tag:blogger.com,1999:blog-24593776.post114585037100099832..comments2023-10-19T11:09:30.052-03:00Comments on Blogs Coligados: Futilidade: Você realmente precisa dela ?Marcos Boldrinihttp://www.blogger.com/profile/03355336470229940137noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-24593776.post-1146456559647555092006-05-01T01:09:00.000-03:002006-05-01T01:09:00.000-03:00Parabéns pelo artigo, muito pertinente.Continuando...Parabéns pelo artigo, muito pertinente.<BR/><BR/>Continuando no embalo, gostaria de registrar a confusão que muitos comentadores sociais fazem: é entre o Estado determinar o que as pessoas devem pensar e consumir, e o resultado médio dessas escolhas. No primeiro caso, só existe um tipo de escolha, e não se pode escapar dela. No segundo, há sempre a oportunidade de escolhas "marginais", que fogem do que a maioria consome. Daí muitos colocarem tais estilos de vida como "alternativos" e mesmo "fora do mercado". Mas é justamente o contrário: eles só são possíveis devido a existência do mercado. E as escolhas médias do mercado são dinâmicas: mudam de acordo com o tempo. Não há nenhuma obrigação de seguí-las.<BR/><BR/>O próprio Hayek, no seu livro "Fundamentos da Liberdade" fala da importância dos indivíduos não seguirem os costumes já estabelecidos e lutarem por idéias que estão à margem. E somente a instituição do mercado pode garantir a substituição gradual dos costumes antigos pelos novos, combinando o conservadorismo de seguir a norma e a revolução do experimentalismo, sem contudo ter que sacrificar o que deu certo "até agora" por algo que nos é incerto. <BR/><BR/>Em suma, só o mercado pode garantir que recusemos o que consideramos como "fútil" e não sejamos obrigados pelo Estado a seguir aquilo que consideramos sem valor. Um Estado que obrigasse todos a agirem de maneira útil seria de um tipo conservador, pois a inovação requer justamente o esforço "fútil" e "inútil" no momento presente, mas que pode ser valioso no futuro.Renato C. Drumondhttps://www.blogger.com/profile/02007439072853323430noreply@blogger.com