29 dezembro 2006

Pobre gosta de segurança. Quem gosta de traficante é sociólogo.

Novamente o tema da ocupação de favelas cariocas por "milícias particulares" volta à tona. Inicialmente numa reportagem da edição de domingo retrasado do jornal O Globo, e agora por causa dos atentados terroristas praticados hoje por marginais cariocas. Segundo o Secretário de Administração Penitenciária do Rio, Astério Pereira, os atentados seriam uma resposta dos traficantes à ação das "milícias" que vêm expulsando os traficantes das favelas da cidade. Fosse isso verdade, seria mais uma prova da eficiência das tais milícias. Só que é mentira. Os bandidos estão apenas fazendo uma demonstração de força para o novo governo estadual. Eles querem principalmente manter as regalias que desfrutam na cadeia (drogas, celulares, mulheres e umas "escapadinhas" de vez em quanto), regalias obtidas à base de acordos secretos com o governo estadual, e que garantiram a "paz" nas cadeias cariocas enquanto São Paulo era sacudida pelos atos de terror do PCC. Já do lado de fora das cadeias...

27 dezembro 2006

Síndrome da ignorâcia

O pacote tarifaço de majoração de impostos e concessão de privilégios da recém eleita governadora do RS Yeda Crusius (PSDB) prova que a ignorância é a síndrome dominante da classe política brasileira. Como Luís, ela adere ao "eu não sabia". No seu caso, da gravidade das finanças do Estado, ao se candidatar e fazer a campanha. O redator otário como vós gaúchos destas mal traçadas não é economista, muito menos professor da matéria, mas ele, ao menos, lê a peça orçamentária anual. E, nela, está retratado o caos. Yeda não pode dizer que se candidatou sem ler o orçamento - ao menos os últimos dez. Se não leu, não merece o cargo, não tem direito à ignorância. Mas dela usou, para manter tarifaços e abusos de poder tributário para sustenatar uma classe ociosa, a política, que vive prometendo serviço, que nunca cumpre. Danem-se, otários. Paguem, não levem a mercadoria; e não bufem.

Em Madrid

Madrid é a capital da Espanha desde o ano de 1561, quando o rei Felipe II transferiu-se para lá, saindo de Toledo. Com exceção de um breve período em que a capital foi transferida para Valladolid (1601-1606), além de ter sido capital Valência nos últimos momentos da Guerra Civil Espanhola, Madrid desde esta data é o grande centro político do país. Foi escolhida por sua posição central no mapa espanhol, mostrando o desejo centralizador de Felipe II. Com o passar dos séculos, tornou-se uma cidade de beleza incrível, que está ainda a acontecer.

E a esquerda...nada diz.

A esquerda diz que o capitalismo é o inimigo número 1 da ecologia. Mas o fato é que os maiores descasos contra a ecologia vem dos chamados países comunistas.

John Singer Sargent (1856-1925), retratista das aristocracias

Pintor americano, mas de vivência européia, Sargent foi único em seu propósito artístico. Não se inclinou em nenhum movimento em particular, mas dialogou em seu tempo com as aristocracias e as inovações artísticas. O resultado é uma obra que permaneceu emudecida por quase todo o século XX, mas foi finalmente reabilitada pela grandeza de seu talento e classicismo. Na imagem ao lado, Lord Ribblesdale, 1902, óleo sobre tela, 258.45 x 143.51 cm, em que a civilização está segura de seu legado contra a barbárie.

Médico cubano? No, gracias.

(1)Ué, a medicina socializada de Cuba não é a oitava maravilha do mundo? (2)E Cuba não é um país igualitário, onde todos têm os mesmos direitos e as mesmas condições de vida? Então por que será que a atual administração da Fazenda do Fidel fretou um avião só para trazer um médico espanhol para examinar o velho tirano?

