24 dezembro 2008

Ao vencedor, as batatas

Qual o problema com a partilha do petróleo iraquiano?

Se é que há algum problema com o espólio da guerra...

Cosmovisão cristã ou subserviência intelectual tosca?

Já está se tornando um personagem comum, típico em quase todas as igrejas, e principalmente, caricato. Mais ridículo ainda ficam seus trejeitos, cacoetes e mantras quando começa a liderar um "ministério", uma "rede" ou uma ONG (uau...). Senhoras e senhores, eu duvido que vocês já não tenham trombado com o novo intelectual evangélico brasileiro. Aquele rapazinho entre 25 e 30 anos de idade, que trabalha como professor, com meia-dúzia de livros lidos e uma pós-graduação mequetrefe que lhe confere a sensação e o prestígio entre os incautos para falar com autoridade sobre assuntos como sociologia, economia política, globalização, etc...

23 dezembro 2008

'É necessário um tipo de ecologia humana', afirma Papa

Recebi essa notícia ontem, pela televisão. Confesso que fiquei muito contente, cheguei mesmo ao ponto de bater palmas enquanto assistia à notícia. Obviamente, está certíssimo o Papa Bento XVI.

20 dezembro 2008

O que significa a vitória?

Quem venceu no Afeganistão e no Iraque?

19 dezembro 2008

Leituras de Natal

O título deste post poderia muito bem se chamar "Deus: Verdade ou Delírio?" pois andava realmente encucado com a questão de Deus. A propagação do “novo ateísmo” inaugurado em 2006 com os barulhentos livros de Richard Dawkins, Daniel Dennett e Sam Harris, aliado aos recentes livros dos filósofos Luc Ferry e André-Comte Sponville, inevitavelmente atingiram um pouco a minha consciência e a estrutura da minha fé. A questão que se reergueu foi basicamente a seguinte: as descobertas e o raciocínio científicos e o correto exercício filosófico podem abalar a essência da fé em Deus? Com base na leitura de alguns livros reforcei a minha convicção anterior intuitiva: não, não é possível. Leia aqui.

06 dezembro 2008

A suicida e o cínico

Ingrid Bitencourt veio ao Brasil para pedir ajuda para libertar os reféns das FARC. E para quem o pedido foi feito? Ao presidente Lula. Lula foi simpático ao dizer que não deve haver seqüestros e violência na luta política. Simpático? Simpático, não. Lula foi cínico.

25 novembro 2008

Resposta a um leitor com crise de identidade

Um leitor, que se diz reformado, questionou meu calvinismo por causa do liberalismo claramente defendido por mim, como se um e outro fossem antagônicos. Ele pergunta: "será que a sociedade genebrina organizada por calvino seria semelhante ao nefasto liberalismo econômico?". Leia mais

23 novembro 2008

Preto no Branco

Saindo da missa, passo na banca de jornal para ver as notícias de domingo e sou presenteado com uma matéria esquizofrênica da Folha que diz que o preconceito racial no Brasil caiu porque mais pessoas se declaram pretas e pardas. Não apenas isso, a matéria comemora dois resultados: subiu de 88% para 91% o número de pessoas que consideram que os negros sofrem preconceito no Brasil. Ao mesmo tempo, caiu de 11% para 3% o número das pessoas que se declaram racistas.

18 novembro 2008

Flusser e a remagicização do mundo pela fotografia

Uma resenha do livro Filosofia da Caixa Preta, do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser. Reflexões interessantes, para quem gosta de fotografia.

16 novembro 2008

Como debelar a atual crise mundial e evitar que novas aconteçam

Julgo que a atual crise exige repostas para duas importantes questões: a primeira consiste em saber qual a melhor medida para solucionar a atual crise. A segunda, diz respeito de qual seria o melhor modelo para evitar que a economia sofra crises semelhantes ou piores no futuro. Ou em outras palavras, precisamos saber se é possível cortar o mal pela raiz.

14 novembro 2008

Por que os EUA não são socialistas?

Vou me adiantar e sei que contestarão. A excepcionalidade americana, o que liga vários traços culturais é algo bem técnico-administrativo, impessoal e que ajuda a canalizar a força ideológica da cultura e os valores americanos. Sem isto, dificilmente se poria em prática seus ideiais. E prática é um conceito-chave para distinguir os EUA da velha Europa. O que inviabilizou o socialismo nos EUA é o modus operandi de seus partidos políticos.

07 novembro 2008

Ojeriza ao planejamento

Por que os liberais detestam que se fale em 'planejamento'? E o mais engraçado de tudo é que há um tipo de planejamento urbano, do qual socialistas atribuem raiz liberal!

06 novembro 2008

Na real

Como o presidente eleito Barack Obama se sairá nos testes que a geopolítica terá a oferecer?
Diálogo, como tantas vezes vaticinou na sua retórica? Apenas 52% de base de sustentação podem se deteriorar rapidamente se não apresentar algo efetivo e, mais difícil, inovador, como tantas vezes prometeu.

02 novembro 2008

Rio 2016?

Ontem conversava com minha irmã, sobre as Olimpíadas de 2012 e 2016. Citei a ela que as candidatas de 2016 são Rio de Janeiro, Madri, Chicago e Tóquio.

30 outubro 2008

Porque ser indiferente ao sobe e desce da bolsa?

