31 março 2007

Paixão pela farda

Quando eu era "militante estudantil" do PT, eu andei freqüentando reuniões da finada "Convergência Socialista", então tendência trotskista do PT e embrião do heróico PSTU. As reuniões das "células" da tendência seguiam um ritual padrão. Eu não lembro de tudo o que acontecia, mas eu sei que havia sempre um item de pauta chamado "conjuntura" ou "discussão sobre a conjuntura". E durante as discussões sobre a conjuntura os fiéis da seita quase sempre a classificavam como "pré-revolucionária" ou "eminentemente revolucionária". Os padeiros de Cochabamba entraram em greve? Estamos vivendo uma conjuntura pré-revolucionária na América Latina, precisamos estar preparados! Detalhe: isso acontecia na mesma época em que a União Soviética se esfarelava e a população de quase todos os países (ex)comunistas derrubava as estátuas de Lenin e Marx.

Um comentário:

Abreu disse...

Nemerson,

É curiosamente perturbadora a necessidade de "um ideal para viver" desses fanáticos. Todavia, eles alcançam objetivos [mesmo os maus escusos] de modo altamente eficiente.

Por outro lado, resta evidente que a nós, oposicionistas do que elles representam, falta alguma coisa que nos "dê liga".

Precisamos encontrar esse "elemento" urgentemente!

Sds.,