Mostrando postagens com marcador lógica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador lógica. Mostrar todas as postagens
30 setembro 2009
Os sofismas da “fé” pós-moderna
Que Brian McLaren não entende nada de cristianismo, eu já sabia. A novidade aí está: ele também não sabe nada da filosofia (se é que pode ser assim chamada) dita pós-moderna. E os caipirões que tudo fazem para estar na moda, por mais que destruam a fé, vão na onda. Infelizmente.
Clique no título do post e leia mais no blog Profeta Urbano.
09 junho 2009
Uma breve reflexão sobre a necessidade lógica da transcendência
O espaço-tempo limita o homem necessariamente. Primeiro porque o homem tem vida temporal limitada. Todos, sem exceção, nascem, crescem e morrem tendo, portanto, uma vida finita. Isso torna inviável o conhecimento total do homem acerca da realidade porque cada indivíduo não pode saber o que vem depois da sua morte e menos ainda o que havia antes. Em segundo lugar, o homem está limitado espacialmente. É impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Isso faz com que o homem não conheça diretamente aquilo que está noutro lugar, dependendo do relato de outrem ou do contato indireto por meio do domínio da técnica para seu conhecimento. No cruzamento espaço-tempo, portanto, o homem só pode conhecer diretamente um aspecto da realidade num determinado período, além de depender das complexas relações de confiança no próximo e na técnica para saber o que se passa além de sua limitação cósmica.
Marcadores:
Deus,
espaço-tempo,
espírito,
lógica,
mente,
transcendência
Assinar:
Postagens (Atom)