A BOVESPA alcança os mesmos índices de 2005, cai 5 dias consecutivos (ok, ontem subiu, mas o post original foi de 28/10, merece um desconto), empresas perdem milhões de dólares em investimento no mercado de câmbio. Mas qual deve ser o posicionamento do pequeno investidor em meio a todo esse vai-e-vem? Leia mais

O que Obama representa?

Apesar de pouco mais de 40% dos americanos preferirem McCain a Obama, em países ao redor do mundo a rejeição a McCain se apresenta de forma mais acentuada que os cerca de 60% de americanos (no Brasil, a última pesquisa de opinião a que tive acesso, daria 90% de preferência da população brasileira a Obama). Parte da preferência mundial a Obama se deve às suas promessas mirabolantes (ontem ele disse que iria mudar o mundo) mesmo que não apresente nenhuma proposta capaz de apresentar uma mudança real e duradoura Leia mais

29 outubro 2008

Arrego! Não há uma Música que Preste!

Que tempos de mediocridade! Aliás, permita-se-me a correção: o tempo dos medíocres já passou, já que no dicionário, medíocre significa “mediano”; estamos, isto sim, em plena era da hegemonia das bestas! Uma era tal como nunca se pôde constatar arqueologicamente, desde que nunca qualquer povo que tenha deixado alguma marca para a posteridade teve demonstrada sua opção preferencial pelo pior, pelo mais feio, pelo mais chulo, pelo mais asqueroso.

27 outubro 2008

Previdência Social e estelionato

Dia desses estava assistindo uma reportagem sobre scams, e um dos golpes que mais me chamou atenção foi acerca das pirâmides. A pirâmide é um golpe clássico, está enquadrado no artigo 171 do código penal brasileiro (estelionato), mas o que realmente me chamou a atenção é que o golpe citado é o mesmo que é aplicado hoje na previdência social. Leia mais

Gabeira, o analfabeto político

Para os esquerdistas, você só presta se for esquerdista. Se você não fingiu que leu todos os tomos de “O Capital” (ninguém lê aquilo de verdade), e deu uma zapeada pelo manifesto, não repete palavras de ordem, você é um “analfabeto político”. Se você faz a política mais simples, que é conseguir dinheiro para fazer obras na sua base eleitoral, você é um fisiológico vendido.

24 outubro 2008

Brasil conservador reclama da baixaria na TV

De acordo com a Agência Câmara (2/10/2007), a desvalorização da família, a banalização dos valores morais, a exibição de pornografia, entre outros, estão na lista das principais reclamações das pessoas em relação aos programas de TV.

22 outubro 2008

Responsabilidade Social: Conheça a Armadilha!

A responsabilidade social atende a dois objetivos de uma só vez: primeiro, transfere aos empresários a responsabilidade de realizarem aquelas coisas que os políticos prometiam fazer a pretexto de aumentarem os impostos, na mesma medida em que os liberam de tais afazeres para que possam dedicar-se exclusivamente...à política, oras! Em seguida, faz com que os empresários financiem a própria destruição, já que, nos programas que patrocinam, empregam militantes que doutrinarão os seus assistidos justamente contra eles próprios, e que no futuro, ocupando posições relevantes na sociedade, exponenciem toda sorte de investidas contra a sociedade livre, seja como operadores de direito, acusando ou julgando contra os empresários, sejam como professores, detratando-os perante seus alunos, sejam como políticos ou eleitores, promulgando leis anticapitalistas.

15 outubro 2008

O que propõem os austríacos para solucionar a crise?

Depois da crise gerada pelo intervencionismo estatal no sistema econômico e da ilustrada explicação fornecida pelos economistas associados à escola austríaca de economia, conforme, em resumo, expus no post anterior, convém questionar quais as soluções - se é que existem - que os “austríacos” fornecem para debelar tal crise e recolocar a economia nos trilhos do crescimento econômico sustentável. Leia mais...

Esta crise é mais um colapso gerado pelo capitalismo?

Os economistas austríacos notaram que quando o governo injeta moeda em excesso na economia, ele estará emitindo sinais para os agentes econômicos de que existe mais poupança para investimento do que a realmente existente. O problema é que estas medidas artificiais de impulsionar o crescimento trazem consigo um custo altíssimo. Injetar moeda na economia é como dar álcool para o alcoólatra. No inicío gera euforia; se insistir, resultará numa cirrose hepática, para dizer o mínimo. É o que ocorre quando o governo injeta moeda no sistema econômico.

10 outubro 2008

Por uma Previdência Completamente Privada!

Pede-me um eloqüente leitor, com irrefutáveis reclamações sobre o sistema previdenciário nacional, que eu discorra sobre o assunto. Em verdade, já o fiz, mais de uma vez. Não obstante, já que os políticos e demais defensores de interesses corporativistas não se vexam por mentir cem vezes com o propósito de tornar as suas falácias verdade, creio que não me custa fazer-me repetir por pelo menos mais algumas vezes. Quantas vezes uma verdade tem de ser dita para que seja ouvida e acreditada?

08 outubro 2008

No Vietnã, católicos tentam impedir demolição das igrejas

Vídeo sobre a prisão de um jornalista da AP ao fotografar a vígilia de orações dos católicos vietnamitas para impedir a demolição de igrejas. Esta é a verdadeira imagem do Vietnã comunista, cujos líderes Lula foi recentemente homenagear.