26 dezembro 2006

Natal Eterno

Jesus Cristo afirma que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Se ele é isso mesmo, ignorar o Natal é ignorar a chance de salvar a humanidade e banalizar o sagrado sangue de Cristo. Ignorar o Natal é dar as boas vindas ao Anticristo, que lutou pela derrota Daquele que não conhece a derrota.

Revolucionários...

Essa é interessante,mostra bem a visão que alguns comunistas têm da democracia: para eles, a democracia é o “meio para se promoverem reformas que vão de encontro aos interesses das classes dominantes”,

23 dezembro 2006

A Fábula dos Porcos Assados

"Certa vez produziu-se um incêndio num bosque em que viviam porcos. Estes assaram-se. Os homens, acostumados a comer carne crua, experimentaram e acharam ótimo. Então, cada vez que queriam comer porcos assados, punham fogo na floresta... Até que descobriram um novo método. Mas o que eu quero contar é o que aconteceu quando se tentou modificar o sistema, para implantar um novo."

22 dezembro 2006

Sacerdote-aristocrata comunista

O filósofo Olavo de Carvalho, em seu magnífico livro O Jardim das Aflições, argumenta que, nos tempos modernos observou-se uma aproximação e mesmo fusão daquilo que ele chama de castas aristocrática - ligadas à hierarquia estatal - e sacerdotal - ligada à ordem religiosa. É a síntese perfeita da mais nova atitude chavista, hilária - e trágica - por excelência. Pois bem: terminada minha leitura, é quase irresistível a vontade de esfregar cada uma das 335 páginas do livro no fuço desse comunista pseudo-religioso. Não só sua postura é profundamente oportunista e arrogante, como eu próprio sinto-me ofendido em ver a fé que professo e a humanidade a que pertenço serem avacalhadas e usurpadas por uma besta que diz ser exatamente o contrário do que é.

20 dezembro 2006

Lex delenda est

Será a destruição da lei, a anomia, mesmo com um corpo jurídico em vigor, a única contribuição da civitas brasileira à civilização ocidental? Faço esta reflexão face à aprovação com ressalvas das contas de campanha eleitoral do reeleito. Este comentário, breve como é característico do redator do Folha do Porto, e tantos outros, sobre a ignorância no poder, de quem é a culpa pelos 154 mortos do avião da Gol, ou as depravações salariais da ditadura civil (eleitos e concursados) o leitor liberal, liberal-conservador, conservador, ou, até mesmo, por que não?, o comunista, encontram no blog do folha do porto (mensário em papel que circula alguns bairros de Porto Alegre, RS). Grato, desde já, pela visita.

Hitler é Aproveitável?

Que o Orkut é um excelente site todo mundo sabe e eu não quero vir chover no molhado. Mas, por ser (graças à Deus!) um espaço livre, também pode-se encontrar cada absurdo... O exemplo a seguir é uma excelente amostra do que estou dizendo. Foi colhido numa comunidade dedicada à Adolf Hitler (por aí vocês já vêem...)

18 dezembro 2006

Dois Pesos, Duas medidas

Dois casos, contrapostos, mostram para que serve a intervenção estatal. E o meio-ambiente? Que se lixe. Proibido é vender meia dúzia de mussuãs; devastar o habitat de milhares delas, matando outros tantos com queimadas sem fim, pode.

17 dezembro 2006

Livro disponível no blog

Já se encontra disponível no blog Sociedade Aberta o livro escrito por Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.

