29 agosto 2008

Eleitores: rumo aos fatos

Muito se tem aclamado sobre a candidatura de Barack Hussein Obama, porém pouco divulgado sobre as propostas reais do mesmo.

28 agosto 2008

A balança de poder russa

A invasão russa da Geórgia ainda não mudou, substancialmente, a balança de poder na Eurásia. A ação americana no Iraque ou no Afeganistão, bem como a instabilidade no Paquistão permanecem as mesmas. Os americanos não auferiram nenhum poder a mais para influenciar no território da ex-União Soviética ou manter forças reservas terrestres para interferir o Cáucaso. De um ponto de vista exclusivo a partir de Washington, os americanos não ganharam muito no Cáucaso, mas podem perder.

27 agosto 2008

Book Review: "O Ocidente e o Resto", de Roger Scruton

Desde 2001, mais precisamente desde 11 de Setembro de 2001, o terrorismo islâmico passou a ocupar um lugar destacado no noticiário político internacional, bem como tornou-se um tema cada vez mais comum a analistas políticos internacionais e especialistas em direito internacional público. Não que o tema até então fosse ignorado; quase todas as notícias que vinham do Oriente Médio envolviam o terrorismo islâmico, e muitas teses e livros já foram escritos sobre o conflito árabe-israelense. Mas o ataque às Torres Gêmeas deu uma nova perspectiva aos ocidentais sobre o assunto. Nunca antes fomos atingidos de maneira tão crua, nem mesmo nos ataques do Setembro Negro de Munique. Entender o movimento político islâmico, e não apenas a religião islâmica, passa a ser vital para a compreensão do mundo contemporâneo. O filósofo britânico Roger Scruton se propõe a dar um contributo a isto em seu livro O Ocidente e o Resto.

O poder dos "lagos"

Os antigos gregos definiam o Mar Negro como ‘inóspito’ ou o contrário de acordo com seu nível de controle sobre o mesmo. A última campanha militar significativa no mesmo data de 1916. Antes disso, na Guerra da Criméia, o czar Alexander II amargou uma derrota dramática. Quase um século de calmaria em suas águas, já estava passando da hora de suas ondas se levantarem novamente...

26 agosto 2008

O que há sobre o Desempenho Brasileiro nas Olimpíadas?

Começando, podemos classificar o Brasil como um país livre e pobre. Creio que ainda podemos nos considerar uma nação livre, malgrado o avanço do estatismo em nossa sociedade. Quanto à nossa pobreza, certo é que não é extrema, mas relativa, pelo menos o suficiente para que nossos cidadãos livres, na maioria, optem antes por perseguir melhorias em suas vidas do que em praticar esportes com vistas à obtenção de títulos em torneios olímpicos. Trata-se, pois, de um raciocínio econômico: as pessoas livres elegem as suas prioridades, e assim o fazem muito bem!

Três décadas de ingenuidade

Algumas diferenças e uma grande semelhança entre a produção hollywoodiana de 1975 e 2006...

25 agosto 2008

A Nova Era do Fürhurtum

(...)Este, porém, não é o entendimento do Ministério da Educação. Sob um discurso ideologicamente fundado no marxismo, defende o igualitarismo irrestrito, e estipula as suas diretrizes segundo as quais, dentro em breve, instituições como as escolas mantidas pelas APAE perderão o status de escolas formais, e serão rebaixadas a escolas de ensino livre. Isto, na prática, significa que as crianças que hoje são atendidas por tais instituições serão forçadas a ingressarem nas escolas comuns. É a nova era do “Führurtum”, ou seja, o princípio do Füehrer: haverá uma única solução, tida como boa e adequada, e todas as outras serão consideradas más e inadequadas, e seus defensores punidos e perseguidos. (...)

23 agosto 2008

A Falácia Anarco-Capitalista

Não é só entre os esquerdistas que se vêem desvarios e projectos utópicos de sociedade. Aliás, penso mesmo que acabei de cometer uma redundância: toda vez que vejo um teórico propor um “projecto de sociedade” vejo que ele monta uma sociedade artificial, com pouco ou nenhum contacto com a experiência observada no dia-a-dia ou mesmo a adquirida ao longo do tempo. Ele normalmente trata a sociedade concreta, dada, como deveras má e doente, que necessita de um medicamento em regra radical que- ó, céus- calhou de ser ele a “descobrir” ou inventar. Às vezes, nem isso, e o sujeito apenas divulga uma utopia alheia.Isso é claro no marxismo ou no positivismo, mas entre os libertários e anarco-capitalistas o mesmo se sucede.