01 outubro 2008

Cortando o Marx pela Raiz

A relação trabalhista não é fundada em exploração do trabalhador; antes, empregador e empregado compartilham a acumulação de riqueza, ainda que esta se dê em níveis desiguais, sem o que o assalariado simplesmente deixaria de aderir ao contrato de trabalho; outrossim, não é o trabalho passível de mensuração para fins do estabelecimento do valor das mercadorias, porque o valor é um dado individual e subjetivo - são os consumidores que definem o que deve ser produzido e em que quantidade, e o empreendedor é aquele que, antecipando-se às necessidades ou desejos dos consumidores, avalia a possibilidade e assume o risco de atendê-los, mediante a sua capacidade de prever os custos dos custos e vislumbrar algum lucro.

25 setembro 2008

Da Baía do Sol para o Brasil

Nesta época de rica interação social, meus sogros levaram a filha da caseira, ainda criança, para com eles morar e estudar em Belém; com o tempo, porém, o estreitamento dos laços de ternura fez desta relação mais do que meramente uma ajuda, mas, propriamente, o estabelecimento de uma efetiva união paternal. Esta menina, hoje uma mulher feita, é considerada pela minha sogra com mais uma filha e pelas suas filhas naturais como, respectivamente, sua irmã (meu sogro havia falecido antes mesmo que eu viesse a conhecê-lo).

24 setembro 2008

Militância na Nova Ordem

Nesta “Nova Ordem”, a mudança ideológica russa tornou o país mais pragmático não indagando sobre a matriz ideológica do alvo, desde que seja anti-ocidental. O atual Kremlin tem se mostrado mais eficaz neste sentido do que fora a KGB. Não há mais o “divisor de águas marxista” para concessão de apoio externo.

19 setembro 2008

Jogando

Duas matérias, uma que define em quem eu votaria; outra que define em que eu faria campanha contra.

Doutrinação Vermelha em Portugal‏

O nº 228 da revista Sábado (para variar, comento as notícias com atraso) trouxe uma interesatísima reportagem sobre como os livros escolares de História portugueses ocultam os massacres comunistas, promovem o anti-americanismo e condenam o capitalismo. Não consigo deixar de ver aí um interessante paralelo com a reportagem "Prontos para o Século XIX", que a revista Veja publicou, salvo me engano, no mês passado no Brasil.

16 setembro 2008

Jovens católicos argentinos, em defesa da Catedral, enfrentam grupo de feministas

Publico um vídeo bastante impressionante de um fato que ocorreu recentemente na Argentina. Na cidade de Neuquén, localizada ao norte da Patagônia, próxima ao Chile, houve de 16 a 18 de agosto p.p. um "Encuentro Nacional de Mujeres", de tom feminista. No dia 17, as manifestantes mais radicais, muitas delas lésbicas, fizeram uma marcha pelo centro da cidade, que a certa altura passaria em frente à Catedral. Previamente um grupo grande de pessoas, em sua maioria jovens, se colocou no átrio da Catedral para defendê-la de possíveis atentados como os que já haviam ocorridos em manifestações análogas...

13 setembro 2008

Lula-Morales-Chávez no lugar de Marx-Engels-Lenine

Na Bolívia, o encontro entre os presidentes Lula, Evo Morales e Hugo Chávez em Riveralta, na opinião do jornal “Zero Hora” de Porto Alegre, evocou o “culto à personalidade” típico do império soviético.

12 setembro 2008

Bolivóbvio lulante

Reflexão de primeira hora, com fatos de última hora, do que está acontecendo na Bolívia e das relações do governo deste país com o brasileiro apontam para um cenário macabro, de uso da força, intervenção, do Brasil, na região. Mas o Exército, as Forças Armadas, não têm tal tradição. O que irá acontecer? Sulamericanamente se acomodar?

A cegueira da Cegueira

A adaptação cinematográgica de "Ensaio sobre a Cegueira" (Blindness) feita por um diretor brasileiro, em produção internacional, busca ser um libelo contra o individualismo - na visão tradicional dele -, mas acaba se tornando um ataque ao coletivismo, em especial, quando o Estado - ou os que tomam o poder - fazem-no com a garantia do monopólio da força. Autor e diretor tentam atacar o egoísmo - está patente nos diálogos - mas, no fim, é o coletivismo - que, então, eles defendem - que sai chamuscado. Delicia ao liberal ver que a primeira medida do Estado/governo contra diferença é o campo de concentração, logo, de extermínio. O filme tem uma falha grave de roteiro, que dele tira toda e qualquer candidatura à excelência. O espectador atento que a descubra. Mais, no blog Folha do Porto. (por Bertrand Kolecza)

11 setembro 2008

Fogaça escapa de lei antipobres

O prefeito de Porto Alegre, candidato à reeleição, José Fogaça, licenciou-se dois dias antes de seu governo sancionar uma lei antipobres, a que prevê a extinção do tráfego de carroças em até oito anos. Ocorre, porém, que tal lei municipal viola um diploma federal, o Código de Trânsito, que reconhece as carroças como veículos em vias urbanas e rurais. Ilustra o caos jurídico, ou, ao menos, a insegurança jurídica na qual se vive no país. Carroceiro trabalha, o país tem pobres. Expulsá-los das ruas é ocultar a realidade. Que a classe média demófoba não gosta, claro. Mais, em http://folhadoporto.blogspot.com

09 setembro 2008

Sete de Setembro: o filme

Eu tenho um grande sonho patriótico. Eu quero, um dia, entrar em uma locadora e não ver a seção “cinema nacional”.

08 setembro 2008

Um Olhar Triste

Diante de tanta insistência em politizar tudo, o civismo sucumbiu. A conspurcação já havia começado quando inventaram de comemorar uma porcaria de coisa que ninguém sabe o que é e que leva o nome de “dia da raça”

03 setembro 2008

Antes Voto Nulo do que Pasteurizado!

