22 abril 2007

o "Novo" Estado Laico = o Velho Totalitarismo

Este artigo foi publicado no Mídia Sem Máscara. Toda a esta discussão sobre o Estado Laico, aquela abstração pretendida pelos liberais-ateus na qual qualquer aspecto religioso, ou que pareça religioso, tem de ser eliminado da vida cultural da sociedade - de modo a permitir uma verdadeira "liberdade" dos indivíduos - tem vários problemas congênitos. O Estado Laico como pregam é uma fantasia, uma reinterpretação da velha encarnação de Estado Laico – o comunismo.No seu afã de eliminar a religião como aspecto culturar na sociedade, acabam igualando-se aos marxistas e comunistas que consideravam a religião o 'ópio do povo'. É impossível negar que o liberalismo como ideologia se iguala ao comunismo em sua auto-imagem totalitária e elitista de uma 'vanguarda revolucionária', que tem por missão destruir ou minimizar qualquer aspecto cultural - religiões, especialmente as judaico-cristãs - que impeçam o seu avanço.

Powered by ScribeFire.

2 comentários:

Marco Aurélio Antunes disse...

Você não cita fatos que confirmem a sua tese de que há mesmo tal tentativa dos liberais de eliminar os aspectos religiosos da vida cultural da sociedade nem explica como chegou à conclusão de que todos os "liberais-ateus" pensam da mesma forma. Não há explicação alguma sobre o método pelo qual você igualou liberalismo e comunismo, que na verdade são bem diferentes, na teoria e na prática.
Não se pode negar que a ineficiência econômica do socialismo foi fator importante para o colapso do regime. Atribuir a queda do socialismo apenas à repressão religiosa é uma simpificação que não corresponde à realidade histórica. E discordo da idéia de que a Rússia é um país de mafiosos porque lá os homens se afastaram de Deus. O indivíduo que se afasta de Deus vira mafioso?

klauber C. Pires disse...

Luís Afonso,

Creio que você cometeu um grave erro, ao confundir estado ateu com estado laico.

Um estado laico não é o Estado que proíba as manifestaçõs religiosas. Em minha repartição, por exemplo, os servidores periodicamente realizam novenas, autos de Natal, etc. Não é uma manifestação do Estado, mas dos servidores, que têm sua religião e a seguem como desejam.

O que um Estado laico não pode fazer é privilegiar diferentes cidadãos em função da religião que abraçam.

É isto.