31 agosto 2006

Havana, a Cidade Descoberta

Fui ver "A Cidade Perdida"...
É um grande filme "ruim". "Ruim" por que a falta de orçamento é evidente na recriação da Cuba dos anos cinqüenta. Qualquer nulidade como "Reis do Mambo" tem mais cenários, figurantes, coreografias em cinco minutos do que os 136 minutos d'"Cidade". Mas tem algo que os outros não têm: Alma.

30 agosto 2006

À esquerda, revolução. À direita, golpe.

Líderes da Direita são sempre estúpidos ou frios. Líderes da Esquerda são sempre carismáticos e bem-humorados. Se um governante da Direita fracassa, é por culpa de suas idéias desumanas e sua insensibilidade. Se um governante da Esquerda fracassa, pobre coitado, um idealista vítima do sistema.

Janer e a estupidez

Chega a impressionar como pode, em certas pessoas, uma inteligência brilhante conviver sem maiores problemas com uma indisfarçável estupidez. A estupidez torna à inteligência e diz: “Dá-me um cantinho no sótão; logo me vou.” Mas antes que se perceba ela ocupou a casa inteira. É o caso, por exemplo, de Janer Cristaldo. Sou leitor assíduo de Cristaldo. Ele escreve muito bem, seus textos são quase hipnóticos e, na maior parte das vezes, ele está certo. lhe fiz vários elogios aqui. Janer, porém, tem momentos de estupidez inexplicável, dos quais, se ele não se envergonha depois, deveria.

Desinformação é Destruição

A desinformação é a maior inimiga da humanidade, a causadora de todos os conflitos, que arma exércitos do tirano, que ergue líderes radicais, que lava cabeça das crianças com ideologia extremista, que condena inocentes e absolve culpados, é a mãe de todas as injustiças da terra, pai do homem-bomba e da guerra.

29 agosto 2006

A arte eterna

Se há uma forma de arte cada vez mais rara, nobre, que é mais elevada e requer maior independência e soberania da consciência do artista frente à contaminação presente em derredor, esta é a “arte pela arte”, a arte desprovida de qualquer alinhamento, qualquer engajamento, alheia a qualquer anseio “social” e livre dos ranços de matriz política, sem aquele panfletarismo vulgar.

28 agosto 2006

Por onde anda a Caridade?

Há tempos que "caridade" vem sendo substituída por "responsabilidade social". Mas atenção: "responsabilidade" é obrigação, e portanto, exigível. "Social" é ampla e perene, e não individual e transitória. Responsabilidade social é, pois, a transferência compulsória e permanente dos recursos de uns em benefício de outros. Não há mais que se falar em fraternidade, repeito, autoconduta ou gratidão. Não há mais valores morais ou religiosos em jogo, mas sim apenas valores político-jurídicos. A exação dos recursos do “responsável social”, agora ditada por quem se apresente como representante da classe beneficiada, não conhecerá limites, seja de quantidade ou tempo.

27 agosto 2006

Bingo!

O destaque na capa do jornal O Globo deste domingo era sobre os bingos, em chamada que falava sobre o faturamento bilionário do setor obtido com liminares e possível pela tolerância policial. Desde 2003, quando a Justiça federal do Rio determinou o fechamento de todas as casas no estado, o mercado, em vez de diminuir, aumentou. São hoje 47 bingos no estado, segundo a reportagem do jornal. E a vista grossa da polícia permitiria que a exploração dos bingos seja um negócio bastante rentável.

26 agosto 2006

CRISTOFANO ALLORI, Judite com a cabeça de Holofernes, 1613, Óleo sobre tela, 139 x 116 cm

O Oriente Médio do século XXI está pródigo em servir de comparação a eventos bíblicos. Judite, a heroína do povo hebreu, traz-nos à reflexão sobre a vocação totalitária daqueles que pregam o fim de Israel. A imagem ao lado, detalhe da obra que iremos observar, é um libelo contra a opressão que insidia os indivíduos.

25 agosto 2006

O Resgate de Robin Hood

“Roubar dos ricos para dar aos pobres” tem sido a máxima que acompanha o mito em sua versão mais conhecida, aliás, bastante propícia para ser oportunamente aproveitada, em tempos de alta do pensamento politicamente correto, por defensores de teorias igualitárias e coletivistas. Na linha oposta, os defensores dos ideais conservadores lamentam a popularização e o glamour de a quem não consideram mais que um ladrão. Afinal de contas, seria Robin Hood um herói ou um fora-da-lei?