Tenho que todas as pessoas que não se sentem representadas deveriam anular o seu voto. Quem sabe, assim, os Democratas passarão a enxergar o seu eleitorado? Não, não venham me dizer que já existe o voto em branco. O voto em branco significa: “qualquer um de vocês serve”, e não é isto o que desejo expressar nas urnas. O que eu quero afirmar na hora de exercer o meu direito de sufrágio é “nenhum de vocês serve”. Isto, só o voto nulo pode prover. Curiosamente, em nosso simulacro de democracia, não existe tal tecla.

02 setembro 2008

Moral Coletiva vs. Moral Individual

A liberdade de expressão deve ser coibida – um direito negativo – quando ofender a moral alheia. Mas, o mesmo deve se dar em relação a uma determinada crença, ao abstrato? Lucas Mendes argumenta que sim.

01 setembro 2008

Sobre o vídeo "O Crucifixo e a Nudez" de Rodrigo Constantino

Uma reflexão ética-normativa sobre o recente artigo do Rodrigo Constantino onde ele comenta a reação de alguns católicos contra a revista Playboy.

Estatística confirma abuso de poder

Os dados da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, ao aplicar a lei que proíbe álcool e direção, comprovam a perversão jurídica do diploma legal. Fruto da mentalidade abusiva do poder. Isso sem falar nas escutas clandestinas que apontam ao gabinete do presidente da república. Em uma hora tétrica dessas é sempre bom citar algum defensor da liberdade e da responsabilidade individuais. Escolhemos o inglês Auberon Herbert.

Repentina mudança de ventos

Desde que o mundo se ‘desencantou’, a estratégia de ferir o adversário suplantou a ‘autenticidade’. Como recentemente disse Mainardi, McCain soube explorar o momento fazendo de Putin seu maior cabo eleitoral. Vocês não acham estranho que os americanos não soubessem da movimentação das tropas russas na fronteira da Geórgia?

29 agosto 2008

Eleitores: rumo aos fatos

Muito se tem aclamado sobre a candidatura de Barack Hussein Obama, porém pouco divulgado sobre as propostas reais do mesmo.

28 agosto 2008

A balança de poder russa

A invasão russa da Geórgia ainda não mudou, substancialmente, a balança de poder na Eurásia. A ação americana no Iraque ou no Afeganistão, bem como a instabilidade no Paquistão permanecem as mesmas. Os americanos não auferiram nenhum poder a mais para influenciar no território da ex-União Soviética ou manter forças reservas terrestres para interferir o Cáucaso. De um ponto de vista exclusivo a partir de Washington, os americanos não ganharam muito no Cáucaso, mas podem perder.

27 agosto 2008

Book Review: "O Ocidente e o Resto", de Roger Scruton

Desde 2001, mais precisamente desde 11 de Setembro de 2001, o terrorismo islâmico passou a ocupar um lugar destacado no noticiário político internacional, bem como tornou-se um tema cada vez mais comum a analistas políticos internacionais e especialistas em direito internacional público. Não que o tema até então fosse ignorado; quase todas as notícias que vinham do Oriente Médio envolviam o terrorismo islâmico, e muitas teses e livros já foram escritos sobre o conflito árabe-israelense. Mas o ataque às Torres Gêmeas deu uma nova perspectiva aos ocidentais sobre o assunto. Nunca antes fomos atingidos de maneira tão crua, nem mesmo nos ataques do Setembro Negro de Munique. Entender o movimento político islâmico, e não apenas a religião islâmica, passa a ser vital para a compreensão do mundo contemporâneo. O filósofo britânico Roger Scruton se propõe a dar um contributo a isto em seu livro O Ocidente e o Resto.

O poder dos "lagos"

Os antigos gregos definiam o Mar Negro como ‘inóspito’ ou o contrário de acordo com seu nível de controle sobre o mesmo. A última campanha militar significativa no mesmo data de 1916. Antes disso, na Guerra da Criméia, o czar Alexander II amargou uma derrota dramática. Quase um século de calmaria em suas águas, já estava passando da hora de suas ondas se levantarem novamente...

26 agosto 2008

O que há sobre o Desempenho Brasileiro nas Olimpíadas?

Começando, podemos classificar o Brasil como um país livre e pobre. Creio que ainda podemos nos considerar uma nação livre, malgrado o avanço do estatismo em nossa sociedade. Quanto à nossa pobreza, certo é que não é extrema, mas relativa, pelo menos o suficiente para que nossos cidadãos livres, na maioria, optem antes por perseguir melhorias em suas vidas do que em praticar esportes com vistas à obtenção de títulos em torneios olímpicos. Trata-se, pois, de um raciocínio econômico: as pessoas livres elegem as suas prioridades, e assim o fazem muito bem!

Três décadas de ingenuidade

Algumas diferenças e uma grande semelhança entre a produção hollywoodiana de 1975 e 2006...

25 agosto 2008

A Nova Era do Fürhurtum

(...)Este, porém, não é o entendimento do Ministério da Educação. Sob um discurso ideologicamente fundado no marxismo, defende o igualitarismo irrestrito, e estipula as suas diretrizes segundo as quais, dentro em breve, instituições como as escolas mantidas pelas APAE perderão o status de escolas formais, e serão rebaixadas a escolas de ensino livre. Isto, na prática, significa que as crianças que hoje são atendidas por tais instituições serão forçadas a ingressarem nas escolas comuns. É a nova era do “Führurtum”, ou seja, o princípio do Füehrer: haverá uma única solução, tida como boa e adequada, e todas as outras serão consideradas más e inadequadas, e seus defensores punidos e perseguidos. (...)