20 agosto 2008

Onde há minério, há reserva de índio! Pura coincidência em Roraima?

Caro leitor, olhe para o mapa do Estado de Roraima publicado no blog e atente-se para a coincidência...

¿Por qué no te callas, Wallerstein?

A al-Qaeda perde força após os ataques de 11 de Setembro e os EUA intensificam suas ações na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. Com isto, as ameaças terroristas nos EUA diminuem. A liderança dos EUA entre os estados sunitas continua, não apenas devido à pressão ao Irã.Mas, como dizem não existe almoço grátis...

19 agosto 2008

Por trás da micro-análise do Caucáso, um exercício de sofismas

Em Por trás da miniguerra no Cáucaso, o xadrez geopolítico de Immanuel Wallerstein, uma série de meias-verdades e um verdadeiro “contorcionismo teórico” camuflado como “didática” serão analisados agora, nas notas de rodapé que se seguem...

18 agosto 2008

Propaganda Negativa não é Agressão à Propriedade!

Segundo o filósofo Hans-Hermann Hoppe, a defesa ideológica de uma propriedade, i.e., contra a propaganda negativa por parte de um consumidor ou de outro concorrente, constitui-se em proteção não a ela propriamente, mas ao seu valor atual, o que implica, em via reversa, a aceitação da intervenção direta e injustificada à propriedade destes últimos, vez que os impede de concretizarem atos lícitos, segundo a teoria natural da propriedade. No caso, a intervenção estatal, de ofício ou provocada pela via judicial, significa uma agressão direta ao direito de contrato firmado entre uma empresa e um determinado veículo de comunicação, e também entre este e o cliente final. No último caso, representa uma dupla intervenção, vez que também pretende se substituir ao juízo de um indivíduo no papel de consumidor.

16 agosto 2008

Na universidade mais próxima de você...

Charge sobre os avanços da intelectualidade esquerdista em nossas universidades.

13 agosto 2008

Quem paga a banca estatal

O banco estatal estadual do Rio Grande do Sul anunciou, com orgulho, seu lucro no primeiro semestre de 2008. Os diários publicaram. Mas não completaram a tarefa jornalística de informar o quanto o banco custa aos gaúchos, que, para ser salvo, impõe pesada conta aos continentinos. Mais no blogdobertrand. Desde já, grato pela leitura.

12 agosto 2008

Amnesty International desiste de propaganda que denuncia a repressão da China nas Olimpíadas

Segundo Le Figaro, a secção francesa da ONG Amnesty International encomendou à empresa TBWA cartazes alusivos ao desrespeito dos direitos humanos na China, para difundir por ocasião das Olimpíadas.

Política Antitruste: Uma Questão de Revogação!

Nos livros Antitrust – A Case for Repeal, e Antitrust and Monopoly: Anatomy of a Policy Failure, ambos do Dr. Dominick Armentano (Ludwig von Mises Institute – pode-se adquiri-los ao preço de U$ 65,00, algo como R$ 103,00, já com as despesas de remessa), o autor faz uma análise completa dos 50 maiores casos de processos movidos pelo governo dos EUA contra empresas americanas, tais como a Microsoft, a IBM, a Standard Oil, a Alcoa e outras ainda menores, muitas vezes participantes apenas do comércio local.
Em praticamente todos os casos de indiciamento nos processos administrativos promovidos pela FTD (Federal Trade Comission), ou por ela levados a juízo, explica o autor, as empresas aumentavam a produção, reduziam preços, desenvolviam tecnologia e acima de tudo, engajavam-se completamente em um intenso processo competitivo.

Para que viseiras se tens um mapa?

Não se afobem, já já teremos nossa mídia nos "revelando" que os causadores, responsáveis em última instância pelo conflito entre Geórgia e Rússia é o "establishment anglo-americano". Tais manifestações já encontram embriões com suas viseiras na internet...

07 agosto 2008

Conhecimento de causa é conhecimento

O desejo revolucionário no sistema de ensino não passa de uma incapacidade para pensar em reformas. Por que parte da utópica miopia de um mundo sem disciplina e sem moral. Se a liberdade é a meta, aquilo que supostamente a limita não pode se tornar indisponível ou censurado. Que seja dada a oportunidade do conhecimento de causa a quem quer que queira rejeitar um sistema.

06 agosto 2008

Capitalismo: uma relação de confiança

Vez ou outra nós vimos cartazes de criticas ou sátiras ao capitalismo, mostrando os trabalhadores em geral sendo explorados por governos, igrejas, exércitos e pelos ricos em geral ou então capitalismo é o mesmo que dar um tiro em sua própria testa.

