Mostrando postagens com marcador transcendência. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador transcendência. Mostrar todas as postagens
01 março 2010
A abertura, o Visitante e a salvação
Se eu levo a vida religiosa mais à sério, não é porque quero mudar o mundo, mas porque oro e desejo ardentemente a minha salvação. E a salvação se inicia com a abertura e o convite à Cristo para a nossa vida e a consequente superação das diatribes do Cosmo, das dores dessa vida e do distanciamento para uma vida interior, muito superior às leis que regem a força dos ventos e a intensidade da luz do sol.
Marcadores:
abertura,
Deus,
Jesus Cristo,
salvação,
transcendência
09 junho 2009
Uma breve reflexão sobre a necessidade lógica da transcendência
O espaço-tempo limita o homem necessariamente. Primeiro porque o homem tem vida temporal limitada. Todos, sem exceção, nascem, crescem e morrem tendo, portanto, uma vida finita. Isso torna inviável o conhecimento total do homem acerca da realidade porque cada indivíduo não pode saber o que vem depois da sua morte e menos ainda o que havia antes. Em segundo lugar, o homem está limitado espacialmente. É impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Isso faz com que o homem não conheça diretamente aquilo que está noutro lugar, dependendo do relato de outrem ou do contato indireto por meio do domínio da técnica para seu conhecimento. No cruzamento espaço-tempo, portanto, o homem só pode conhecer diretamente um aspecto da realidade num determinado período, além de depender das complexas relações de confiança no próximo e na técnica para saber o que se passa além de sua limitação cósmica.
Marcadores:
Deus,
espaço-tempo,
espírito,
lógica,
mente,
transcendência
Assinar:
Postagens (Atom)