15 dezembro 2006

Desobediência Civil

Henry David Thoreau escreveu um livro chamado Desobediência Civil para protestar contra a guerra que os Estados Unidos realizavam contra o México em 1846. Thoreau influenciou bastante o pensamento liberal americano, e era um forte defensor da idéia que o melhor governo é aquele que governa menos, ou seja, que mais respeita as liberdades individuais. Durante a guerra, Thoreau preferiu ser preso a pagar seus impostos, já que ele entendia que estaria contribuindo para a guerra caso transferisse recursos para o governo. Ele tomou esta decisão de forma consciente, e se sentiu muito mais livre na cadeia que seus concidadãos soltos, que eram, na verdade, escravos e cúmplices de um governo injusto. Seria o mesmo que perguntarem se é preferível ir preso ou matar uma criança. Nesse caso extremo, a resposta parece óbvia, e a grande maioria optaria pela primeira alternativa. É muito parecido, apenas fica mais sutil perceber que seu dinheiro está contribuindo diretamente para todas as atrocidades que o governo comete, já que dinheiro não possui carimbo. É impossível ver a notícia deste indecente aumento que o Congresso aprovou recentemente para os próprios deputados e não lembrar de Thoreau.

Estamos reclamando do quê?

Mas do que estamos reclamando? Santa hipocrisia!! Para abrirmos a boca para exigir mais "ética" e "bom comportamento" temos de antes, muito antes, fazer a simples lição de casa, que nada mais é do que o bom e exemplar comportamento do dia-a-dia.

Poucas Notas

Finalmente os responsáveis pelo Prêmio Nobel da Paz acertaram. Por engano. Enquanto as restrições ao fumo aumentam em todo o mundo. E o pioneiro da conexão fumo-câncer é desmoralizado. Silêncio. Pinochet estará sempre vivo. Para a esquerda. E Zapatero tirou tropas do Iraque enquanto cultivava terroristas em casa. Os espanhóis estão prontos para responder.

14 dezembro 2006

O PSDB sabe ser oposição?

Se observarmos a campanha de Alckmin na TV, as atitudes passivas que vem mantendo com PT, uma certa resistência em apoiar José Agripino do PFL e as atitudes para inchar o Estado, na minha opinião parece que o PSDB é até situação.

12 dezembro 2006

Um registro histórico

Parabéns à Fidel. Essa medalha será a prova de que ele foi cúmplice de um assassino de dar inveja a ele próprio, e a História terá uma evidência concreta de sua índole criminosa!

10 dezembro 2006

O Liberalismo de Joaquim Murtinho

Artigo sobre o pensamento do liberal Joaquim Murtinho, ministro da fazenda de Campos Sales - pequena contribuição ao estudo do liberalismo e dos liberais no Brasil.

09 dezembro 2006

E a Veja não veio

O que esperar de um país no qual uma revista semanal como a Veja não chega a seus leitores, como rotineiramente ocorre, em um sábado final de tarde, porque o governo retirou dinheiro de todos os setores essenciais, pagos à força por todos, para comprar o voto de famintos - condição a que o próprio governo os conduziu, entre outras coisas, com a elevadíssima carga tributária? Para ter uma antecipação do caos, a leitura da novela "Quem é John Galt?" (Atlas Shrugged) de Ayn Rand, publicada em 1957, proporciona um grande número de situações. A leitura diária, atenta, dos diários, no país, outra. Mas ali é pior. Não é ficção. E a Veja não veio.

08 dezembro 2006

Viva o Terrorismo!

“É sumamente melancólico - porém não irrealista - admitir-se que no albor dos anos 60 este grande país não tinha senão duas miseráveis opções: ‘anos de chumbo’ ou ‘rios de sangue’...” (Roberto Campos) - A Comissão de Anistia aprovou uma indenização para os ex-guerrilheiros Jessie Jane e Colombo Vieira de Souza, assim como para outros cinco familiares do casal. A indenização de Colombo, sozinha, chega a R$ 100 mil. Eles ficaram conhecidos pela tentativa frustrada de seqüestrar um avião em 1970, no aeroporto do Galeão. Na operação, ela simulou estar grávida e carregava armas escondidas no corpo. Ele trazia uma arma no sapato. Na troca de tiros com os policiais, dois guerrilheiros morreram, e o comandante do avião ficou ferido. Eles eram membros da ALN, e passaram 9 anos na cadeia. De terroristas, hoje gozam da condição de anistiados políticos.