23 agosto 2006

Conheça o MinasBlog

Convidamos os leitores a conhecerem o Minas Blog, com seus interessantes artigos e entrevistas sobre os acontecimentos de Minas Gerais. A Internet, cada vez mais, tem se firmado como o "Novo Mundo" da liberdade de expressão, a trazer alento e esperança contra a sufocante patrulha imposta pela mídia tradicional. Congratulamos os responsáveis pela iniciativa e desejamos sucesso ao empreendimento.

E se o adversário fosse Hitler?

Alckmin vai disputar uma eleição com Hitler? É melhor não mencionar aqueles seis milhões de judeus incinerados nos fornos crematórios. Pode pegar mal, nós vamos perder o voto dos anti-semitas. O adversário é Stalin? Esqueça o Gulag e as dezenas de milhões de indivíduos mortos pelo comunismo - eles não vão votar mesmo! Põe aí umas cenas da infância do Geraldo, que é melhor. O adversário é um corrupto amoral que mal sabe ler e escrever, cujo "governo" é constituído por uma quadrilha acusada de infringir quase todas as normas do Código Penal (incluindo assassinato), cuja família está envolvida em diversas falcatruas, e que está drenando todos os recursos do Estado para comprar a consciência e o voto dos eleitores mais pobres? Ora, combatamo-lo com umas cenas da barbearia onde Alckmin cortava o cabelo quando era mais jovem. Quem bate, perde.

Simbiose Artística

“Eu me sinto eufórico com os resultados do governo Lula; costumo dizer que estou indignado com os indignados.” (Wagner Tiso) - O presidente do “mensalão” participou nessa segunda-feira de um encontro com artistas na casa do ministro Gilberto Gil, em São Conrado. O apoio de boa parte da classe artística ao presidente Lula parece incondicional – ao menos no que diz respeito aos aspectos éticos. Provavelmente, tamanho apoio, mesmo depois de tantos escândalos, está condicionado somente às polpudas verbas que o governo vive despejando para esses artistas. O cão não costuma morder a mão que o alimenta...

Nenhum deles é liberal

Se Roberto Campos estivesse vivo, ou então Afif Domingos, disputando a presidência da República, pode ter certeza que meu voto iria para eles.

As contradições do socialismo - parte 2

Promete a verdadeira democracia, mas se instala por meio de uma ditadura. Visa proporcionar liberdade máxima às pessoas, mas primeiro controla o que você faz, o que pensa e para onde vai. Promete a fartura, mas causou milhões de mortes por fome. Seus aplicadores mais ferrenhos estão no topo da lista dos maiores tiranos do último século. Ironicamente, seus maiores progressos se deram por competir com outro sistema de produção. Esse é o socialismo.

22 agosto 2006

Cachorro de Palha

Em Cachorros de Palha, o professor da London School of Economics, John Gray, causa bastante polêmica ao afirmar que a técnica evolui, mas a ética humana não. Ele diz que a ciência pode ter aumentado o poder humano, mas também permitiu que o homem causasse maior destruição. O conhecimento, segundo o autor, não nos torna livres, e sim “nos deixa como sempre fomos, vítimas de todo tipo de loucura”. John Gray diz que trata-se de uma heresia moderna a crença de que o objetivo da vida é a ação, lembrando que para Platão, por exemplo, a contemplação era a mais elevada forma de atividade humana. O objetivo não era mudar o mundo, mas enxergá-lo corretamente. Apesar de podermos pescar uma ou outra mensagem interessante no livro, ele está repleto de contradições. Veremos algumas delas.

Jornalismo brasileiro: Distorções e Síndrome de Ricúpero

Escrevi uma cartinha para a Zero Hora de Porto Alegre reclamando


Por um país progressista

O Brasil teve “a vida inteira que podia ter sido e que não foi”, mas, se a Bandeira ainda restava um tango argentino, a nós só nos resta a real visão do inferno, com Mano Caê cantando Leãozinho, sendo chamado por razões insondáveis de “intelectual”, tendo suas modas de viola ensinadas nas escolas ao lado da Última Flor do Lácio, inculta (porém muito menos que Caetano) e bela, que tem o trom e o silvo da procela, como se fosse a mesma coisa.