Como pensa o brasileiro

Claro que este título tem o claro intuito de chamar atenção para leitura do texto. Ninguém que trate seriamente do tema – cultura política – se contentará com uma generalização assim, tão grosseira. Outros ainda dirão que deve ser levada em conta características regionais e locais, não se dando conta que o simplismo se mantém. O princípio da generalização nacional é o mesmo para a generalização regional ou local com mera mudança de escala.
Minha provocação vai no sentido de confrontar outras generalizações, piores, que teimam em dividir o mundo, dentre outras formas, em “direita” e “esquerda”. Veja bem, acho perfeitamente plausível que se divida assim em determinados contextos ou até mesmo, a título de didática, num tom coloquial em que os interlocutores sabem do que e de quem estão falando. Mas, tal dicotomia não resolve nem proporciona elementos de análise quando a questão tem temas comuns: o desenvolvimento social, urbano e ambiental. Todos, “direitistas” ou “esquerdistas” se dizem ser a favor destas premissas e o problema não pode prescindir da avaliação técnica em nome de uma ou outra cosmovisão em filosofia política.
Três casos ilustram o que tenho em mente.

05 agosto 2008

Os soldados de Tarso - link para download do vídeo

Escrevo apenas para dar um detalhe sobre o vídeo, já divulgado em meu blog (clique aqui), sobre os desmandos da ação da Polícia Federal, em Roraima, sob comando do Ministro de Lula, Tarso Genro: Se acontecer qualquer envePTualidade com o vídeo...

04 agosto 2008

Sepultamento de Marcela é acompanhado por mil e quinhentas pessoas

Aproximadamente mil e quinhentas pessoas, entre elas o prefeito da cidade e sua esposa, formando dois quilômetros de cortejo, em Patrocínio Paulista, marcaram o adeus à Marcela de Jesus Galante Ferreira.

Pirulito a Cháves

Recentemente Hugo Chávez foi fazer uma visita ao rei da Espanha para procurar lavar o rosto daquela situação vergonhosa que passou quando D. Juan Carlos, a la espanhol, mandou-o calar a boca.

A voz do Gulag

Morreu Alexander Solzhenitsyn, autor do Arquipélago Gulag, livro que descreve a vida nos campos de trabalho escravo da União Soviética.

Quanto Você Paga por Seu Aluguel?

Em cem por cento das tentativas de alugar um imóvel, todos os da minha família fomos flagrantemente logrados, esbulhados e vandalizados, sempre com a conivência, ou melhor, com a explícita colaboração e cumplicidade do estado! Agora peço a qualquer homem e mulher de bem que procure imaginar o prejuízo que leva a nossa nação ao somar todos os milhares de imóveis comerciais e residenciais que são destruídos todos os anos por gente assim, bem como todos os valores não recebidos, e também com o custo de todos os inúteis pedidos de socorro à inJustiça de nosso país. Eu apostaria algo na casa dos bilhões!

03 agosto 2008

Morreu Marcela de Jesus Ferreira

Marcela foi batizada logo ao nascer e quando completado um ano, oito meses e doze dias sua alma subiu aos céus de onde intercederá contra a causa abortista que quer privar pessoas como ela do direito à vida e à morte natural. Embora o período que esteve entre nós possa parecer pequeno, sua vida entrou para as páginas da História, pois, embora inconsciente, participou, só pela sua existência, de uma das maiores lutas de nosso século: o direito à vida!

Música Erudita - Vídeo Minueto da Rainha

Graça, leveza e nobreza. Assim se pode caracterizar a dança tradicional do estilo barroco, o Minueto, muito famoso no século XVIII. O Minueto, Luis XIV, sua corte e a Sala dos Espelhos (foto ao lado) do palácio de Versailles. Não podia haver melhor estilo de música, apreciadores e ambiente.

Vejam o absurdo da ação policial na "Reserva" Raposa Serra do Sol - Índios e não-índios contra a demarcação dessa reserva

Dois amigos meus foram até Roraima e conseguiram um vídeo, o qual publicaram, ontem à noite, no Youtube. Precisamos divulgar esse absurdo que a Globo não mostrou antes que o vídeo seja tirado do ar!

Sem esse papo de bêbado

Comentários sobre Lei seca, penalização de comportamentos de risco e propriedade estatal de Richard, http://depositode.blogspot.com/

Pelo direito de escrever besteira

"...o estado mostra mais uma vez que é incapaz de distinguir entre causa e efeito... "

Mais em: Direito pela vida, não se esqueçam