25 julho 2008

O que há de errado com a teoria da pobreza de Hoppe?

No presente artigo pretendo discutir a teoria da pobreza conforme exposta pelo pensador libertário Hans-Hermann Hoppe em seu livro Democracy: The God That Failed. Inicio fazendo uma exposição breve de perspectiva marxista e liberal sobre a causa da riqueza das nações e em seguida encaminho a discussão apresentada por Hoppe. No fim, inquiro a solidez de sua teoria.

24 julho 2008

O ministro da bandidagem

Agora, me expliquem uma coisa: se existe a preocupação para com as escutas ilegais em linhas telefônicas públicas e particulares (como estaca a reportagem onde a PF prendeu um grupo cometendo esse mesmo crime), então porque o destaque de mais restrições às ações da Polícia Federal se estas mesmas ações dependem de decisões judiciais expressas previamente?

O ministro da bandidagem

Agora, me expliquem uma coisa: se existe a preocupação para com as escutas ilegais em linhas telefônicas públicas e particulares (como destaca a reportagem onde a PF prendeu um grupo cometendo esse tipo de crime), porque o destaque de mais restrições às ações da Polícia Federal, se estas mesmas ações dependem de decisões judiciais expressas previamente?

Hugo Chávez, a chave que poderá abrir as portas da América do Sul à Rússia

O gorverno venezuelano de Hugo Chávez, que já gastou US$ 4 bilhões em compras de armamentos da Rússia, agora propós a criação de uma base militar deste país em seu território. (Foto ao lado: Presidente russo, Dmitri Medvedev, recebe Chávez em Moscou; AP)

23 julho 2008

A geografia desmente a aliança sino-russa

Se para a Rússia, a vulnerabilidade está na posição – ter que lutar entre duas frentes possivelmente aliadas, China e Otan – para a China, trata-se de uma questão quantitativa e tecnológica: em termos militares/nucleares, a Rússia está muito à frente.

22 julho 2008

Alívio midiático

Estou atrasado no comentário, mas antes tarde do que nunca: finalmente acabaram as prévias para a escolha do candidato do Partido Democrata à Casa Branca. A extensibilidade do meu saco já estava no limite imaginável para a humanidade quando finalmente, mas finalmente, depois de uma fanática torcida brasileira - leia-se: Rede Globo - o sr. Barack Obama foi eleito o candidato na disputa à presidência contra... o desconhecido John McCain.

Veja o que os esquerdistas dizem

O jornalista Olavo de Carvalho indicou um site em inglês chamado "O que os esquerdistas dizem" ou "What liberals say", uma vez que a palavra liberal no sentido americano é sinônimo de esquerdista. O site pode ser acessível em: http://www.aim.org/wls/

15 julho 2008

A Liberdade de Fumar, Segundo o Direito de Propriedade

Como então definir o direito de fumar? Será que o fumante agride o seu semelhante? São justas as leis que proíbem o fumo em locais públicos? É justa a lei que proíbe a propaganda de cigarro? É justa a lei que impõe a propaganda do Ministério da Saúde nas carteiras de cigarro?

10 julho 2008

Questões

Algumas perguntas devem ser feitas aos Doutores, Cientistas ou Filósofos. 1) Qual o nivel de "riqueza" necessário para que todos os habitantes do planetaconvivam em paz. Não precisa nem ser um valor fixo, pode-se imaginar um +ou-assim tipo "desvio padrão"? 2) Qual seria o limite de viventes conhecida a capacidade de produção da "casa", o planeta? 3) Qual seria o sistema administrativo dessa "patuléia" para que a paz fosse reinante para sempre? 4) Como seriam escolhidos esses administradores? ---------------
Caro anônimo,
Não sou doutor nem filósofo, mas vou responder...

09 julho 2008

Globalismo, o que diabos é isto?

Meus professores de cursinho eram todos esquerdistas, principalmente os de geografia e história e, eles diziam a mesma coisa de vocês, só que ao invés de afirmar que havia uma conspiração mundial “de esquerda”, ela era “de direita”. Quer dizer... Que ao invés de dominar o mundo com ações da ONU, a ONU era submissa aos interesses dos países ricos e suas corporações mundiais. No fundo era o mesmo argumento de vocês, só que com conclusões opostas. Em vez de trazer o socialismo, elas estariam garantindo o capitalismo e monopólio mundial. Agora, eu fiquei na dúvida, quem é que tem razão?

07 julho 2008

Homeschooling em pauta: uma alternativa para sair do atoleiro

Proposta pelo deputado Henrique Afonso, o PL-3518/2008, que assegura e protege o direito da educação escolar em casa, não só evidenciará quem no Congresso e na sociedade brasileira pode realmente falar em democracia (se você acha que não funciona, porque não dar a liberdade para quem acha que funciona?), como oferecerá aos estudantes brasileiros o direito de ter uma educação nos mesmos moldes da que foi ministrada a homens como Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Thomas Edison, Winston Churchill, Charles Chaplin e outros gênios do século XX e de outras épocas.

05 julho 2008

Chorumela nacionalista no 4 de Julho

Quando o terceiro-mundismo bate a porta dos EUA.