se diz por aí, o ensino era muito melhor...
Mostrando postagens com marcador ensino. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ensino. Mostrar todas as postagens
02 maio 2009
Enem que a vaca tussa
13 abril 2009
Por que sou contra o ensino de filosofia no ensino básico
Tenho algumas razões para ser contra o ensino de filosofia no ensino básico. E não se trata de ser contra a filosofia em si, bem entendido.
22 janeiro 2009
Brasil no ranking da Unesco
O que muitos pedagogos e professores deveriam saber é que não há como “ser criativo” sem base nenhuma. Não dá para jogar na lata do lixo todos os séculos de criação da civilização porque algum bobo achou que “discutir o assunto” com os alunos os levaria a alguma espécie de “iluminação”. Discutir, debater, sim... Mas, depois de uma boa sessão de leitura, tarefa de casa e questionários. Se possível com textos e teses contrárias para que não substituamos uma ideologia e doutrinação marxistas por outra, liberal. Focar este interessante debate nesta dualidade simplista é desconhecer o verdadeiro Calcanhar de Aquiles do ensino brasileiro atual.
Assinar:
Postagens (Atom)