24 dezembro 2008

Ao vencedor, as batatas

Qual o problema com a partilha do petróleo iraquiano?

Se é que há algum problema com o espólio da guerra...

Cosmovisão cristã ou subserviência intelectual tosca?

Já está se tornando um personagem comum, típico em quase todas as igrejas, e principalmente, caricato. Mais ridículo ainda ficam seus trejeitos, cacoetes e mantras quando começa a liderar um "ministério", uma "rede" ou uma ONG (uau...). Senhoras e senhores, eu duvido que vocês já não tenham trombado com o novo intelectual evangélico brasileiro. Aquele rapazinho entre 25 e 30 anos de idade, que trabalha como professor, com meia-dúzia de livros lidos e uma pós-graduação mequetrefe que lhe confere a sensação e o prestígio entre os incautos para falar com autoridade sobre assuntos como sociologia, economia política, globalização, etc...

23 dezembro 2008

'É necessário um tipo de ecologia humana', afirma Papa

Recebi essa notícia ontem, pela televisão. Confesso que fiquei muito contente, cheguei mesmo ao ponto de bater palmas enquanto assistia à notícia. Obviamente, está certíssimo o Papa Bento XVI.

20 dezembro 2008

O que significa a vitória?

Quem venceu no Afeganistão e no Iraque?

19 dezembro 2008

Leituras de Natal

O título deste post poderia muito bem se chamar "Deus: Verdade ou Delírio?" pois andava realmente encucado com a questão de Deus. A propagação do “novo ateísmo” inaugurado em 2006 com os barulhentos livros de Richard Dawkins, Daniel Dennett e Sam Harris, aliado aos recentes livros dos filósofos Luc Ferry e André-Comte Sponville, inevitavelmente atingiram um pouco a minha consciência e a estrutura da minha fé. A questão que se reergueu foi basicamente a seguinte: as descobertas e o raciocínio científicos e o correto exercício filosófico podem abalar a essência da fé em Deus? Com base na leitura de alguns livros reforcei a minha convicção anterior intuitiva: não, não é possível. Leia aqui.

06 dezembro 2008

A suicida e o cínico

Ingrid Bitencourt veio ao Brasil para pedir ajuda para libertar os reféns das FARC. E para quem o pedido foi feito? Ao presidente Lula. Lula foi simpático ao dizer que não deve haver seqüestros e violência na luta política. Simpático? Simpático, não. Lula foi cínico.

25 novembro 2008

Resposta a um leitor com crise de identidade

Um leitor, que se diz reformado, questionou meu calvinismo por causa do liberalismo claramente defendido por mim, como se um e outro fossem antagônicos. Ele pergunta: "será que a sociedade genebrina organizada por calvino seria semelhante ao nefasto liberalismo econômico?". Leia mais

23 novembro 2008

Preto no Branco

Saindo da missa, passo na banca de jornal para ver as notícias de domingo e sou presenteado com uma matéria esquizofrênica da Folha que diz que o preconceito racial no Brasil caiu porque mais pessoas se declaram pretas e pardas. Não apenas isso, a matéria comemora dois resultados: subiu de 88% para 91% o número de pessoas que consideram que os negros sofrem preconceito no Brasil. Ao mesmo tempo, caiu de 11% para 3% o número das pessoas que se declaram racistas.

18 novembro 2008

Flusser e a remagicização do mundo pela fotografia

Uma resenha do livro Filosofia da Caixa Preta, do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser. Reflexões interessantes, para quem gosta de fotografia.

16 novembro 2008

Como debelar a atual crise mundial e evitar que novas aconteçam

Julgo que a atual crise exige repostas para duas importantes questões: a primeira consiste em saber qual a melhor medida para solucionar a atual crise. A segunda, diz respeito de qual seria o melhor modelo para evitar que a economia sofra crises semelhantes ou piores no futuro. Ou em outras palavras, precisamos saber se é possível cortar o mal pela raiz.

