31 outubro 2007

"Vai Para Casa, Padilha!"

Comparado ao "Capitão Nascimento", o diretor de Tropa de Elite, José Padilha parece muito mais um personagem de ficção.

Toma que o filho é teu

De tempos em tempos, o fantasma das previsões malthusianas ainda ronda a consciência (sic) das elites políticas dos países subdesenvolvidos. Agora foi a vez do governador do Rio de Janeiro se manifestar neste sentido.

A divergência entre antimalthusianos e neomalthusianos mais atrasou o debate sobre uma parte do que impulsiona o desenvolvimento social do que contribuiu para sua elucidação. Malgrado os inimigos agora são outros...

30 outubro 2007

Tristíssimo dia para o Brasil

A escolha recém divulgada, nesta tarde de 30/10, do Brasil como sede da Copa de 2014 é um dos mais tristes dias na história da pátria amada idolatrada do ludopédio idiotizante. Afinal, o povo irá financiar obras super-F país afora, além de ouvir discursos ufanistas imbecilóides na mídia mamante nas tetas estatais. Isso, sem falar que Estado, a religião preferida das classes políticas (tanto à direita quanto à esquerda) alimentará oportunidades e carreiras. Será uma das maiores perturbações à paciência e à inteligêcia. Recomendo, desde já, a não ligar o rádio ou a TV.

πανκαταπυγία - πρότος τόμος.

São Tomás de Aquino nos ensina que Deus nos dá duas energias fortíssimas: a ira e o έ̔ρος (eros). Com a ira podemos tirar força de onde não existe, podemos nos insuflar contra o mal e fazer atos heróicos que não nos seriam possíveis em nosso "eu comum". O senso comum já nos diz que o raivoso se transforma. Mas, se no senso comum a idéia que se têm de ira é idêntica à da Tradição, quanto ao eros isso não vale.

28 outubro 2007

Os PL's 122/2006 e 6418/2005 e a Mordaça Gay.

Por que os Cristãos – evangélicos e católicos – são contrários à aprovação dos Projetos de Lei 122/2006 e 6418/2005, que tramitam no Congresso Nacional?

Chavez: um homem que divide a América Latina.

Chavez divide muito mais a América Latina em dois lados antagônicos, ao invés de unir o subcontinente. Enfim, um homem que prega a união, dividido os povos em dois lados é um perigo para a democracia na América Latina.

26 outubro 2007

90 Anos de Totalitarismo

Quem quiser ter mais informações sobre o assunto pela internet, consulte: http://www.revoluçãorussa.org .

25 outubro 2007

Fecha-te, Sésamo

A União Democrática de Centro (UDC) é o partido mais votado das eleições legislativas suíças, conquistando 30% dos votos e 62 cadeiras no Conselho Nacional. Os expertos em prescrever receitas para fazer o mundo um lugar melhor fazem beicinho, “assim não pode!”. Extrema direita, ultradireita, antiimigrante, xenófobo, racista. Não houve, no Brasil nem no exterior, quem não se valesse de ao menos um destes adjetivos para caracterizar a UDC. E no entanto, a principal proposta do partido, a deportação de estrangeiros condenados pela justiça, não tem bases racistas ou populistas, mas está ancoradas em números oficiais. Mas tem mais: a vitória de um partido que tem restrições à imigração como principal plataforma num país em que conceder asilos e receber imigrantes é uma tradição é simbólica dos ventos de mudança que agora sopram na Europa. A preocupação com a imigração em massa deixou de ser exclusiva de reacionários sulistas americanos para ocupar o espaço central das discussões políticas das sociedades ilustradas do velho mundo.

22 outubro 2007

Elogio da academia, crítica da Academia.

A Universidade deveria dar força intelectual, não o faz. Cria uns arrogantes que são, no máximo, cultos.

A César o que é de César

A efígie de Che Guevara virou um ícone para os desavisados, tolos e hipócritas ou, na melhor das hipóteses, uma mercadoria para biquinis e camisetas manchadas com o sangue das vítimas do assassino que a história se encarregou de mistificar.

