Mostrando postagens com marcador forum da liberdade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador forum da liberdade. Mostrar todas as postagens

19 maio 2009

SOBRE DEMOCRACIA E LIBERDADE

O nome deste blog junta duas palavras que parecem sempre caminhar juntas. No entanto, estive pensando sobre o significado destas duas palavras e sobre a interpretação que as pessoas comumente dão a elas. Primeiramente, democracia não é sinônimo de liberdade. E vice-versa: liberdade não é sinônimo de democracia. Tampouco podemos dizer que democracia implica liberdade e que liberdade implica democracia. A democracia é um sistema de governo, que foi pensado para que os súditos do Estado tivessem controle sobre ele. Já a liberdade é uma conquista, que pode ser assegurada de diversas formas, dentre as quais a democracia.

08 abril 2009

Derradeiro experimento racial

O XXII Fórum da Liberdade, dias 06 e 07 de abril/09, em Porto Alegre, teve, entre seus temas, o painel "Liberdade de Etnias". O sociólogo Demétrio Magnolli fez fortes críticas às tentativas de classificar as pessoas como "negras" ou "brancas", em estabelecer raças na esfera do estado, da lei, e, pior, para o que o redator concluiu como "o derradeiro experimento racial". Se conseguirem convencer os 42% que se declaram "pardos" (logo, sem raça) no país a se identificarem como negros, e avançarem, aprovando o oxímoro Estatuto da Igualdade Racial, criam raça em qualquer lugar do mundo, pois o Brasil caracteriza-se pela mestiçagem, pela ausência de raça humana, noção perigosa, que não existe na biologia.

16 março 2009

Cultura da Liberdade

A diretoria do IEE apresentou hoje (16/03/09) à imprensa a edição de número 22 do Fórum da Liberdade, que terá lugar no campus central da PUCRS, em Porto Alegre, nos próximos dias 06 e 07 de abril. O tema é "cultura da liberdade". O principal nome é o ex-presidente do México, Vicente Fox. Os organizadores incluíram dois painéis, sobre intervencionismo e protecionismo, antípodas da liberdade, em vista da crise que, decorrente da intervenção estatal, arrastou as nações ricas para uma recessão e, talvez (não queira), depressão.

05 maio 2008

Folha do Porto, abril 2008

Já estão no blog do mensário porto-alegrense Folha do Porto [espécie de "jornal" de bairro] as suas colunas Raios & Trovões e Metralhadora Giratória, nas quais são comentados fatos fictícios do cotidiano político ao longo do mês, uma seleção difícil, dada a enorme imaginação de seu redator. Precedidas são por um artigo sobre invasão do MST no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, e, também, uma selecta do que o redator viu e ouviu no 21° Fórum da Liberdade. Exceto as primeiras citadas, as demais são verídicas. Boa leitura a todos colegas ou não dos blogs coligados. Que maio seja promissor e alvissareiro. Grato, pela atenção. Bertrand Kolesza