12 maio 2006

V de Liberdade

V de Vingança é filme esquerdista? Só para um exótico frankenstein liberal-fascista. Saiba porque o filme é perfeitamente condizente com as mais genuínas tradições liberais.

2 comentários:

Ricieri D Estefani Junior disse...

O personagem de Allan Moore é um anarquista, uma das tendências de esquerda que juntamente com os comunistas foram responsáveis pela Primeira Internacional, pela Comuna de Paris e pela Revolução Russa. A luta do personagem é contra um estado totalitário de extrema-direita. Eu não vi o filme, li o trabalho do autor. Se você vê alguma coisa pró-liberalismo, ou o filme foi distorcido e alterado, ou você compreendeu muito mal o que foi transmitido.

Renato C. Drumond disse...

Ricieri, eu não li os quadrinhos, mas o noticiário cobriu que o Allan Moore ficou muito decepcionado com o filme, pois o mesmo não toca no tema do anarquismo, mas sim mostra o personagem V como um insurgente contra um regime que cresce em autoritarismo. Eu diria que o filme acaba no momento em que se passaria a discutir o anarquismo, ficando portanto neutro em relação à opção política a seguir mas firme na oposição ao regime existente.