Um pequeno assunto

...a partir do momento em que expressamos pela linguagem algo que remexe nossa alma, conseguimos provar a nós mesmos a capacidade de dominar nossas forças interiores.

A culpa é das vítimas

A expressão "problema social" muito em voga já há uns 20 anos no país mascara uma realidade. Embuça a realidade. A ela pode ser aplicada a análise filosófica da linguagem proposta por Gilbert Ryle, nos anos de 1930, classificando-a como "sistematicamente enganadora", por supor uma realidade inexistente, ou, se não, por a definir insatisfatoriamente. Se a ralé vagabunda, criminosa, delinqüente, fedorenta, pedichona é um problema social, então, a sociedade o criou. Mas a sociedade não é ninguém mais, nem menos, do que as pessoas diligentes, asseadas, trabalhadoras, cumpridoras de suas obrigações. Vítimas, elas são culpadas pela mal que sofrem.

07 dezembro 2006

Turistas

“Facts do not cease to exist because they are ignored.” (Aldous Huxley) - Vem aí o filme Turistas, que conta a história de um grupo de turistas que chega ao Brasil e sofre o golpe “Boa Noite Cinderela”. Eles acordam sozinhos e sem seus pertences, após uma noite de festa exótica numa praia. É apenas o começo do seu pesadelo. Eles precisam escapar de uma perseguição implacável e de crimes horrendos, lutando pela sobrevivência diante das mais terríveis armadilhas. Antes mesmo do filme estrear, uma onda de protestos tomou conta do país, puxada pelos ufanistas que não admitem que gringos falem mal do seu país, ainda que a ficção, nesse caso, não seja muito distante da realidade.

Rumo a um "paraíso" revolucionário utópico, radicalmente igualitário e libertário: a autogestão integral

Socialistas, comunistas e anarquistas, compartilham uma origem doutrinal comum, mas se diferenciando nos métodos de ação, se mantiveram unidos na aspiração de uma mesma meta final, radicalmente igualitária e libertária; e por isso no Ocidente é possível ver, incontáveis vezes, esses grupos formando frentes de ação comum, e até coalizões governamentais para desenvolver determinadas etapas do processo revolucionário

05 dezembro 2006

Quem pode, pode

A notícia a seguir foi copiada-colada do Terra na web. Ela é a prova, cabal e acabada, que não há lei nem ordem. Que todos têm medo do nacional-socialismo trabalhista tropical moreno. Os supremos da corte estão com a faca e o queijo na mão para decidir se o país é legal ou ilegal, se o Estado vive da violência ou da legitimidade. As próximas horas dirão. Eu já sei o que vai acontecer, pois não acredito que uma .... de .... seja punida pelos seus adoradores. E vós? Credes?

Lógica dos Desvios

O governo toma R$ 7 bilhões em um ano para estradas e só investe R$ 1,2 bilhão, declarou um ministro do Tribunal de Contas da União (notícia publicada em um diário de Porto Alegre ontem, 04/12). A famigerada Cide custa R$ 0,28 em cada litro de gasolina. Se o sujeito sair de Porto Alegre e for ao litoral, pagará pela terceira vez, para usar uma estrada, pois há pedágio, há a cide e há o que ele já paga em renda e consumo para o governo fazer e manter estrada. Outra, a CPMF, criada para a saúde, disseram ao povo otário-paga-à-força, deveria ter destino de R$ 8 bilhões ao INSS - que não vão. A lógica é do desvio. E ninguém vai preso. Ditadura civil. E ainda tem político de partido da esquerda estrelada que chama isso aqui de capitalismo. Ou é burro ou pensa que somos imbecis.

04 dezembro 2006

Primeiros passos do Clube do Livro Liberal

"A lei pervertida! A lei – e conseqüentemente todas as forças coletivas da nação – não apenas desviada de sua finalidade, mas usada para atingir a finalidade oposta! A lei transformada em instrumento de cobiça, ao invés de ser o seu freio. A lei cometendo ela mesma as iniqüidades que deveria punir. Se isso é verdadeiro, é certamente um fato grave, sobre o qual deve me ser permitido chamar a atenção dos meus concidadãos."

