Mostrando postagens com marcador forum da liberdade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador forum da liberdade. Mostrar todas as postagens
19 maio 2009
SOBRE DEMOCRACIA E LIBERDADE
O nome deste blog junta duas palavras que parecem sempre caminhar juntas. No entanto, estive pensando sobre o significado destas duas palavras e sobre a interpretação que as pessoas comumente dão a elas. Primeiramente, democracia não é sinônimo de liberdade. E vice-versa: liberdade não é sinônimo de democracia. Tampouco podemos dizer que democracia implica liberdade e que liberdade implica democracia. A democracia é um sistema de governo, que foi pensado para que os súditos do Estado tivessem controle sobre ele. Já a liberdade é uma conquista, que pode ser assegurada de diversas formas, dentre as quais a democracia.
Marcadores:
democracia,
Estado,
forum da liberdade
08 abril 2009
Derradeiro experimento racial
O XXII Fórum da Liberdade, dias 06 e 07 de abril/09, em Porto Alegre, teve, entre seus temas, o painel "Liberdade de Etnias". O sociólogo Demétrio Magnolli fez fortes críticas às tentativas de classificar as pessoas como "negras" ou "brancas", em estabelecer raças na esfera do estado, da lei, e, pior, para o que o redator concluiu como "o derradeiro experimento racial". Se conseguirem convencer os 42% que se declaram "pardos" (logo, sem raça) no país a se identificarem como negros, e avançarem, aprovando o oxímoro Estatuto da Igualdade Racial, criam raça em qualquer lugar do mundo, pois o Brasil caracteriza-se pela mestiçagem, pela ausência de raça humana, noção perigosa, que não existe na biologia.
Marcadores:
cotas raciais,
forum da liberdade,
individualismo
16 março 2009
Cultura da Liberdade
A diretoria do IEE apresentou hoje (16/03/09) à imprensa a edição de número 22 do Fórum da Liberdade, que terá lugar no campus central da PUCRS, em Porto Alegre, nos próximos dias 06 e 07 de abril. O tema é "cultura da liberdade". O principal nome é o ex-presidente do México, Vicente Fox. Os organizadores incluíram dois painéis, sobre intervencionismo e protecionismo, antípodas da liberdade, em vista da crise que, decorrente da intervenção estatal, arrastou as nações ricas para uma recessão e, talvez (não queira), depressão.
Marcadores:
forum da liberdade,
intervenção,
protecionismo
05 maio 2008
Folha do Porto, abril 2008
Já estão no blog do mensário porto-alegrense Folha do Porto [espécie de "jornal" de bairro] as suas colunas Raios & Trovões e Metralhadora Giratória, nas quais são comentados fatos fictícios do cotidiano político ao longo do mês, uma seleção difícil, dada a enorme imaginação de seu redator. Precedidas são por um artigo sobre invasão do MST no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, e, também, uma selecta do que o redator viu e ouviu no 21° Fórum da Liberdade. Exceto as primeiras citadas, as demais são verídicas. Boa leitura a todos colegas ou não dos blogs coligados. Que maio seja promissor e alvissareiro. Grato, pela atenção. Bertrand Kolesza
Assinar:
Postagens (Atom)