21 agosto 2006

Não Somos Racistas

O racismo, até então inexistente como uma característica predominante da nação brasileira, que sempre teve orgulho de sua miscigenação, pode estar florescendo por aqui. A mentalidade maniqueísta que divide o povo entre brancos e pretos está por trás desse lamentável fato. Eis a tese defendida com sólidos argumentos pelo jornalista Ali Kamel em seu recente livro Não Somos Racistas, uma leitura fundamental para quem pretende compreender melhor os rumos que o país está tomando na questão racial.

P.R.O.P.I.N.A.

Ser um ferrenho esquerdômano e dizer que não é, ou dizer que não é de direita nem de esquerda, afirmando que estas seriam classificações anacrônicas, mas sem conseguir parar de tagarelar canhotismos um instante sequer. Eis o que fazem os praticantes do Plano Revolucionário de Ocultação Político-Ideológica Narcisista e Alienante – P.R.O.P.I.N.A.. Leia mais aqui.

20 agosto 2006

O Legado de Walt Disney

Filho de um fazendeiro pobre, Walt Disney começou a trabalhar muito cedo. Gostava de desenhar, e costumava antropomorfizar os animais. Tinha o espírito empreendedor americano em altíssimo grau, e com 20 anos já tinha sua própria empresa, que falira – o que não o impediu de tentar novamente. A história de Walt Disney mistura-se com o desenvolvimento da indústria de entretenimento americana. Seus valores pessoais, tais como o individualismo e a importância da família, revelaram-se ingredientes fundamentais para o sucesso da nação mais rica do planeta.

Geraldo Alckmin no País das Maravilhas

Geraldo Alckmin encheu meu saco. Bem faz o Diogo Mainardi ao evitar vê-lo na tv. Quem conhece, não vota. Se fosse votar, desiste na hora. Como o homem é ruim. No duro! Se eu votasse, preferiria desperdiçar meu voto no Lula. Geraldo Alckmin não vale a tempo que gasto com ele.

Certo, ninguém suporta mais o nambiquara-mor, o Apedeuta da Silva. Mas olha a opção que sonrou: o Picolé de Chuchu. Ele acaba de avisar que não vai bater no Lula. Acredita? Todos os eleitores de Geraldo Alckmin só esperam isso ele. Como eleger um candidato que nem ouve seus eleitores? Como votar em alguém que não fará o que queremos?

Ler Mais...

18 agosto 2006

As contradições do socialismo - parte 1

Demonstre como a prática socialista é odiosa e distante da teoria; conteste o lado humano, enfatizando a falta de liberdade de expressão, política e artística; mergulhe no mecanismo da ideologia e aponte que ninguém sabe como chegar na "fase final" do socialismo. Mas para o socialista de verdade, fatos não importam.

Frei Betto e a Cidade Perdida

O ano é 1958. Havana está mergulhada em um caos de bombas, assassinatos políticos, incerteza quanto ao futuro. Fidel e Che armam-se nas montanhas e atraem jovens idealistas de todas as classes para o sonho revolucionário. Desesperançado, o pai do personagem principal comenta: - Até o próprio Cristo se muniu de um chicote para pôr ordem no caos. Acho que estamos precisando de um Cristo com um chicote. O que nem ele nem o filho sabiam é que o próprio Fidel Castro se proporia a ser esse novo Cristo às avessas... Leia em Flor de Obsessão

Causas, conseqüências e inseticidas

Desde a promulgação da atual Constituição, em 1988, e as conseqüentes reformas na legislação infraconstitucional, o Brasil passou a ter uma das legislações penais mais frouxas do mundo. E o que aconteceu no país do final da década de 80 para cá? Uma explosão incontrolável da violência.

16 agosto 2006

Não vote em Suplicy!

"O Suplicy é ético. O Suplicy é honesto. O Suplicy é correto." Suplicy é obrigado, como filiado ao PT, a seguir o que o partido como um todo decide. Suplicy deverá lutar pela morte de crianças. Suplicy deverá lutar por transformar a religião em crime. Por mais "honesto" e "correto" que ele seja, ele será obrigado, pelo estatuto de seu partido, a fazê-lo. Então, eu faço o pedido urgente: não vote no Suplicy!

