19 janeiro 2010

O tempo na mentalidade revolucionária (transcrição do programa True Outspeak do dia 5/2/2007)

Coloco a seguir a transcrição do programa True Outspeak apresentado pelo filósofo Olavo de Carvalho nas segundas-feiras, às 20 h, horário de Brasília, através do site http://www.blogtalkradio.com/olavo . O trecho transcristo é o programa do dia 5 de fevereiro de 2007 (disponível em http://www.blogtalkradio.com/olavo/blog/2007/02), onde Olavo discorre sobre a inversão da lógica temporal na mentalidade revolucionária. (...) Boa leitura.

15 janeiro 2010

ESTADO MÍNIMO PARA PRESERVAR A VIDA

Por Fernando R. F. de Lima. Neste começo de ano fomos surpreendidos por catástrofes naturais que, como de costume, mobilizaram a solidariedade e trouxeram a tona questões importantes sobre a responsabilidade pelas vidas vitimadas nestas catástrofes. Neste texto, vou procurar argumentar que uma parte importante da culpa por estas tragédias deriva da negligência do poder público em cumprir seu dever, que é o de proteger a vida e a propriedade alheia.

06 janeiro 2010

Ateus x Crentes ou Comunistas x Sacerdotes?

Líderes religiosos, com seu instinto de sobrevivência, podem ser muito tolerantes com movimentos revolucionários. O papa Pio VII não estava prestes a coroar Napoleão, conferir-lhe sobre a França o direito divino outrora pertencente à nobreza guilhotinada pelos mesmos revolucionários dos quais o corso agora era o senhor?

05 janeiro 2010

Viagem aos Limites do Universo

Temos nós noção das verdadeiras dimensões do Universo?

A partir daquilo que já foi descoberto pelo homem é possivel simular uma viagem impressionante até aos confins do Universo conhecido.

Foi produzido um vídeo com todo o realismo, que mostra as verdadeiras escalas dos planetas, estrelas e galáxias à medida que nos afastamos da Terra em direcção aos limites do universo conhecido. E depois fazemos a viagem de regresso viajando a uma velocidade superior à velocidade da luz.

Uma viagem a não perder.

Fonte: Design Inteligente.

Balança Comercial Brasil - EUA

Vários jornais noticiaram hoje o fato de que tivemos um déficit comercial com os EUA de mais de US$ 4 bilhões 2009, no acumulado de janeiro a novembro. Se analisarmos os dados, veremos que foi em 2008 que a balança comercial brasileira começou a se inverter com os EUA. Parte da culpa, obviamente, é da crise que atingiu a economia americana em 2009. Mas parte da explicação reside num reajuste necessário dos fluxos de dólares no mundo. Os EUA há vários anos eram deficitários com praticamente todos os países com que estabelecem relações comerciais estáveis e amigáveis. Com isso, a tendência mundial deveria ser de desvalorização do dólar frente outras moedas, como forma de compensar o maior dispêndio dos americanos no exterior. (continue aqui)