28 fevereiro 2008
Liberdade: auto-governo e governo civil
Fala-se nessa palavra, “governo”, e já se pensa no governo civil: monarquias, repúblicas, parlamentos, presidentes, etc. Rousas John Rushdoony se lamentava disso, e lembrava que, antes de tudo, governo é auto-governo e que essa associação equivocada bem denotava a mentalidade de uma geração cuja sanha de seu respectivo governo civil era ser a única e suprema forma de governo sobre os homens.
Marcadores:
conservadorismo,
cristianismo,
liberalismo teológico
Índice de Liberdade Econômica 2008
Está disponível o Índice de Liberdade Econômica 2008, realizado anualmente pela The Heritage Foundation e The Wall Street Journal. A tabela, novamente, é no mínimo reveladora. O Brasil ocupa a lamentável 101ª posição entre os 157 países avaliados este ano. Das cinco categorias, ocupamos a nada lisonjeira quarta (país com pouca liberdade econômica).
Globalismo?
Ou quando "direita" e "esquerda" se aproximam, além da mera retórica...
Marcadores:
África,
América Latina,
globalismo,
globalização
23 fevereiro 2008
Pen-drives. Um substituto do disco rígido?
Há 15 dias atrás, comprei um pen-drive para fins pessoais e profissionais, com capacidade para 4 GB.
Na minha opinião é bem mais pratico que o velho disquete, pois o disquete se ficar exposto a altas temperaturas, umidade e poeira, perde sua utilidade, ao contrario do pen-drive, onde o risco é menor.
20 fevereiro 2008
Brincando de nation-building
Longe de independente, sem passado, sem história e sem tradição, o Kosovo é um Estado artificial, criado por potências estrangeiras, ocupado por forças estrangeiras e administrado por forças estrangeiras. Um protetorado sem razão de haver, exceto de permitir a burocratas fazerem as vezes de estadistas a brincar de nation-building. Não é a primeira vez que a Europa sucumbe por causa de uma tolice nos Balcãs.
18 fevereiro 2008
17 fevereiro 2008
Resultado da segunda enquete dos Blogs Coligados
Duas alternativas se destacaram sobre a enquete: "Qual nação não-ocidental aproxima mais dos valores ocidentais?", essa newsletter mostra o seguinte resultado.
Japão com 37 votos.
Israel com 35 votos.
India com 4 votos.
O prazo de votar na enquete terminou em 15 de fevereiro de 2008.
15 fevereiro 2008
"Democracia radical", que bicho é esse?
O que significa, exatamente, uma “democracia expandida até seu limite máximo”? Se algo é radical, isto é, se vai até suas raízes, uma democracia radical não seria plutocrática, tal qual a ateniense?
Marcadores:
democracia,
informação,
privado,
público
14 fevereiro 2008
Book Review: "O Imbecil Coletivo I", de Olavo de Carvalho
Há tempos planejo escrever resenhas críticas sobre minhas leituras. Para iniciar, creio que poucas escolhas seriam tão boas quanto O Imbecil Coletivo I - Atualidades Inculturais Brasileiras, do filósofo Olavo de Carvalho.
Uma nota sobre utilidade e bem-estar social
Nota sobre a relação entre livre mercado e bem-estar social e sobre os efeitos intrinsecamente deletérios da intervenção estatal sobre bem-estar.
13 fevereiro 2008
Falso lucro de banco estatal
A direção do estatal Banrisul (RS) anunciou hoje, 130208, lucro de R$ 916,4 milhões em 2007. O valor não alcança os 5% da receita do Estado, entregues anualmente à União, pela salvação do falido banco estatal estadual, costurado pelo ex-governador Antônio Britto (PMDB) e pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O fato e o falso lucro são uma aula de como não fazer uma sociedade funcionar. E dão bem uma idéia de porque o povo todo do Brasil e do RS estão na ... que estão.