15 agosto 2006

Saco de Pancadas

A lógica da mídia é complicada, a não participação em uma batalha não evita o ataque, nem dispensa defesa. No debate promovido pela rede Bandeirantes, Luis "o Fujão" Inácio foi o prato preferido dos debatentes. leia o post na íntegra em Carl, o Vigilante

14 agosto 2006

Os Filhos de Lula

O presidente/candidato Luís Inácio Lula da Silva endureceu o discurso no fim de semana, em Fortaleza. Lula, que gosta de monólogos e vai fugir dos debates eleitorais, criticou “as elites” e o que chamou de “direita raivosa”. Todo populista que almeja ser como Chávez ou Fidel culpa sempre essa tal de “zelite” pelos males da nação. Curiosamente, elite mesmo são os “intelectuais” ricos que adoram Lula, como Verissimo e Chico Buarque, ou então os privilegiados funcionários públicos e sindicalistas, que também gostam muito do molusco. Já quanto a essa tal de “direita raivosa”, seria interessante que o apedeuta explicasse quem exatamente representa a direita no país, posto que o cenário político é caracterizado por um monopólio esquerdista. Será que o presidente considera direita o PMDB fisiológico do seu camarada José Sarney?

13 agosto 2006

Fatos Sobre Fidel Castro

(...) 26) Biólogos afirmam que Fidel Castro foi o motivo da extinção dos dinossauros. Ele resolveu administrar o planeta. Há 60 milhões de anos. 27) Quando o Bicho-Papão vai dormir em Cuba, ele deixa a luz acesa com medo de Fidel Castro. 28) Uma imagem vale mais que mil palavras. Fidel Castro não vale uma letra. 29) 70% do corpo humano é feito de água. Isso não se aplica a Fidel Castro. Ele não é humano. 30) Se "Exterminador do Futuro" fosse com Fidel Castro, seria um documentário. 31) O filme "Alien vs. Predador" era originalmente "Alien e Predador vs. Fidel Castro". Mas foi cancelado, pois perto de Fidel Castro, Alien e Predador são dois ursinhos de pelúcia.

Sobre roletas, 21, blackjack e baccarat.

Não duvidem que o Jogo do Bicho seria permitido, se o Estado mantivesse o monopólio desse jogo, mas como não é.

12 agosto 2006

O Dedo de Deus

“A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como útil.” (Sêneca) - Em comício no Rio de Janeiro com o candidato Marcelo Crivella, da Igreja Universal, o presidente Lula apelou até para Deus em busca de votos. O apedeuta disse que “quando Deus criou o mundo, botou o dedo no Rio e falou: vai ser a cidade mais bonita do mundo”. Deixando de lado o fato de que existem várias outras cidades tão belas quanto o Rio no mundo, mas sem seus infindáveis problemas de miséria e violência, o realmente chocante veio sem seguida, quando o presidente disse: “Para o Rio compensar a genialidade de Deus é preciso escolher alguém que tenha compromisso com Deus”. Pronto. Apelo à autoridade divina. Quem sente-se privilegiado por viver na cidade maravilhosa – fugindo das balas perdidas – tem obrigação moral de atribuir isso a Deus e, ainda por cima, expressar tal gratidão votando em Crivella. Agradeço ser ateu nessas horas. Graças a Deus!

Não ofende, não é mesmo?

Como se obter paciência para lidar com essa esquerda-Häagen-Dasz que toma as dores do Hezbollah? Leia mais aqui.

Túnel do tempo

Não faz muito tempo, arrumando a minha escrivaninha, eu encontrei um botton "LulaLá" remanescente da última eleição presidencial. Após alguns momentos olhando abobalhado para aquele treco, veio o choque: caramba, até um par de anos atrás, eu acreditava nesse cara! Lembranças desagradáveis ("eu sempre votei nesse cara nas eleições presidenciais!") passaram pela minha cabeça - mas eu rapidamente as reprimi. Eram coisas de vidas pregressas, de uma outra encarnação.