23 agosto 2008

A Falácia Anarco-Capitalista

Não é só entre os esquerdistas que se vêem desvarios e projectos utópicos de sociedade. Aliás, penso mesmo que acabei de cometer uma redundância: toda vez que vejo um teórico propor um “projecto de sociedade” vejo que ele monta uma sociedade artificial, com pouco ou nenhum contacto com a experiência observada no dia-a-dia ou mesmo a adquirida ao longo do tempo. Ele normalmente trata a sociedade concreta, dada, como deveras má e doente, que necessita de um medicamento em regra radical que- ó, céus- calhou de ser ele a “descobrir” ou inventar. Às vezes, nem isso, e o sujeito apenas divulga uma utopia alheia.Isso é claro no marxismo ou no positivismo, mas entre os libertários e anarco-capitalistas o mesmo se sucede.

20 agosto 2008

Onde há minério, há reserva de índio! Pura coincidência em Roraima?

Caro leitor, olhe para o mapa do Estado de Roraima publicado no blog e atente-se para a coincidência...

¿Por qué no te callas, Wallerstein?

A al-Qaeda perde força após os ataques de 11 de Setembro e os EUA intensificam suas ações na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. Com isto, as ameaças terroristas nos EUA diminuem. A liderança dos EUA entre os estados sunitas continua, não apenas devido à pressão ao Irã.Mas, como dizem não existe almoço grátis...

19 agosto 2008

Por trás da micro-análise do Caucáso, um exercício de sofismas

Em Por trás da miniguerra no Cáucaso, o xadrez geopolítico de Immanuel Wallerstein, uma série de meias-verdades e um verdadeiro “contorcionismo teórico” camuflado como “didática” serão analisados agora, nas notas de rodapé que se seguem...

18 agosto 2008

Propaganda Negativa não é Agressão à Propriedade!

Segundo o filósofo Hans-Hermann Hoppe, a defesa ideológica de uma propriedade, i.e., contra a propaganda negativa por parte de um consumidor ou de outro concorrente, constitui-se em proteção não a ela propriamente, mas ao seu valor atual, o que implica, em via reversa, a aceitação da intervenção direta e injustificada à propriedade destes últimos, vez que os impede de concretizarem atos lícitos, segundo a teoria natural da propriedade. No caso, a intervenção estatal, de ofício ou provocada pela via judicial, significa uma agressão direta ao direito de contrato firmado entre uma empresa e um determinado veículo de comunicação, e também entre este e o cliente final. No último caso, representa uma dupla intervenção, vez que também pretende se substituir ao juízo de um indivíduo no papel de consumidor.

16 agosto 2008

Na universidade mais próxima de você...

Charge sobre os avanços da intelectualidade esquerdista em nossas universidades.

13 agosto 2008

Quem paga a banca estatal

O banco estatal estadual do Rio Grande do Sul anunciou, com orgulho, seu lucro no primeiro semestre de 2008. Os diários publicaram. Mas não completaram a tarefa jornalística de informar o quanto o banco custa aos gaúchos, que, para ser salvo, impõe pesada conta aos continentinos. Mais no blogdobertrand. Desde já, grato pela leitura.

12 agosto 2008

Amnesty International desiste de propaganda que denuncia a repressão da China nas Olimpíadas

Segundo Le Figaro, a secção francesa da ONG Amnesty International encomendou à empresa TBWA cartazes alusivos ao desrespeito dos direitos humanos na China, para difundir por ocasião das Olimpíadas.

Política Antitruste: Uma Questão de Revogação!

Nos livros Antitrust – A Case for Repeal, e Antitrust and Monopoly: Anatomy of a Policy Failure, ambos do Dr. Dominick Armentano (Ludwig von Mises Institute – pode-se adquiri-los ao preço de U$ 65,00, algo como R$ 103,00, já com as despesas de remessa), o autor faz uma análise completa dos 50 maiores casos de processos movidos pelo governo dos EUA contra empresas americanas, tais como a Microsoft, a IBM, a Standard Oil, a Alcoa e outras ainda menores, muitas vezes participantes apenas do comércio local.
Em praticamente todos os casos de indiciamento nos processos administrativos promovidos pela FTD (Federal Trade Comission), ou por ela levados a juízo, explica o autor, as empresas aumentavam a produção, reduziam preços, desenvolviam tecnologia e acima de tudo, engajavam-se completamente em um intenso processo competitivo.

Para que viseiras se tens um mapa?

Não se afobem, já já teremos nossa mídia nos "revelando" que os causadores, responsáveis em última instância pelo conflito entre Geórgia e Rússia é o "establishment anglo-americano". Tais manifestações já encontram embriões com suas viseiras na internet...

07 agosto 2008

Conhecimento de causa é conhecimento

O desejo revolucionário no sistema de ensino não passa de uma incapacidade para pensar em reformas. Por que parte da utópica miopia de um mundo sem disciplina e sem moral. Se a liberdade é a meta, aquilo que supostamente a limita não pode se tornar indisponível ou censurado. Que seja dada a oportunidade do conhecimento de causa a quem quer que queira rejeitar um sistema.

