28 maio 2009

GM: A CONCORDATA DE UMA GRANDE INIMIGA DO LIVRE MERCADO

GM: A CONCORDATA DE UMA GRANDE INIMIGA DO LIVRE MERCADO A idéia principal deste texto é dar um “palpite informado”, digamos assim, sobre quem faliu a GM. Quem lê as coisas que eu digo sabe que não sou a favor do poder virtualmente ilimitado que foi em diversas ocasiões conferido aos sindicatos, sobretudo nos períodos áureos das ideologias trabalhistas, como é o caso da Inglaterra depois da segunda guerra mundial, e do Brasil, durante um breve período nos anos 1980. Contudo, é difícil atribuir a falência ou quase falência de um grande conglomerado industrial como a General Motors apenas a ação de trabalhadores sindicalizados.

Minha Reconversão

Numa interessante lista de discussões via e-mail da qual participo, um dos membros fez uma pergunta geral aos participantes, inquirindo sobre quem na lista se converteu ou retornou de fato à fé batismal nos últimos dez anos.

25 maio 2009

A Educação Livre da Marca da Besta

Quer o leitor uma evidência muito clara da dissociação entre o ensino formal e a função que este exerce para a sociedade? Olhe em torno das faculdades e me diga o que você vê: por acaso enxerga livrarias, sebos, ou empresas de tecnologia de ponta? Não, é claro! O que você enxerga são barzinhos, não é? Dezenas deles! E algumas máquinas reprográficas também! Este é um sintoma muito decisivo para demonstrar que as pessoas não estão com a cabeça nos estudos; não almejam os estudos como uma meta; estão ali é à espera do canudo, cumprindo as formalidades.

23 maio 2009

Para avaliar a crítica à Igreja

Sem querer repetir o ar professoral dos textos insossos de muitos desses presunçosos, apresento aqui algumas perguntas que faço quando busco avaliar a qualidade do trabalho de alguns destes auto-nomeados guias da igreja brasileira. Algumas óbvias, algumas difíceis. Necessárias, mas não sei se suficientes. Mas que valem também para todas as outras leituras. Reportagens, aulas, ensaios, documentários, colunas de jornais, de revistas não-cristãs, etc.. Ao identificar fragilidades no meu método, aí está minha caixa de comentários. Me ajude.

22 maio 2009

O Homem no Leme

Não resisto em postar na íntegra essa entrevista, que recebi por e-mail:

19 maio 2009

SOBRE DEMOCRACIA E LIBERDADE

O nome deste blog junta duas palavras que parecem sempre caminhar juntas. No entanto, estive pensando sobre o significado destas duas palavras e sobre a interpretação que as pessoas comumente dão a elas. Primeiramente, democracia não é sinônimo de liberdade. E vice-versa: liberdade não é sinônimo de democracia. Tampouco podemos dizer que democracia implica liberdade e que liberdade implica democracia. A democracia é um sistema de governo, que foi pensado para que os súditos do Estado tivessem controle sobre ele. Já a liberdade é uma conquista, que pode ser assegurada de diversas formas, dentre as quais a democracia.

08 maio 2009

Sobre a beleza

As nuvens, os pássaros, as beleza simples e graciosa das pessoas comuns e das crianças, o vento, as coisas simples da vida... Deus está ali, mostrava a mensagem. Porém, a correria diária e a atitude psicótica de tentar trazer para o mundo imanente a felicidade só presente através do transcendente estão cegando as pessoas e fazendo-as perder o senso de beleza inerente à realidade.

03 maio 2009

A gripe suína é uma farsa?

Até agora fiquei em silêncio sobre a tal gripe que, segundo a imprensa deixa transparecer, é o ínicio do fim do mundo. O que me mantinha no silêncio era por me recriminar pelo ceticismo com que lia as notícias e por achar que isso era sinal de insensibilidade minha para com as vítimas do vírus...

02 maio 2009

Enem que a vaca tussa

Porém, dizer só isto e concluir que a escola pública é um fracasso por ser pública não serve de subsídio para se entender o que passa. As escolas técnicas federais, antigos CEFETs, atuais IFs contam com elevado nível de concorrência para ingresso do professor. Os salários iniciais com mestrado são da ordem de R$ 5.000,00. Mas, não são boas só por isto. O aluno passa por avaliação prévia, como um vestibular. É um modelo bastante antigo, dos milicos se não me engano. Aliás, na época deles, ao contrário que se diz por aí, o ensino era muito melhor...

Declan Ganley e o Libertas: resistência à proto-ditadura européia

Quase nada se falou, nem mesmo nos meios conservadores, sobre Declan Ganley até agora. Como jornalista, considero muito alta a possibilidade de que seu nome fique conhecido em âmbito mundial por meio da caricatura e do factóide, já que ele é, sim, uma pedra no sapato das hordas “globalitárias”. Por isso, é bom passar algumas informações sobre Ganley, o Libertas e o porquê de sua relevância na esfera política mundial, antes que a desinformatsia da New World Order o faça. Leia mais aqui.

Avisos sagrados e igorados

Segundo minha interpretação, diria que está muito difícil organizar uma reação à perda da fé no Cristianismo, e é essa perda que está permitindo ocorrer as atuais desgraças na Europa e nos demais locais do mundo. Os testemunhos dos integrantes do grupo relatam que Cristo estaria fazendo um "corpo a corpo" muito mais intenso para salvar a Igreja, e não necessariamente este ou aquele lugar (o que, ao afinal das contas, é um tanto óbvio...)