31 julho 2006

Orgulho Gay?

Domingo, dia de chuva. Não obstante, praia de Copacabana lotada. O motivo? A Parada do Orgulho Gay, que reuniu mais de 500 mil pessoas. Direitos iguais, independente da preferência sexual, sim. Mas o que seria exatamente ter orgulho de ser gay? Uma coisa é pedir o fim do preconceito, o tratamento isonômico. Outra, bem diferente, é tentar garantir privilégios via Estado e afirmar sentir orgulho somente pelo fato de gostar de pessoas do mesmo sexo. Sentimos orgulho por sermos virtuosos, corretos, inteligentes, honestos, independente de sermos homossexuais ou não. Mas não se sente orgulho pelo simples fato de ser gay. Um gay desonesto sentirá orgulho de que? De gostar de outro homem? Isso lá é motivo para se ter orgulho? O orgulho diz respeito às características do caráter, não aos aspectos físicos de nascença ou à preferência sexual. Ninguém sente orgulho por ser ruivo, baixo ou careca. São – ou deveriam ser – aspectos irrelevantes para o sentimento de orgulho, que deveria estar atrelado ao caráter, à inteligência.

2 comentários:

vera disse...

Concordo inteiramente contigo! Ter dignidade é mais importante que ter 'orgulho':-) Bjs

FRANS MARTINS disse...

REFLEXÃO: AUTO ESTIMA E DIGNIDADE. A LUTA DOS HOMOSSEXUAIS, E DAS MULHERES NO SECULO PASSADO (E AINDA HOJE) COMO QUALQUER GRUPO QUE SOFRA ALGUMA DISCRIMINAÇÃO NEGATIVA PASSA SIM PELO ORGULHO, POIS O ESTIGMA DA VERGONHA É DEMASIADO FORTE, E TODO AGRUPAMENTO HUMANO NECESSITA ANTROPOLOGICAMENTE DE ALGUM TIPO DE AUTO AFIRMAÇÃO, MESMO QUE NÃO SEJA DIARIAMENTE EXECRADO.

ALGUMAS TRIBOS DANÇAM, OS GAYS DANÇAM E FAZEM PASSEATA, OS MILITARES DESFILAM, OS LEÕES RUGEM, OS CANARIOS TRINAM...TODOS COM UMA PONTINHA IRREDUTÍVEL DE ORGULHO PELA RELES POSSIBILIDADE DE SER, POR UM MOMENTO QUE SEJA, ELES MESMOS. O ORGULHO É A AUTOAFIRMAÇÃO ELEVADA A MAIS ALTA POTENCIA, É UMA REAÇÃO, UMA BUSCA POR UM ESPAÇO QUE FALTA, POR UM VALOR QUE AINDA NÃO SE TEM... SÓ DEUS EM SUA ONIPOTENCIA NÃO PRECISA SENTIR UM POUQUINHO QUE SEJA DE ORGULHO DE VEZ EM QUANDO.