11 agosto 2006

Cinismo Profissional

“Ninguém pode usar uma máscara por muito tempo: o fingimento retorna rápido à sua própria natureza.” (Sêneca) - Esqueçam Tom Hanks. Esqueçam Anthony Hopkins. Esqueçam Jack Nicholson. Esqueçam até mesmo Kevin Spacey. Quando o assunto é representar um papel, não existe ninguém como Lula. Nosso presidente é um grande ator. Não estamos falando de amadores, mas de profissionais. Sêneca não teve a oportunidade, no seu tempo, de conhecer alguém como nosso apedeuta. Caso contrário, não teria cunhado a frase na epígrafe. O presidente usa sua máscara por tantos anos que seu rosto verdadeiro já se confunde com ela, ambos tornando-se um só, uma verdadeira cara-de-pau. A entrevista para o Jornal Nacional ontem apenas confirmou isso.

Estande Virtual

Para aqueles que amam ler, pretendem gastar pouco e sentem dificuldades em encontrar livros desejados na maioria das grandes e médias livrarias,vai aí uma dica:

10 agosto 2006

A Burguesia Fede?

Porque será que os artistas, em sua esmagadora maioria, sempre se colocaram contra a liberdade de mercado? No Brasil, é possível até mesmo falarmos de uma unanimidade. Até hoje, são tão raros os testemunhos em contrário, que só é possível lembrar as exceções pelo reconhecimento da extrema coragem manifestada por uns poucos corajosos, cônscios de toda repercussão negativa a pairar-lhes sobre as cabeças...

Pallywood: Notícias de araque "de acordo com fontes palestinas

Nestes tempos de "massacres", manipulação de fotos e um infindável etc de jornalismo parcial, nada como rever "Pallywood".

México: López Obrador, chantagem política e efeito "boomerang"

A deseperação dos populistas mexicanos e latino-americanos pelo fato do México estar escapando de suas mãos se explica, ainda que não se justifique, entre outras razões porque desmente o "mito" publicitário sobre a irreversibilidade do avanço ezquerdista no continente

Escatologia de Botequim

“Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade; um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade.” (Winston Churchill) - Todos conhecem a história de Joãozinho e o leão. O garoto alertava que havia um leão em seu quintal, gritando por socorro para sua mãe. Esta aparecia desesperada, ofegante, mas nada de leão no quintal. Os falsos pedidos de socorro repetiram-se tanto que, no momento em que havia um leão de verdade ameaçando o pequeno João, sua mãe não mais acreditou, e o garoto foi engolido pela fera. A confiança, após tantos alertas infundados, foi perdida. Em muitos aspectos, os eternos “profetas do apocalipse” são como Joãozinho.

Ao Felipe, com carinho

(...) O glorioso Felipe Scaluto caiu de pau no pobre do Gedankien por este ter dito que os brasileiros são mesquinhos e os americanos são gente boa. Ficou brabo! Disse que eu era antibrasileiro, preconceituoso, não conhecia o método científico e, entre outras coisas, fez uma insinuação de que eu sou uma olavete. Bastante original! Agora vamos nos divertir com o senhor Scolavo. (...)

Encarando de frente!

Olavo de Carvalho abre as portas dessa luta dos cegos contra algo que eles jamais vencerão, e disseca o processo que levou o mundo atual a condenar os democratas e defensores da liberdade, ao passo que glorificam os socialistas fracassados e o processo da revolução mundial promovida pelo totalitarismo islamita. A guerra assimétrica nasce daí, e penetra, inclusive, dentro de nossas casas, tal qual comentei no artigo Os Justiceiros.

09 agosto 2006

Confronto com um Pseudo-Intelectual Vermelho

Discussão tida no orkut há umas duas semanas, onde um comunista (que aqui, terá seu nome trocado) tentou argumentar pela superioridade filosófica do marxismo sobre o liberalismo e se melou todo quando eu repliquei. Deixo o link do tópico à disposição para quem quiser acompanhar tudo na íntegra. Eis minhas respostas:
Essa é uma discussão interessante. Será boa para demonstrar as falácias do socialismo.

Bispos cubanos, Castro e a “paz” dos paredões

A Conferência dos bispos Católicos de Cuba, que agora pressiona as consciências dos fiéis para que rezem pela saúde do Lobo vermelho, é a mesma que jamais se atreveu a pedir publicamente orações pelo rebanho dizimado, pelos milhares de presos políticos agonizantes nos cárceres, pelos condenados a morte e pelos fuzilados nos paredões.

