01 agosto 2006

Gustav Klimt

O artista vienense Gustav Klimt é o principal representante entre as artes decorativas com as vanguardas artísticas do século XX. Reagindo contra a arte oficial, em que ele mesmo era dos mais representativos exemplos, cria uma arte original, mesclada de erudição e liberdade.

Um comentário:

E. Santiago disse...

Finalmente alguém se lembrou de Klimt, um dos maiores pintores do século XX! Além do clássico O Beijo, é dele uma frase muito interessante, e útil para nós brasileiros que tentamos agradar todo mundo:
"Se não pode agradar a muitos, agrade a poucos; agradar a muitos pode ser perigoso".
Um livro excelente que recomendo para conhecer melhor a cultura austríaca da época de Klimt é VIENA FIN DE SIECLE, de Carl Schorske.
A meu ver, aliás, a Áustria contribuiu mais que a Alemanha para a civilização Ocidental.Além dos nomes da escola austríaca de economia,de lá provieram, entre outros: Richard Neutra,Oskar Kokoschka,Hundertwasser e Otto Wagner nas artes e na arquitetura; Fritz Lang, no cinema; Husserl, Brentano, Popper, Wittgenstein, Buber na filosofia; Frankl, Adler e Freud na psicologia;Kafka,Rilke,Doderer,Karl Kraus,von Hofmannsthal,Musil e Otto Maria Carpeux na literatura;Isso para não citar os músicos, matemáticos e cientistas. Vejam na Wikipedia!
Desculpe estender o comentário, mas não resisti.
um abraço