06 agosto 2008

Capitalismo: uma relação de confiança

Vez ou outra nós vimos cartazes de criticas ou sátiras ao capitalismo, mostrando os trabalhadores em geral sendo explorados por governos, igrejas, exércitos e pelos ricos em geral ou então capitalismo é o mesmo que dar um tiro em sua própria testa.

Como pensa o brasileiro

Claro que este título tem o claro intuito de chamar atenção para leitura do texto. Ninguém que trate seriamente do tema – cultura política – se contentará com uma generalização assim, tão grosseira. Outros ainda dirão que deve ser levada em conta características regionais e locais, não se dando conta que o simplismo se mantém. O princípio da generalização nacional é o mesmo para a generalização regional ou local com mera mudança de escala.
Minha provocação vai no sentido de confrontar outras generalizações, piores, que teimam em dividir o mundo, dentre outras formas, em “direita” e “esquerda”. Veja bem, acho perfeitamente plausível que se divida assim em determinados contextos ou até mesmo, a título de didática, num tom coloquial em que os interlocutores sabem do que e de quem estão falando. Mas, tal dicotomia não resolve nem proporciona elementos de análise quando a questão tem temas comuns: o desenvolvimento social, urbano e ambiental. Todos, “direitistas” ou “esquerdistas” se dizem ser a favor destas premissas e o problema não pode prescindir da avaliação técnica em nome de uma ou outra cosmovisão em filosofia política.
Três casos ilustram o que tenho em mente.

05 agosto 2008

Os soldados de Tarso - link para download do vídeo

Escrevo apenas para dar um detalhe sobre o vídeo, já divulgado em meu blog (clique aqui), sobre os desmandos da ação da Polícia Federal, em Roraima, sob comando do Ministro de Lula, Tarso Genro: Se acontecer qualquer envePTualidade com o vídeo...

04 agosto 2008

Sepultamento de Marcela é acompanhado por mil e quinhentas pessoas

Aproximadamente mil e quinhentas pessoas, entre elas o prefeito da cidade e sua esposa, formando dois quilômetros de cortejo, em Patrocínio Paulista, marcaram o adeus à Marcela de Jesus Galante Ferreira.

Pirulito a Cháves

Recentemente Hugo Chávez foi fazer uma visita ao rei da Espanha para procurar lavar o rosto daquela situação vergonhosa que passou quando D. Juan Carlos, a la espanhol, mandou-o calar a boca.

A voz do Gulag

Morreu Alexander Solzhenitsyn, autor do Arquipélago Gulag, livro que descreve a vida nos campos de trabalho escravo da União Soviética.

Quanto Você Paga por Seu Aluguel?

Em cem por cento das tentativas de alugar um imóvel, todos os da minha família fomos flagrantemente logrados, esbulhados e vandalizados, sempre com a conivência, ou melhor, com a explícita colaboração e cumplicidade do estado! Agora peço a qualquer homem e mulher de bem que procure imaginar o prejuízo que leva a nossa nação ao somar todos os milhares de imóveis comerciais e residenciais que são destruídos todos os anos por gente assim, bem como todos os valores não recebidos, e também com o custo de todos os inúteis pedidos de socorro à inJustiça de nosso país. Eu apostaria algo na casa dos bilhões!

03 agosto 2008

Morreu Marcela de Jesus Ferreira

Marcela foi batizada logo ao nascer e quando completado um ano, oito meses e doze dias sua alma subiu aos céus de onde intercederá contra a causa abortista que quer privar pessoas como ela do direito à vida e à morte natural. Embora o período que esteve entre nós possa parecer pequeno, sua vida entrou para as páginas da História, pois, embora inconsciente, participou, só pela sua existência, de uma das maiores lutas de nosso século: o direito à vida!

Música Erudita - Vídeo Minueto da Rainha

Graça, leveza e nobreza. Assim se pode caracterizar a dança tradicional do estilo barroco, o Minueto, muito famoso no século XVIII. O Minueto, Luis XIV, sua corte e a Sala dos Espelhos (foto ao lado) do palácio de Versailles. Não podia haver melhor estilo de música, apreciadores e ambiente.

Vejam o absurdo da ação policial na "Reserva" Raposa Serra do Sol - Índios e não-índios contra a demarcação dessa reserva

Dois amigos meus foram até Roraima e conseguiram um vídeo, o qual publicaram, ontem à noite, no Youtube. Precisamos divulgar esse absurdo que a Globo não mostrou antes que o vídeo seja tirado do ar!

Sem esse papo de bêbado

Comentários sobre Lei seca, penalização de comportamentos de risco e propriedade estatal de Richard, http://depositode.blogspot.com/

Pelo direito de escrever besteira

"...o estado mostra mais uma vez que é incapaz de distinguir entre causa e efeito... "

Mais em: Direito pela vida, não se esqueçam

25 julho 2008

O que há de errado com a teoria da pobreza de Hoppe?

No presente artigo pretendo discutir a teoria da pobreza conforme exposta pelo pensador libertário Hans-Hermann Hoppe em seu livro Democracy: The God That Failed. Inicio fazendo uma exposição breve de perspectiva marxista e liberal sobre a causa da riqueza das nações e em seguida encaminho a discussão apresentada por Hoppe. No fim, inquiro a solidez de sua teoria.

24 julho 2008

O ministro da bandidagem

Agora, me expliquem uma coisa: se existe a preocupação para com as escutas ilegais em linhas telefônicas públicas e particulares (como estaca a reportagem onde a PF prendeu um grupo cometendo esse mesmo crime), então porque o destaque de mais restrições às ações da Polícia Federal se estas mesmas ações dependem de decisões judiciais expressas previamente?