Marcadores:
banco estatal,
banrisul,
dívida estadual,
estatismo
11 fevereiro 2008
Lemos Lemos e respondemos
O matrimônio indissolúvel não precisa ser uma lei. É notório que ele é mais divertido. (Leia também as minhas digressões sobre como aprender virtudes com o Guitar Hero?)
10 fevereiro 2008
Sem ter o que dizer
"Programas femininos" que pretendem ser "sofisticados", cool, inteligentes geralmente são uma ode à tolice...
Marcadores:
Da Ali G Show,
GNT Fashion,
Saia Justa,
TV
07 fevereiro 2008
Substituição Tributária Progressiva: Jurisprudência e Teoria
Como inovação em LIBERTATUM, agora disponibilizamos links permanentes para download de e-books, entre os quais recomendamos, especialmente aos estudantes e operadores de Direito, Administração, Contabilidade e Economia a monografia Substituição Tributária Progressiva: Jurisprudência e Teoria.
A substituição tributária progressiva, consiste no regime de tributação caracterizado pela eleição, por lei, de um substituto tributário, o qual será responsável pelo pagamento, além do imposto pelo qual se reveste na condição de contribuinte de jure original, também pelo imposto dos contribuintes (“substituídos”) que se encontram na continuação da cadeia econômica, isto é, em relação aos fatos geradores que, no dizer da CF/88, art. 150, § 7º, devam ocorrer posteriormente.
Pretende o presente trabalho oferecer ao leitor três serviços: primeiramente, a exposição histórica do tema, de forma a proporcionar uma melhor compreensão do estágio atual; a seguir, uma análise jurídica e outra, epistemológica, as quais contemplarão basicamente as duas questões já mencionadas, isto é, sobre a constitucionalidade do regime, considerado em si mesmo, e a problemática da restituição; e por fim, introduzir, modestamente, elementos novos, percorrendo o plano jurídico e procurando harmonizá-lo com conceitos de sociologia e economia.
II Congresso Internacional da Escola Austríaca
Foi lançando o II Congresso Internacional “A Escola Austríaca no Século XXI”. O evento acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de agosto no município de Rosário, Argentina. A iniciativa é da Fundación Hayek e Fundación Bases, ambas de Buenos Aires e conta com o apoio de diversos think tanks liberais, conservadores e libertários internacionais.
Frase do dia
A diferença entre direitistas e esquerdistas é que os direitistas usam o livro 1984, de George Orwell, como advertência e os esquerdistas o usam como manual de instrução.
06 fevereiro 2008
Cristãos, lembrem-se: ‘noblesse oblige’
E aí estão, pomposos e melodramáticos, magnatinhas e intelectuais, todos falando em nome do povo, incapazes, porém, de riscar o verniz de suas unhas para ajudar os necessitados sem mostrar suas faces em campanhas com mensagens lacrimogêneas. O cinismo do altruísmo terceirizado (“é função do estado...”) e dessa caridade anunciada aos quatro ventos choca e denota o quão falsificadas estão as virtudes entre os que exercem influência sobre a mentalidade das massas. Que cristãos repitam essas bobagens, isso só evidencia que eles próprios perderam de vista os fatos que a graça comum e a criação divina apontam com tanta clareza, os quais mesmo tantas das melhores cabeças não-cristãs perceberam. Ao cristão, o filistinismo é ainda mais vergonhoso e está se tornando cada vez mais comum. Portanto, a troca do falso pelo verdadeiro é cada vez mais urgente e imprescindível.
Marcadores:
consumismo,
cristianismo,
esquerda,
fascismo
05 fevereiro 2008
Blog do Gabriel Zanotti
Com 14 anos de idade, intrigado com a pobreza duma comunidade rural argentina onde passeava com seu pai, Gabriel queria entender porque aquilo ocorria. Seu pai, um notável educador, foi incapaz de responder as dúvidas econômicas do pequeno filósofo e pediu para que ele conversasse com um amigo economista que acabou por lhe dar o livreto de Murray Rothbard "O Essencial von Mises".
03 fevereiro 2008
Assinar:
Postagens (Atom)