O Petróleo e a Inflação

Com o preço do barril de petróleo chegando perto de US$ 80, as lembranças dos tempos de estagflação vividos durante os choques na década de 70 voltam a assombrar os investidores. A crença é de que a alta no preço do “ouro negro”, importante insumo para toda a cadeia produtiva, gera um efeito dominó, pressionando todos os outros preços, além de reduzir a atividade econômica. A combinação explosiva teria como resultado, portanto, o pior dos mundos, com inflação acelerando e crescimento desabando. A própria ata do Fed incita tal medo, ao afirmar que “elevados níveis de utilização de recursos e dos preços de energia e outras commodities têm o potencial de sustentar pressões inflacionárias”. Mas será que faz mesmo sentido econômico isso?

Folha do Porto

Bom dia (09h54min de 09082006). Em http://folhadoporto.blogspot.com as colunas da última edição do mensário on paper Folha do Porto, que circula com 14 mil exemplares no bairro Menino Deus e arredores, área central de Porto Alegre, público das classes A e B predominantemente. As colunas são Metralhadora Giratória, Veneno na Câmara [de vereadores], Raios & Trovões. Mais um artigo sobre a intervenção estatal em drogarias do RS (a obrigação de manter farmacêuticos no balcão). Já em http://fdoporto.blogspot.com artigos da lavra do editor do Folha do Porto, porém não publicados naquele mensário. Enfim, estão separadas as redações publicadas no jornal e os artigos somente na web, o que, antes, não ocorria. Grato a todos pela atenção e, se houver interesse, desde já agradeço pela leitura. Bertrand Kolesza - redator

08 agosto 2006

Bastos desempregado, já!!!

Ele apareceu de novo. O ministro de uma coisa que ele não sabe o que é, e porta-voz do partido oficial que governa o país da moralidade invertida, Márcio Thomaz Bastos repetiu sua declaração cara-de-pau nessa 2ª-feira: os ataques do PCC não devem ser utilizados, de maneira nenhuma, com fins políticos e eleitoreiros, e devem ser tratados de maneira imparcial.

O Bananão já encheu

O cara já sofre por não fazer o estilo "pai-do-povo" tão caro aos latrino-americanos, e ainda tem de agüentar, no espaço de uma semana, as armações do PTT-PCC, o bombardeio do Jornal Nacional e, para culminar, a divulgação da "pesquisa espírita" do Vox Populi, cujos resultados já haviam sido revelados por Marcos Coimbra (o dono do instituto) antes mesmo da pesquisa começar a ser realizada.

O Mito Sueco

“O melhor lugar para achar uma mão que ajude é no final do seu braço.” (Provérbio Sueco) - Muitos são os que utilizam o relativo sucesso escandinavo para defender o modelo do Estado de bem-estar social. Estas pessoas argumentam que elevados impostos e um extenso welfare state é benéfico para a economia e a população, ignorando a relação causal entre as coisas. Na verdade, os países com pesado welfare state ficaram ricos a despeito deste modelo, não por causa dele. Se replicarmos tal modelo na África miserável de hoje, teremos apenas mais miséria. O economista Stefan Karlsson, que trabalha na Suécia, escreveu para o Mises.org um artigo chamado “The Sweden Myth”, visando a derrubar certas falácias sobre o modelo escandinavo. Veremos os principais pontos do autor.

Será o Capitalismo uma Doutrina Materialista?

A ninguém pode ser dado o direito de preestabelecer um padrão de um bem de consumo, e acusar de pecado, imoralidade ou crime aquele que ousar a inovação. Não se pode medir o nível de espiritualidade ou de felicidade daquele que prefere uma rebuscada cadeira almofadada, com braços trabalhados e o brasão da família gravado no encosto a outra, simples e rústica. Pode-se apenas aferir que escolhendo desta forma esta pessoa encontra maior satisfação. Religião ou espiritualidade, cada um tem a sua, e que a siga e a professe como bem entender.