O ministro da bandidagem

Agora, me expliquem uma coisa: se existe a preocupação para com as escutas ilegais em linhas telefônicas públicas e particulares (como destaca a reportagem onde a PF prendeu um grupo cometendo esse tipo de crime), porque o destaque de mais restrições às ações da Polícia Federal, se estas mesmas ações dependem de decisões judiciais expressas previamente?

Hugo Chávez, a chave que poderá abrir as portas da América do Sul à Rússia

O gorverno venezuelano de Hugo Chávez, que já gastou US$ 4 bilhões em compras de armamentos da Rússia, agora propós a criação de uma base militar deste país em seu território. (Foto ao lado: Presidente russo, Dmitri Medvedev, recebe Chávez em Moscou; AP)

23 julho 2008

A geografia desmente a aliança sino-russa

Se para a Rússia, a vulnerabilidade está na posição – ter que lutar entre duas frentes possivelmente aliadas, China e Otan – para a China, trata-se de uma questão quantitativa e tecnológica: em termos militares/nucleares, a Rússia está muito à frente.

22 julho 2008

Alívio midiático

Estou atrasado no comentário, mas antes tarde do que nunca: finalmente acabaram as prévias para a escolha do candidato do Partido Democrata à Casa Branca. A extensibilidade do meu saco já estava no limite imaginável para a humanidade quando finalmente, mas finalmente, depois de uma fanática torcida brasileira - leia-se: Rede Globo - o sr. Barack Obama foi eleito o candidato na disputa à presidência contra... o desconhecido John McCain.

Veja o que os esquerdistas dizem

O jornalista Olavo de Carvalho indicou um site em inglês chamado "O que os esquerdistas dizem" ou "What liberals say", uma vez que a palavra liberal no sentido americano é sinônimo de esquerdista. O site pode ser acessível em: http://www.aim.org/wls/

15 julho 2008

A Liberdade de Fumar, Segundo o Direito de Propriedade

Como então definir o direito de fumar? Será que o fumante agride o seu semelhante? São justas as leis que proíbem o fumo em locais públicos? É justa a lei que proíbe a propaganda de cigarro? É justa a lei que impõe a propaganda do Ministério da Saúde nas carteiras de cigarro?

10 julho 2008

Questões

Algumas perguntas devem ser feitas aos Doutores, Cientistas ou Filósofos. 1) Qual o nivel de "riqueza" necessário para que todos os habitantes do planetaconvivam em paz. Não precisa nem ser um valor fixo, pode-se imaginar um +ou-assim tipo "desvio padrão"? 2) Qual seria o limite de viventes conhecida a capacidade de produção da "casa", o planeta? 3) Qual seria o sistema administrativo dessa "patuléia" para que a paz fosse reinante para sempre? 4) Como seriam escolhidos esses administradores? ---------------
Caro anônimo,
Não sou doutor nem filósofo, mas vou responder...

09 julho 2008

Globalismo, o que diabos é isto?

Meus professores de cursinho eram todos esquerdistas, principalmente os de geografia e história e, eles diziam a mesma coisa de vocês, só que ao invés de afirmar que havia uma conspiração mundial “de esquerda”, ela era “de direita”. Quer dizer... Que ao invés de dominar o mundo com ações da ONU, a ONU era submissa aos interesses dos países ricos e suas corporações mundiais. No fundo era o mesmo argumento de vocês, só que com conclusões opostas. Em vez de trazer o socialismo, elas estariam garantindo o capitalismo e monopólio mundial. Agora, eu fiquei na dúvida, quem é que tem razão?

07 julho 2008

Homeschooling em pauta: uma alternativa para sair do atoleiro

Proposta pelo deputado Henrique Afonso, o PL-3518/2008, que assegura e protege o direito da educação escolar em casa, não só evidenciará quem no Congresso e na sociedade brasileira pode realmente falar em democracia (se você acha que não funciona, porque não dar a liberdade para quem acha que funciona?), como oferecerá aos estudantes brasileiros o direito de ter uma educação nos mesmos moldes da que foi ministrada a homens como Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Thomas Edison, Winston Churchill, Charles Chaplin e outros gênios do século XX e de outras épocas.

05 julho 2008

Chorumela nacionalista no 4 de Julho

Quando o terceiro-mundismo bate a porta dos EUA.

28 junho 2008

Por que dizer um não a responsabilidade social.

Quando li o artigo Falando Francamente de Klauber Cristofen Pires, ele citou para que não comparecesse em palestras sobre responsabilidade social, mas sempre pensei com meus botões o porquê desse conceito ser perigoso. Enviei um e-mail perguntando ao Klauber sobre a responsabilidade social e ele me deu a seguinte a resposta:

24 junho 2008

Enólogo chileno diz que canto gregoriano melhora a qualidade de seus vinhos

A Folha Online publicou , no dia 24 de maio p.p., uma notícia da agência EFE, onde conta que o chileno Aurélio Montes reproduziu, em suas adegas, cantos gregorianos para que o vinho amadurecesse em um ambiente relaxante e com isso melhorar a qualidade da bebida.

21 junho 2008

Criminalizar um medo?

Ezio Flavio Bazzo escreve, no Painel do Leitor da Folha de São Paulo (16/6/2008), que considerar a homofobia um crime é uma idiotice semântica.

Piadas Cubanas

Seleção de piadas sobre Cuba e Fidel Castro.

