Em 1937 foi organizada em Munique a Exposição de Arte Degenerada. O objetivo dos nazistas era desqualificar a arte moderna, pois sua ideologia só aceitava a valorização da monumentalidade e da raça superior. Tudo que fosse contrário aos seus ideais recebeu o rótulo de arte degenerada. Na imagem ao lado Hitler inspeciona os preparativos da exposição às vésperas da inauguração. 30 setembro 2006
Arte Degenerada
Em 1937 foi organizada em Munique a Exposição de Arte Degenerada. O objetivo dos nazistas era desqualificar a arte moderna, pois sua ideologia só aceitava a valorização da monumentalidade e da raça superior. Tudo que fosse contrário aos seus ideais recebeu o rótulo de arte degenerada. Na imagem ao lado Hitler inspeciona os preparativos da exposição às vésperas da inauguração. Demarquia Já!
Enquete de outubro do Blog Sociedade Aberta já está no ar.
29 setembro 2006
Luís Inácio Collor de Mello
Nosso cara-de-pau-brasil
Monólogo de Eldorado
Mamãe eu quero!
Nem todos os que votaram contra a proibição do porte de armas de fogo pretendem ter uma. Era uma questão de princípio. No caso da proibição dos castigos físicos a crianças é a mesma coisa. Trata-se de reagir à tentativa do Estado não só de invadir o "asilo inviolável" do indivíduo como ditar como ele deve relacionar-se com seus filhos.28 setembro 2006
Em Berlim
"Chegamos à capital alemã pela noite. Na estação de trem,um episódio insólito: um mendigo (sim,a Europa tem mendigos,embora muito menos do que o Brasil) veio nos pedir dinheiro. Em alemão, naturalmente. Meu amigo respondeu, em inglês, que não falava alemão e o pedinte, prontamente, refez seu pedido - em inglês! Ficamos boquiabertos com o que vimos. Meu amigo não teve saída senão atender ao pedido do mendigo.Mais piadas sobre a União Soviética (3ªparte)
26 setembro 2006
"A vanguarda do Atraso" - de volta ao futuro?
powered by performancing firefox
Entre a nobreza e a vulgaridade
Li e reli alguns textos do filósofo e jornalista espanhol Ortega y Gasset. Ortega escreveu um livro chamado “A rebelião das massas”. Senti uma afinidade espiritual fora do comum com este filósofo da terra de Cervantes. Resolvi escrever comparando algumas de suas idéias com minhas observações.
Excerto:
Para Ortega, nobreza é sinônimo de vida esforçada, posta sempre a superar-se a si mesma, “a transcender do que já é para o que se propõe como dever e exigência”. Afirma que, desta maneira, “a vida nobre fica contraposta à vida vulgar e inerte, que, estaticamente, se reclui a si mesma, condenada à perpétua imanência, caso uma força exterior não a obrigue a sair de si. Daí que chamemos massa a este modo de ser homem - não tanto porque seja multitudinário, quanto porque é inerte”.
O Bode Expiatório Inexpiável
O Brasil Precisa É de Paparazzi
Domingo é feriado (que redundância) e, já saturado como estou, não consigo nem acompanhar os noticiários. Euclides da Cunha, dirigindo-se à Floriano —não me culpem se não concluíram o 2º Grau e só saíram de porre — enfim, Euclides disse que não foi o presidente que se ergueu, mas a nação que afundou. Eu ainda estou tentando salvar-me, de qualquer forma possível, mantendo a cabeça alta e respirando quando posso. Recomendo fazer a mesma coisa. Mas é a questão que cansei de tanta discussão desnecessária. A solução para o Brasil é uma só: precisamos de paparazzi.
É sério.
Continue Lendo, ora bolas...25 setembro 2006
Leia o nosso editorial da Semana!
O Aborto, sob uma Visão Liberal
O zigoto possui um DNA diferente do pai e da mãe, denunciando a formação de um novo indivíduo, ou melhor, de um novo ser humano. Do ponto de vista da doutrina liberal, portanto, não será exagero dizer, conquanto possa ser hilário, que o zigoto é a pessoa mais pobre da sociedade, pois todo seu patrimônio consiste em uma única célula! O Imbecil relançado
24 setembro 2006
Se houver segundo turno Alckmin está eleito
23 setembro 2006
Ainda PT, Suplicy e o Aborto
Dúvida existencial
'Nine-eleven': um ponto sem retorno
Como perdemos o 11 de Setembro
Ainda o 11 de Setembro
A Direita que não havia
Mais piadas sobre a União Soviética
22 setembro 2006
21 setembro 2006
Pesquisa Ibope e o segundo turno
Pesquisa Mensal de Emprego – Fonte IBGE
Receita de "Lencinhos"
20 setembro 2006
Espinheiro, avalanche...
Contra o Brasil, o Site
Enfim, chegou o dia. Tão inevitável quanto à morte, a fome ou a menina feia da sala, o dia chegou. Sei que manifestações de apoio, indignação e tristeza aparecerão. Resignem-se. No Breves Notas, de política eu não falo mais.