"Obrigado Sr. Presidente"

Há alguns meses, esta é a frase de abertura do dia na Cidade de Deus em Osasco, num complexo de seis prédios na Estação Conceição do Metro Paulistano ou na Marginal Pinheiros. São milhares de trabalhadores brasileiros que experimentaram, sob o governo do primeiro presidente operário, o crescimento de suas empresas, dos negócios e consequentemente, de seus empregos, carreiras e rendas. Parabéns ao Governo Lulla, cumpriu sua promessa de melhorar a vida dos brasileiros. "Vida longa ao presidente" cantam os engravatados trabalhadores. Engravatados? Leia o posta na íntegra em Carl, o Vigilante

07 agosto 2006

Impressões de viagem

A mediocridade brasileira é obra de séculos. Nossos fracassos são o resultado de esforços persistentes de nossos governantes e de nossa população para que nada por aqui corra o mínimo risco de dar certo. No que tange aos governantes, podemos observar uma série aparentemente infindável de decisões estratégicas erradas tomadas ao longo de nossa história - quase todas apoiadas entusiasticamente pela plebe - que contribuíram, cada uma delas, para que o país seja isso que é hoje.

O Ditador Amigo

Recebi algumas entusiasmadas críticas – na verdade, agressões chulas – por conta de um artigo onde desejava a morte do ditador cubano, Fidel Castro. Espanta a quantidade de pessoas que ainda defende o regime assassino em Cuba. Não são analfabetos que ignoram por completo as informações disponíveis sobre a realidade da ilha caribenha, mas sim gente com acesso à internet e tudo mais que o capitalismo pode nos propiciar – e portanto ausentes em Cuba. São ignorantes voluntários, que se negam a enxergar os fatos. A paixão deles na defesa do indefensável denota total ausência de vestígio racional naquilo que chamamos de cérebro. Defensores de Fidel Castro não merecem o rótulo de homo sapiens – no máximo homo erectus, mas com receio de estar ofendendo nossos antepassados.

Será uma fuga?

Ouço os mais diversos argumentos em prol desse sistema: "O estado é que deve zelar pela educação" "A saúde pública é disponível a todos, enquanto no sistema laissez-faire não" "Não importa que os impostos sejam altos, desde que os impostos revertam para a sociedade"

06 agosto 2006

Miséria vicia

Que o ‘bom’ é inimigo do ‘melhor’ é sabido. O que me espanta é perceber que o ‘ruim’ é inimigo dos dois, e parece ser tão cativante, ao menos para alguns. Me assombra ver tantas pessoas se contentarem com tão pouco. Sabe aquela pessoa que, de tão acostumada a ver as atrações musicais do programa do Faustão ou das rádios FM, “acha chato”, “pra velho”, escutar um virtuoso pianista executar Liszt (ah, Liszt) ou então a Sinfônica de Viena? Pois é. Leia mais aqui.

05 agosto 2006

Zoo

A imprensa só pode ser compreendida e interpretada através da aplicação de um teorema fundamental, conhecido como o “Principio do Jardim Zoológico”. O jornalismo, escrito ou emitido, é composto por dois elementos básicos, o informativo e o editorial. Os dois aspectos são inseparáveis. Ninguém vai a um jardim zoológico para ver moscas, gatos, rãs e caracóis. Um Zôo não é uma quinta e os animais que tem são representativos da fauna nacional. Foram esco-lhidos precisamente por serem alheios a essa fauna. Os seus símbolos são leões e zebras, elefantes, hipopótamos e chipanzés. O interesse do jardim é a apre-sentação de animais de outras realizadas exóticas, originais e inesperadas.

04 agosto 2006

Soluções legais

Luiz Inácio não está seguindo o Manual do Perfeito Idiota Latino Americano, nem tentando copiar Hugo Chávez ou Evo Morales. Está apenas cumprindo uma tradição típica de países autoritários, a tentativa de mudar a realidade por meio de decretos.

03 agosto 2006

A Derrocada da Rodada de Doha

Quanto mais indivíduos e empresas participando do livre comércio, melhor. Cada um pode focar em sua vantagem comparativa e obter, através de trocas voluntárias, muito mais do que iria obter por conta própria. A globalização enriquece, enquanto o fechamento das fronteiras prejudica os consumidores. Basta observar países como Taiwan, Cingapura e Hong Kong e compará-los a países como Cuba e Coréia do Norte. Com este fato em mente, não há como deixar de lamentar o fracasso das negociações em Doha.