Liberalismo se aprende fora da escola

Quem passou pelo ensino médio sabe que não é exagero: as aulas de História dadas por aqui seriam aceitas sem problemas nas escolas cubanas (tá certo, há as raras exceções de sempre). Fidel Castro não teria do que reclamar: nossos professores seguem fielmente a historiografia marxista de 40 anos atrás. Você lembra dos seus livros de História? Burguesia vencendo a nobreza, proletariado vencendo a burguesia nas gloriosas revoluções russa, chinesa e cubana, a "potência" soviética, os planos qüinqüenais...

O Renascer do Iberismo

Na edição de 24 de outubro do corrente ano de A Cabra, o jornal universitário de Coimbra, há uma série de reportagens sobre uma possível união entre Portugal e Espanha. O Iberismo, parece ressurgir.Não demorarei em explicar seu desenvolvimento histórico, mas, em resumo, iberismo é a idéia compartilhada por alguns espanhóis e portugueses defensores de uma união política entre os dois países. É uma idéia já bastante antiga, polêmica e complexa, que retorna à pauta...

Imposto Progressivo

Muitos assumem como certo, ainda que sem a devida reflexão, o uso de imposto progressivo como veículo para a redistribuição de renda. A idéia de uma maior igualdade material, independente do valor gerado para a sociedade, costuma estar por trás dessa mentalidade. Entretanto, dedicando um pouco mais de atenção ao tema, fica mais evidente os riscos que tal medida carrega, como a perda de liberdade individual, o uso arbitrário de força contra uma minoria e a ineficiência do resultado final. Vários autores dedicaram-se a esta questão com conclusões similares. Mas o assunto demanda uma mente aberta e um verdadeiro interesse no questionamento sincero, pois como admite Hayek na frase da epígrafe, o conceito de justiça foi bastante deturpado ao longo do tempo.

Ecologia e capitalismo: tudo a ver.

O assunto de uma palestra me chamou a atenção. A palestra era apresentada por Dom Tomás Balduino e o tema da palestra se chamava: "Contradição: Capitalismo e Ecologia".

03 dezembro 2006

Rafael Correa, um moderado ... até quando?

Há um fato na natureza muito singular e também impressionante: a metamorfose da lagarta em borboleta. O que era um bicho feio e rastejante passa a se tornar uma singela e frágil borboleta que com seu colorido e voar incerto alegra e enfeita os jardins. Salvo as devidas proporções, pode-se considerar também que as pessoas são psicologicamente suceptíveis a metamorfoses, não de forma determinista, mas de forma consentida. Por causa dos diversos matizes é difícil traçar princípios absolutos a esse fenômeno psicológico que atendam todas as situações possíveis, mas observo que em algumas pessoas essa metamorfose é sincera e em outras é apenas por mero interesse político. Muitos -nem todos - marxistas, por exemplo, desde a década de 40, começaram a se metamorfosear, de agressivos passaram a ser sorridentes. Evidentemente, isso não passava de uma mera metamorfose de interesse essencialmente político, pois o objetivo era uma desmobilização psicológica do ocidente em relação ao comunismo.

01 dezembro 2006

Enquete sobre Aborto

Qual sua opinião sobre o aborto? Está disponível no blog http://www.conservadoredai.blogspot.com uma enquete sobre este tema. Visite, responda a enquete e deixe seu comentário!

O que aconteceu com o leão da TFP?

Leitura indispensável para os que desejam ficar cientes desta perseguição de cunho político-religiosa que ocorre, concomitantemente, quando no panorama atual brasileiro "muito se fala do estabelecimento de um projeto de poder com inequívocas notas totalitárias", como afirma o texto que se encontra no site da TFP-Francesa.