CNBB exportará agitação ideológica para a África do Sul

O Brasil é um país muito produtivo, todos sabem, e um dos maiores exportadores do gênero alimentício do globo. Mas a novidade agora é que nosso país passará a exportar, a exemplo de Cuba, agitação ideológica para outros países. E o mais chocante disso é que o exportador será a CNBB!

Conexão Caracas-Teerã

“A guerra de guerrilhas já é parte da história”, “a guerrilha está fora de lugar”, “e os senhores das Farc devem saber uma coisa: que se converteram em uma desculpa do império (os Estados Unidos) para ameaçar a todos nós”, disse o caudilho Hugo Chávez recentemente. “No dia em que houver paz na Colômbia acabou a desculpa do império...” ainda asseverou. Não é de estranhar esta mudança repentina na retórica do presidente venezuelano?

20 junho 2008

Falando Francamente

Querido leitor, tome alguma atitude! A filosofia da liberdade, da responsabilidade individual e da livre iniciativa não combina com a formação de um exército de militantes zumbis. Não espere dos defensores da liberdade os mesmos procedimentos da turma que combatemos! Pense simplesmente no que é certo e o que é errado, peça a ajuda de Deus, confie Nele e faça a sua parte! Com coragem, com determinação, com segurança e com certeza!

16 junho 2008

TODAS AS ÉTICAS SÃO PRIVADAS

Quando o pretencioso ministro da saúde José Gomes Temporão sustenta a invalidade dos valores cristãos no debate sobre a legalização do aborto, somente pelo fato de serem de ordem religiosa – e que, portanto, segundo o próprio, deveriam se restringir à esfera privada (aos cristãos), o efeito de sua atitude é alijar, com um desleal jogo de corpo, mais de 90% da população, com a intenção de fazer prevalecer os valores de sua particular visão de mundo, cujos seguidores, os ateus, respondem por meros 7,4%, conforme o Censo IBGE do ano 2000!

15 junho 2008

Em frente com os olhos fechados e o coração aberto

Porém, façam o teste: ignorem o que elas queiram nos falar no sentido lógico-racional e se entreguem de cabeça àquilo que vos inspira. As coisas trancorrerão segundo o prometido e as expectativas serão cumpridas assim que nos entregarmos, sem receios e de coração aberto, aos braços Daquele que lhe inspirou. A análise lógica dos acontecimentos é uma questão a posteriori, contrariando o cacoete modernizante de antes teorizar para depois fazer valer - como se a teoria estivesse necessariamente em consonância com a realidade.

14 junho 2008

Daniel Cohn-Bendit: do libertário ao autoritário

No período anterior ao referendo ocorrido na Irlanda, em razão da crescente rejeição entre os eleitores irlandeses a respeito do Tratado [imoral] de Lisboa, Daniel Cohn-Bendit (foto ao lado), famoso líder da Revolução libertária de Maio de 68 (França), cujo um dos lemas era "é proibido proibir", explicou ao jornal Le Monde que esse fenômeno do "Não" ao tratado se deve a "la folie de ce genre de référendum" (à loucura deste gênero de referendo).

Manifesto contra o "casamento" homossexual publicado nos três principais jornais dos EUA

(Publicado no The New York Times, The Los Angeles Times e The Washington Times – 5 de junho de 2008)
Na perspectiva da Guerra Cultural em curso na Nação, os americanos sentiram, em maio de 2008, toda a força de duas ações favorecedoras do movimento homossexual. O “casamento” entre pessoas do mesmo sexo está sendo agora imposto à Nação através de um fiat do governo.

Requiem ao Tratado [imoral] de Lisboa

Segundo informa o jornal francês Le Point, a Irlanda disse "Não" ao Tratado de Lisboa - camuflagem da já recusada Constituição Européia.

A paz que vem do subsolo

Se há temor de uma guerra também há o desejo de que a situação favorável do petróleo dure com os US$ 130,00 por barril. Os sauditas sabem que isto não é permanente, só não sabem por quanto tempo ficarão lucrando assim. Se a situação de tensão com o Irã parece insustentável para manter tamanha lucratividade, as tensões têm que ser urgentemente afastadas, nem que seja com uma retórica diplomática religiosa unionista.

13 junho 2008

Leprechauns e paranóicos

A Irlanda votou ontem plebiscito que decide a aprovação do Tratado de Lisboa sobre as políticas econômicas de Bruxelas, assim como o aborto e a eutanásia.
Meu ponto aqui não é o tratado em si, mas sim as análises que o vêem como uma ameaça à soberania nacional, no caso a irlandesa.

10 junho 2008

Das Obrigações Lilliputianas

Jamais o nosso país foi governado por tanta legislação infra-legal! Pronto! Isto tem de ser dito assim! Qualquer introdução acabaria com um efeito de eufemismo. Caro leitor, esta é a mais pura verdade: em nosso país já não vige a lei, mas o decreto, a portaria, a instrução normativa, o aviso. Vivemos em uma democracia roída pelos cupins, ou melhor, vivemos em uma proto-ditadura!
O leitor leigo talvez não perceba o perigo em que incorre, e o leitor iniciado no Direito está por demais empolgado com a teoria do estado e do ato administrativo para ver nesta acusação algo grave. Porém, o alicerce primeiro de uma democracia, a lei, isto é, a vontade do povo materializada por seus representantes, está virando mera rotina pró-forma, para dar a barbudos de carteirinha o direito de mandar nos cidadãos conforme suas próprias ideologias e suas ambições pessoais.