Para isso eu e o Gustavo criamos o Contra o Brasil, o site.
Aos que me acompanham a mais tempo, lembrar-se-ão do finado Capitolio.org - um site sobre política e tudo o mais. Saiu do ar. Foi antes dos petistas perderem seu último pingo de moral ética (outros dizem que nunca tiver alguma, but anyway). Foi preciso. Não queríamos, mas fomos obrigados. A regra é clara: se seu site é visitado regularmente por alguém em Câmaras de Deputados ou Vereadores, cuidado. Dia a mais, dia a menos, um assessorzinho de terceiro escalão vai querer subir na vida às suas custas.
Coisas da vida.
Continue a LerÉ Lula de novo, na bunda do povo.
Piada sobre a União Soviética
19 setembro 2006
Reinaldo Azevedo em Porto Alegre
O Monopólio da Virtude
Congresso dos Estudantes da Unicamp
18 setembro 2006
Então...
Governo Mundial Islamita
Podem os Gays Ter o Direito de Adotar?
Em todas as formas de convívio social, seja qual for a situação, intermediárias entre a pior possível e a melhor possível, sempre a criança terá um destino melhor do que entregue à própria sorte. Ao deixarmos para o Estado definir quem pode e quem não pode adotar, estamos lhe delegando o poder de definir qual a fórmula que será tida como padrão, sendo que todas as outras soluções, consideradas inferiores, serão proibidas.Ação Humana: Um Tratado de Economia
Editorial da Semana
Árvore com Pé de Barro
17 setembro 2006
16 setembro 2006
Nossa nação não é bicolor
Morreu Oriana Fallaci
14 setembro 2006
Menos Estado, Mais Progresso!
Sabe a última do PT?
Enfim, a verdade!
13 setembro 2006
O Ovo da Serpente, de novo
12 setembro 2006
JÁ SE FORAM 5 ANOS
COINCIDÊNCIAS OU PROVAS?
Substituição Tributária Progressiva - O que é isto?
11 setembro 2006
Carta-Resposta a FHC
Demorou, demorou muito, mas aconteceu. O presidente Fernando Henrique Cardoso publicou uma carta aberta chamando os bois de bois, os fatos de fatos, e os problemas pelo nome. Além disso, escreveu bonito e certo. Mais que um simples balanço do atual PSDB e da rarefeita oposição ao governo de Luís Inácio da Silva, é um texto que aponta os próprios erros internos e externos do partido, e com audaciosa precisão — fato raro na recente história política nacional. Porém, o que não tardará, será a reação à coragem de Fernando Henrique. Diante do quadro político favorável, a esquerda tentará inibir com unhas e dentes (e quem sabe, com projetos de lei) qualquer tentativa de fortalecimento de seus opositores, políticos ou não.
10 setembro 2006
A Cruzada Reversa
“Existem momentos na vida onde manter-se em silêncio é um erro, e falar uma obrigação; um dever cívico, um desafio moral, um imperativo categórico do qual não podemos escapar.” (Oriana Fallaci) -
Passados cinco anos do atentado terrorista que estarreceu o mundo, choca-me que muitos ainda preferem ignorar fatos da realidade sobre o que representa a verdadeira ameaça islâmica. À época do ataque coordenado por Bin Laden, a escritora italiana Oriana Fallaci escreveu um pequeno livro – um verdadeiro desabafo – intitulado The Rage and the Pride. Trazer alguns pontos da autora nessa data, para relembrar determinados argumentos esquecidos, é meu objetivo com este artigo.
100 MOTIVOS PARA NÃO VOTAR NO LULLA!
Declaração de intenção
Deserção Justa
Tentando convencer os leitores da malignidade do exército americano, o jornalista da Isto É Osmar Freitas Jr. escreve um artigo comentando a deserção de 5,5 mil soldados, e acrescenta a seguir o depoimento de duas testemunhas somente para induzir que todas estas deserções foram por motivos de consciência devido às supostas atrocidades cometidas no Iraque, quando então ele encerra com a frase “para muitos soldados não falta coragem, sobra consciência”.
09 setembro 2006
Complexo de Inferioridade
Cuidado com essa frase
O polvo ao jantar
08 setembro 2006
Os motivos do inexplicável
Leia o nosso Editorial, por Hélio Rodrigues Pereira!
07 setembro 2006
A carta de FHC
06 setembro 2006
Vereadores Federais
04 setembro 2006
Lucas, o Socialista
02 setembro 2006
As contradições do socialismo - parte 3
Era uma vez, um país que adotou um novo regime. Nele, o governo e o partido eram um só. Toda a produção foi planejada e conduzida pelo Estado para levar a nação à glória. A classe dos exploradores do povo foi toda extirpada. E o serviço secreto cuidaria do resto. Parece a Rússia pós-revolução comunista de 1917? Mas não é. É a Alemanha nazista.