A morte de Fidel

Sei que é pecado desejar a morte de alguém. Mas, quando a morte de alguém é um sinal alvissareiro do fim do sofrimento de muitas pessoas, continua sendo pecado? Continua no Flor

02 agosto 2006

ENFIM JUNTOS

A boa notícia de campanha é o acordo entre os três candidatos do PSDB, Alckmin, Serra e Aécio, finalmente selaram sua colaboração para vencer o PT. Numa padaria, com direito a café com leite, os três tucanos mostram ao eleitorado que agora a música será diferente. Com preferência sólidas e possibilidade de encerrarem a fatura já no primeiro turno, os dois candidatos ao governo eram o maior entrave para a decolada de Alckmin. Leia o post na integra em Carl, o Vigilante

Já Vai Tarde... Se For!

Já coloquei um champanhe no gelo. Uma Veuve Clicquot. A notícia merece tamanha celebração. Fidel Castro está internado, possivelmente beirando à morte. Antes que os “humanistas” critiquem o fato de se comemorar uma morte, de qualquer ser humano que seja, pergunto: quem não ficaria feliz com a notícia da morte de um Hitler? Certas pessoas não são humanas, mas sim monstros disfarçados em carcaça humana. Como nunca segui a ditadura do politicamente correto – tampouco respeitei a ditadura cubana, como tantos “artistas” e “intelectuais” brasileiros – pretendo sim beber em homenagem ao tão esperado falecimento do ditador cubano. Milhões de cubanos exilados em Miami estarão compartilhando deste momento feliz, assim como vários cubanos em Cuba mesmo, só que calados, com medo do que vem depois. A morte de Fidel deveria ser celebrada por qualquer um que defende a liberdade.

01 agosto 2006

Gustav Klimt

O artista vienense Gustav Klimt é o principal representante entre as artes decorativas com as vanguardas artísticas do século XX. Reagindo contra a arte oficial, em que ele mesmo era dos mais representativos exemplos, cria uma arte original, mesclada de erudição e liberdade.

Os Justiceiros

A criminalidade brasileira possui um aspecto peculiar: seus criadores e cúmplices sempre reclamam quando são feitas simples alusões aos seus crimes e fazem cara de choro quando culpados, especialmente ao serem pegos no flagra. Porém, há um detalhe ainda mais importante: as reações são causadas por um ar arrogante e um contra-senso que se manifesta no reclame moral de suas atitudes, como se, na verdade, eles não fossem os culpados... mas as vítimas!

Sociedade Consumista, Não: Produtivista!

Hoje até que parece, depois de tantas notícias sobre aviões, pijamas de algodão egípcio, games para celulares, Land Rovers e caixas de uísque forradas com dólares, que a sentença anda meio em desuso. Não obstante, ainda perduram comentários neste sentido, por parte de quem tem a cabeça contaminada pelas idéias marxistas, para as quais o capitalismo significa uma sociedade de pessoas “consumistas”, seja lá o que isto signifique...

O Canto da Sereia

Na mitologia grega, habitavam uma ilha do Mediterrâneo diversas sereias, cujos cantos atraíam os navegantes de forma irresistível. Ao aproximarem-se da ilha, seus barcos batiam nos recifes e naufragavam. As sereias, em seguida, devoravam suas vítimas. O herói homérico de Odisséia, Ulisses, desenvolveu uma solução simples porém eficaz: ordenou que sua tripulação tampasse os ouvidos com cera e amarrassem-no ao mastro, não podendo soltá-lo de forma alguma, ainda que ele gritasse para tanto. Sobreviveram. A idéia de Ulisses partiu do reconhecimento de sua própria fraqueza. Ele sabia que no impulso do momento, qualquer reflexão mais sóbria ponderando o longo prazo seria inócua. Sua racionalidade foi capaz de pesar isso antes na balança das preferências temporais, e isso salvou sua tripulação do fatal canto da sereia. Heloísa Helena não é uma sereia. Nem de perto! E sua voz estridente está longe de parecer um canto divino e irresistível. Ao menos àqueles cuja audição funciona bem. Mas por algum motivo bizarro, seu canto ainda conquista milhões de seguidores hipnotizados, encantados com promessas messiânicas.

As tentações capitalistas

Desde a Revolução Francesa as esquerdas defenderam o equalité antes do liberté. Uma visita à realidade mostra que aqueles que combatem os privilégios são os que mais se aproveitam deles, uma vez no poder.