20 outubro 2007

Em defesa da civilização

Tomei conhecimento do discurso do historiador americano e especialista em Oriente Médio, Daniel Pipes, em Londres, no dia 20 de janeiro de 2007. O debate contou com a presença do presidente da câmara municipal da cidade, Ken Livingstone, e está presente em português - de Portugal - no site http://observatoriodajihad.blogspot.com/ sob o título "Islão radical contra a civilização" - em inglês está em http://www.danielpipes.org/article/4254 e com vídeo.

19 outubro 2007

Dando uma olhada...

Que interessante uma deputada preocupada em invadir o casamento dos alemães!

18 outubro 2007

Why is the Times Square a Triangle? Ou: De como quatro e três somam sete.

Luciano Huck teve seu relógio roubado. Reclamou na Folha de S. Paulo. E passou a sofrer patrulhamento ideológico. Repare: todo mundo está sujeito a roubos, mas todos devem ter o direito de serem protegidos. Poucos têm, como Huck, um Rolex (um relógio de terceira linha, diga-se de passagem), e menos ainda têm o poder de publicar algo na Folha de São Paulo para reclamar.

17 outubro 2007

Um prêmio ridículo

É absolutamente paradoxal que "uma verdade inconveniente" seja propalada aos quatro ventos por governos do mundo inteiro, receba verbas milionárias de empresas, autoridades e da ONU, vire moda fanática da mídia politicamente correta, ganhe um Oscar e um Nobel da Paz. Só falta Al Gore ser eleito Presidente do Mundo e anexar o Sistema Solar à sua causa mais furada do que um queijo suíço.

16 outubro 2007

Guevara is Dead! (Mas Parece Que Não)

A febre sub-adolescente guevariana que varre o planeta tem sintomas de alienação, tremores convulsivos e idealismo fake dos mais rasteiros. O problema é que a mídia, em grande parte acaba amplificando estas "Fábulas de Esopo" guevarianas como se fossem verdade. (http://la3.blogspot.com/2007/10/guevara-is-dead-mas-parece-que-no.html)

15 outubro 2007

Possui a Sociedade uma Alma Própria?

Não podemos deixar de flagrar aquele que, pretendendo falar em nome de qualquer interesse coletivo, o declama por sua própria boca e, portanto, segundo tão somente a sua particular visão das coisas.
A edição sem fim de normas casuístas, justificadas com base em considerações de “interesse público” por arrogantes que crêem serem donos das escolhas alheias, somente transforma uns em fidalgos e outros, em servos.

Etanol nos EEUU

Produção de etanol nos EUA (bilhões de litros) em http://www.cnpgl.embrapa.br/jornaleite/destaque.php?id=11

.

Engraçado como os críticos ao etanol e os biocombustíveis procedem. Quando se trata de um comentário ambientalista, “o etanol é poluidor, pois a queima da cana libera gases na atmosfera”. Óbvio, mas e a queima de hidrocarbonetos, não? E o etanol é tão poluidor quanto a gasolina e diesel puro? Também não. Outra crítica recorrente é que “a monocultura da cana impacta o meio ambiente esgotando os solos”. Mas (...) .

Outros posts: .

Óleo curdo e xadrez iraquiano – sobre os movimentos separatistas no Iraque a dificuldade de manutenção da federação. .

Ataque aos aiatolás – dificuldades na possível guerra contra o Irã, em que pese a superioridade bélica americana. .

A calçada é do pedestre? – cidade e civilização deveriam ser termos umbilicalmente ligados, mas salvo raras exceções, não é o que se encontra na realidade brasileira. .

Liberalizar vai muito além de privatizar – alguns liberais acham que a simples privatização garante uma sociedade liberal. Ledo engano. .

Guerra ao Irã – fraqueza iraniana e possibilidades de dissuasão pelos EUA. .

Distante perigo – quando um simples acordo comercial pode colocar uma pá de cal no Foro de São Paulo. .

Ataque ao secularismo na Grã-Bretanha – o avanço do perigo do fundamentalismo religioso.

A Propriedade e sua Função

Para começarmos a falar sobre Economia e Livre Iniciativa, necessariamente precisamos introduzir o conceito de propriedade privada. Os méritos para a compreensão da função da propriedade privada devem ser atribuídos primeiramente aos economistas clássicos, e mais precisamente, aos economistas austríacos, especialmente o filósofo Ludwig von Mises, ao terem demonstrado que, sem a propriedade privada dos meios de produção, não há preços, e portanto, não há uma avaliação racional sobre a utilização de recursos. Segundo os “austríacos”, este foi o principal fator para o colapso da economia dos países comunistas, e em especial, da União Soviética.