14 novembro 2008

Por que os EUA não são socialistas?

Vou me adiantar e sei que contestarão. A excepcionalidade americana, o que liga vários traços culturais é algo bem técnico-administrativo, impessoal e que ajuda a canalizar a força ideológica da cultura e os valores americanos. Sem isto, dificilmente se poria em prática seus ideiais. E prática é um conceito-chave para distinguir os EUA da velha Europa. O que inviabilizou o socialismo nos EUA é o modus operandi de seus partidos políticos.

07 novembro 2008

Ojeriza ao planejamento

Por que os liberais detestam que se fale em 'planejamento'? E o mais engraçado de tudo é que há um tipo de planejamento urbano, do qual socialistas atribuem raiz liberal!

06 novembro 2008

Na real

Como o presidente eleito Barack Obama se sairá nos testes que a geopolítica terá a oferecer?
Diálogo, como tantas vezes vaticinou na sua retórica? Apenas 52% de base de sustentação podem se deteriorar rapidamente se não apresentar algo efetivo e, mais difícil, inovador, como tantas vezes prometeu.

02 novembro 2008

Rio 2016?

Ontem conversava com minha irmã, sobre as Olimpíadas de 2012 e 2016. Citei a ela que as candidatas de 2016 são Rio de Janeiro, Madri, Chicago e Tóquio.

30 outubro 2008

Porque ser indiferente ao sobe e desce da bolsa?

A BOVESPA alcança os mesmos índices de 2005, cai 5 dias consecutivos (ok, ontem subiu, mas o post original foi de 28/10, merece um desconto), empresas perdem milhões de dólares em investimento no mercado de câmbio. Mas qual deve ser o posicionamento do pequeno investidor em meio a todo esse vai-e-vem? Leia mais

O que Obama representa?

Apesar de pouco mais de 40% dos americanos preferirem McCain a Obama, em países ao redor do mundo a rejeição a McCain se apresenta de forma mais acentuada que os cerca de 60% de americanos (no Brasil, a última pesquisa de opinião a que tive acesso, daria 90% de preferência da população brasileira a Obama). Parte da preferência mundial a Obama se deve às suas promessas mirabolantes (ontem ele disse que iria mudar o mundo) mesmo que não apresente nenhuma proposta capaz de apresentar uma mudança real e duradoura Leia mais

29 outubro 2008

Arrego! Não há uma Música que Preste!

Que tempos de mediocridade! Aliás, permita-se-me a correção: o tempo dos medíocres já passou, já que no dicionário, medíocre significa “mediano”; estamos, isto sim, em plena era da hegemonia das bestas! Uma era tal como nunca se pôde constatar arqueologicamente, desde que nunca qualquer povo que tenha deixado alguma marca para a posteridade teve demonstrada sua opção preferencial pelo pior, pelo mais feio, pelo mais chulo, pelo mais asqueroso.

27 outubro 2008

Previdência Social e estelionato

Dia desses estava assistindo uma reportagem sobre scams, e um dos golpes que mais me chamou atenção foi acerca das pirâmides. A pirâmide é um golpe clássico, está enquadrado no artigo 171 do código penal brasileiro (estelionato), mas o que realmente me chamou a atenção é que o golpe citado é o mesmo que é aplicado hoje na previdência social. Leia mais

Gabeira, o analfabeto político

Para os esquerdistas, você só presta se for esquerdista. Se você não fingiu que leu todos os tomos de “O Capital” (ninguém lê aquilo de verdade), e deu uma zapeada pelo manifesto, não repete palavras de ordem, você é um “analfabeto político”. Se você faz a política mais simples, que é conseguir dinheiro para fazer obras na sua base eleitoral, você é um fisiológico vendido.

24 outubro 2008

Brasil conservador reclama da baixaria na TV

De acordo com a Agência Câmara (2/10/2007), a desvalorização da família, a banalização dos valores morais, a exibição de pornografia, entre outros, estão na lista das principais reclamações das pessoas em relação aos programas de TV.