14 outubro 2007

Vá procurar seus Direitos!

Quem se lembra de uma novela que, em algumas de suas cenas, apresentava o ator Flávio Migliaccio a interpretar o papel de um aposentado que aguardava eternamente a revisão de sua aposentadoria pelo INSS? Nas suas falas, o personagem insistia mais ou menos assim: “-eles querem me ver morto, mas não vão, não vão conseguir...”.
Enquanto que em relação aos serviços privados há sempre um direito concreto e um responsável direto, no serviço público prevalecem verdadeiras fumaças que se desfazem no momento em que sobra somente um cidadão com um prejuízo na mão.

12 outubro 2007

NOTAS SOBRE O ETANOL

Muito tem sido dito sobre o etanol, principalmente nos últimos meses, por causa da onda de biocombustíveis que se abateu sobre o mundo. Nos EUA é comum dizer que os biocombustíveis utilizam mais energia para serem produzidos do que a gasolina, o que os tornaria mais poluidores que os combustíveis fósseis, no final das contas. O problema, ao meu ver, é que quando se fala sobre isso nos EUA e Europa se tem em mente o processo que eles utilizam para obter os biocombustíveis, que é diferente do nosso. Neste texto procuro fornecer alguns dados que auxiliaram o leitor a compreender melhor a discussão.

Fotos da Revolução Russa

Resolvi aqui postar umas fotos da Revolução Russa. Não ponho fotos de cartazes políticos, de grandes discursos, mas das consequências da Revolução na vida da população. São imagens fortes de fome, miséria e tirania, mas que têm de ser vistas e revistas, dada a importância do facto.

10 outubro 2007

πανκαταπυγία - πρόλογος

O principal atrativo na literatura de auto-ajuda e na “nova era” (e, em parte, nas seitas neopentecostais caça-níqueis) é a resolução dos problemas: “cure sua vida”, “pague suas dívidas”, “pare de sofrer”, “melhore o seu casamento”, etc. As vendas não param de crescer, o que só mostra que ninguém está conseguindo resolver, de fato, os seus problemas.

08 outubro 2007

Dicas para ser um Intelectual de Boteco

Não é raro toparmos com o conhecido "intelectual de bar". Creio que qualquer um já conheceu essa figura. Pensando nela, elaborei essa lista que, embora um pouco desordenada, é bastante realista:
1-Seja um apreciador devoto de bares, cafés e restaurantes, ao ponto de vê-los não só como sítios para refeições e conversas leves, mas como também ideais para a formação intelectual;
2-Leia, mas não se preocupe muito com hierarquias de leituras. Dê preferência à jornais, jornalecos e orelhas de livros;
3-Pelo mesmo motivo, cultive um horror à ideia de método científico, de status questionis. Isso é chato, coisa de intelectual de verdade. Lembre-se: você planeja ser um intelectual de boteco;

06 outubro 2007

Nem a favor, nem contra; muito pelo contrário

O serviço diplomático brasileiro carrega uma tradição de eficiência e discrição. Nos últimos anos, perdeu os dois. Não é que o Brasil decida errado; o Brasil não decide. É o Sr. Eco, tentando ao mesmo tempo agradar a Deus e a Mamon. E quem fica no meio da estrada, dizia Margaret Thatcher, acaba atropelado pelos dois lados.

03 outubro 2007

Colunas do mensário

Prezados senhores e senhoras, leitores do Blogs Coligados. Já está no ar a coletânea de colunas e artigos do mensário Folha do Porto, editado em Porto Alegre (RS), voltado à defesa da individualidade e de seus conseqüentes, vida, logo, trabalho e propriedade. E, também, de NÃO ser o estado/política a matriz do florescimento humano. Os artigos recém postados abrangem as edições de julho a setembro, das colunas Metralhadora Giratória e Raios & Trovões. Há outros artigos selecionados, como aquele no qual se cobra do prefeito de Porto Alegre que cumpra a lei contra grafite/pichação em vez de o estimular com o dinheiro dos impostos. Grato, desde já, pela eventual leitura. Por favor, se tiverem interesse, publiquem seus comentários, assim, enriquecemos o debate. O redator (Bertrand Dias Kolesza)